Descubra como funciona uma franquia de delivery e comece a ganhar dinheiro com um negócio próprio. Siga os passos que contamos aqui!
Entender como funciona uma franquia, é a forma mais rápida de entrar em um mercado que iniciou em 1850, nos Estados Unidos, e movimenta bilhões mensalmente em todo o planeta.
Por isso, preparamos esse guia completo com todas as etapas que um futuro empreendedor franqueado deve conhecer. Aproveite para clicar nos links e se aprofundar nos temas relacionados.
Tudo pronto para começar a leitura? Vamos lá!
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Como funciona uma franquia?
De forma resumida, a franqueadora cede para o franqueado, mediante a assinatura do contrato, todo o know-how, o plano de negócio, a marca e a tecnologia.
Assim, o investidor passa a ser dono e a lucrar com o negócio, tendo a obrigatoriedade de seguir as diretrizes da marca e os processos da marca franqueadora.
Passo a passo para a compra de uma franquia
Escolha a marca e o segmento
O empreendedor define que tipo de negócio quer empreender e uma ou mais marcas para investir.
Processo seletivo
Para comprar uma franquia, o empreendedor precisa participar do processo seletivo. Essa fase é rápida e simples, além de garantir que o interessado tenha o perfil e as habilidades de franqueado.
COF e contrato de franquia
Se aprovado no processo seletivo, o franqueado recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF) e, após o prazo de 10 dias úteis, pode assinar o contrato de compra. Esses documentos devem ser avaliados com calma e assinados apenas após ter clareza sobre todos os pontos.
Documentação e pagamento da franquia
Em paralelo à etapa 3, o empreendedor precisa enviar a documentação completa para firmar a parceria e efetuar o pagamento da taxa de franquia. Cada empresa estipula as condições de pagamento.
Escolha da praça
Aqui o franqueado deve apontar onde irá atuar. É importante entender que antes da escolha da praça, o empreendedor considerar: o modelo de negócio, as características das cidades ou das regiões, se é uma franquia digital ou física.
Treinamento
Concluídas as etapas anteriores, o empreendedor deve participar do treinamento da franqueadora, sendo ele online ou presencial.
Implantação e operação
Agora, o empreendedor está apto a iniciar a operação do negócio. É importante destacar que a maioria das marcas divide em etapas (implantação, transição e operação) o início das atividades. Este processo é necessário para identificar possíveis gargalos e dar escala a nova unidade.
Suporte e acompanhamento
Após a compra da franquia, o franqueado tem acesso ao suporte dos consultores. Vale ressaltar que aqui na Delivery Much a consultoria é vitalícia e você tem uma rede de apoio durante toda a vigência do contrato.
Renovação do contrato
Em caso de sucesso da unidade e aceite de termos de renovação, o contrato é prolongado ao término do anterior.
Como funciona a cobrança de taxa de franquia?
A maior vantagem de investir em uma franquia é ter um custo muito menor que começar negócio próprio do zero.
Contudo, é essencial entender que existem taxas, impostos e alvarás para adquirir e manter o negócio em operação.
Além disso, você precisa considerar o capital de giro obrigatório para se iniciar o negócio.
Confira agora os gastos obrigatórios com uma franquia
1 → Taxa de franquia:
A taxa de franquia é o valor pago para adquirir a marca e ter acesso ao know-how, treinamento, manuais, à rede de franqueados e a outros elementos que compõem a estrutura da franquia.
Quando é cobrada: na compra da franquia.
Quanto é: cada empresa define o valor a ser pago. Pode variar entre R$ 5 mil a R$ 90 mil (franquia digital) e de R$ 60 mil a R$ 1 milhão (franquia tradicional).
2 → Royalties:
Royalties de franquia são pagos à franqueadora, com o objetivo de garantir a manutenção do contrato e a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa.
Quando é cobrado: mensalmente.
Quanto é: varia entre 3% e 30% do faturamento bruto da unidade, em alguns casos pode ter valor fixo.
3 → Taxa de tecnologia ou sistema:
A taxa está vinculada a transferência constante, manutenção e melhoria de sistemas e aplicativos inerentes à operação da franquia.
Quando é cobrada: mensalmente.
Quanto é: varia entre 5% e 30% do faturamento bruto da unidade, em alguns casos pode ter valor fixo.
4 → Capital de giro:
Embora o valor não seja uma taxa a ser paga à franqueadora, o capital de giro é um valor obrigatório para que a franquia opere com saúde financeira até começar a dar lucro (break even).
Quando é cobrada: na implantação da unidade. O valor não é pago a franqueadora, ele deve ser investido pelo empreendedor na própria unidade.
Quanto é: varia de marca para marca e por características como população, concorrência e sazonalidade.
5 → Fundo de marketing:
O valor do fundo de marketing é reinvestimento da franquia em campanhas para a captação de clientes, cadastro de usuários e aumento de pedidos no aplicativo.
Na Delivery Much, um estudo conduzido pela equipe de marketing, mostra um crescimento 25% maior nas unidades que participam do fundo.
Quando é cobrado: mensalmente.
Quanto é: pode variar entre 3% e 5% do faturamento da unidade ou ter valor fixo.
Além destes investimentos e taxas, dependendo da marca e segmento escolhido, outros valores, como mídia de lançamento ou taxa de serviço podem ser cobradas.
Como um franqueado ganha dinheiro?
A remuneração dos franqueados varia de acordo com cada franquia e as características do negócio.
Por exemplo, em um quiosque ou loja, o franqueado tem a remuneração das vendas feitas por sua unidade, seja ela física ou online.
Em outros formatos, como em um app de delivery, o franqueado tem a remuneração a partir da comissão dos pedidos feitos pela plataforma que ele administra.
Além disso, é importante entender como é a porcentagem de remuneração da franquia que você está interessado para ter uma previsibilidade para a sua vida financeira.
Todas essas informações você já tem acesso durante a COF e a reunião com o time comercial.
Setores do franchising para investir
Segundo a ABF (Associação Brasileira do Franchising), existem no Brasil mais de 3 mil redes de franquias no Brasil e mais de 184.354 unidades em operação.
Em alta constante, o setor fechou o ano de 2022 com faturamento de R$ 211,4 bilhões e iniciou 2023 com saldo acima da média.
Confira abaixo os setores melhor posicionados no franchising nacional.
Já avançamos bastante e agora você já entende como funciona uma franquia, o processo seletivo, as taxas e o mercado atual.
Agora, é hora de escolher o formato que combina mais com o seu perfil e é mais atrativo para a sua cidade.
Como funcionam os modelos de negócio das franquias?
Franquia tradicional
São as lojas clássicas de franquia, como CacauShow, Arezzo, Wizard, Burger King.
Franquia digital
São negócios sem loja física, 100% digitais, mas com todos os benefícios e garantias de uma franquia convencional. Por exemplo: Delivery Much, Echosis, Procob.
Microfranquia
Se você entendeu como funciona uma franquia, nas microfranquias só muda a complexidade do negócio e o valor do investimento. Em geral, custam até R$ 90 mil. Exemplo: Delivery Much, Acqio, Get Energy.
Nanofranquia
Menor que as microfranquias, esses negócios custam até R$ 25 mil e são perfeitos para quem está começando a empreender. Exemplo: Orgânica, Acqio, DryWash.
Próximos passos
Definidos esses pontos, o foco do empreendedor deve ser estudar o mercado e o formato definido, buscando informações e fazendo networking com franqueados.
Como funciona a compra de uma franquia?
Definidos segmento, modelo e marca a ser investida, o empreendedor deve avançar para a etapa de comprar franquia.
Assim como em qualquer negócio, quanto mais conhecimento sobre o universo de franquias, maiores são as chances de sucesso da unidade.
Tendo isso em mente, você vai passar pelas etapas abaixo.
Passo a passo da compra de franquia
1 → Identificação de uma oportunidade de negócio:
Esse é o primeiro e o mais importante passo. Afinal, o empreendedor deve iniciar o processo de validação da oportunidade, alinhando as expectativas com o que as franquias oferecem e analisando a atratividade do modelo de negócio.
2 → Definição de praça ou da região para operar:
Aqui, você escolhe a cidade ou o local onde deseja abrir uma unidade. Porém, dependendo de onde o franqueado reside, pode ocorrer de não haver a disponibilidade da franquia.
Se esse for o seu caso, você pode optar por abrir uma operação em uma cidade vizinha. No entanto, a dedicação ao negócio deverá ser a mesma e você precisará avaliar o desgaste com mobilidade antes de tomar a decisão.
3 → Seleção de segmento, modelo de negócio e marca:
Como já mencionado, é de extrema importância o empreendedor buscar um negócio que tenha afinidade.
A motivação e a constância serão decisivas para o sucesso da empresa e isso tem tudo a ver com a conexão que você estabelece com o empreendimento.
Por isso, procure uma franquia que você enxergue um propósito para trabalhar todos os dias.
4 → Troca e busca de informações sobre o setor a ser investido:
Durante esse processo, é importante o empreendedor entender não apenas como funciona a franquia de interesse, mas todo o setor de franchising.
Busque notícias sobre o mercado, portais especializados em economia, blogs e influencers da área.
5 → Participação do processo seletivo da marca definida:
O processo seletivo das franquias é simples e rápido. Geralmente consiste em:
- Preenchimento de cadastro de interesse;
- Conversa com consultores da empresa;
- Validação da documentação;
- Formalização da compra.
8 cuidados na compra de uma franquia
Dentro do processo de compra de uma franquia é importante o empreendedor atentar para a Lei de Franquias e da Circular de Oferta de Franquia.
Estes dispositivos são uma garantia tanto para empreendedor quanto para a franquia na assinatura do contrato.
Com base nisso, o empreendedor deve atentar para:
1 → Receber a COF com 10 dias de antecedência à assinatura do contrato ou pagamento de qualquer valor;
2 → Ter acompanhamento jurídico durante todo o processo de compra;
3 → Receber do franqueador todas as informações dispostas em lei sobre a franquia;
4 → Receber treinamento e toda a bagagem necessária para iniciar a operação;
5 → Ter suporte durante toda a vigência do contrato;
6 → Preferência na renovação de contrato;
7 → Estar ciente dos valores e taxas cobradas;
8 → Conhecer todas as responsabilidades assumidas como dono do negócio.
Além disso, o empreendedor deve ficar atento se o negócio é franquia ou licença da marca. De maneira prática, a diferença entre os modelos é:
Como funciona o contrato de uma franquia?
O Contrato de Franquia é o instrumento legal que comprova a compra de uma franquia.
A maioria das empresas disponibiliza o contrato ao franqueado em anexo à COF. Ambos os documentos são de extrema importância e devem ser lidos com calma e com o auxílio de um advogado.
Por se tratar de um documento detalhado, ele costuma ser extenso e deve conter todas as informações relevantes sobre a franquia.
No contrato de franquia, é obrigatório conter:
- histórico da rede;
- demonstrações financeiras;
- modelo de negócios adotado;
- fornecedores cadastrados;
- lista dos franqueados da rede;
- tipo de suporte oferecido;
- detalhes sobre exclusividade e territorialidade.
Ao sentir falta dessas informações, a orientação é que o interessado valide as informações com um advogado de confiança.
Quanto ao tempo de contrato com a franquia, não há um valor estipulado por lei e cada franquia tem autonomia para definir o prazo ideal.
Além disso, na composição do contrato deve se levar em conta Demonstrativo de Resultado.
Esse documento é desenvolvido com base nas informações de receitas, impostos e despesas fixas e variáveis da operação. São estes dados que vão dar segurança e previsibilidade para o negócio.
Outra informação indispensável, são as regras para renovação de contrato. Elas estão relacionadas a fatores como:
- capacidade de gestão do negócio;
- cumprimento da COF;
- manutenção da marca;
- cumprimento das metas.
Em resumo, para se definir um prazo de contrato e renovação é preciso observar o histórico da operação e as peculiaridades de cada unidade franqueada.
Como funciona a ativação de uma franquia?
A ativação é uma das etapas mais importantes no pós-compra de uma franquia. É nela que o empreendedor inicia o relacionamento com os primeiros clientes e constrói a marca na região escolhida.
Para cada modelo de negócio haverá uma lógica de ativação. Por exemplo, na franquia tradicional, a ativação vai estar ligada à personalização da loja e aos processos burocráticos, como alvarás e a contratação de funcionários.
Em uma franquia digital, como a Delivery Much, a ativação passa por ter o maior número de restaurantes cadastrados e usuários ativos no app no dia do lançamento.
Como funciona a gestão de uma franquia?
A boa gestão de um negócio é o fator crucial para o sucesso do empreendimento a longo prazo.
Segundo o Sebrae, a gestão começa muito antes da compra da unidade, já na etapa de identificação de oportunidade.
Nesse momento, é aconselhável fazer um estudo de viabilidade para entender:
- as vantagens competitivas do negócio;
- as oportunidades;
- os riscos do negócio;
- os fornecedores;
- a logística;
- os consumidores;
- as franquezas do negócio.
Comercial
Na construção da sua análise de viabilidade, você já deve prever ações e quem será responsável pela área comercial da franquia.
Logo, busque responder:
- quem será responsável pelas vendas ao cliente final;
- quem será responsável em firmar parcerias com fornecedores e distribuidores;
- quem irá responder pela área.
Marketing
Assim como o comercial, o marketing deve receber atenção especial desde os primeiros meses de operação.
Entendo como uma franquia funciona, é importante seguir as orientações da franqueadora, o empreendedor deve:
- investir em mídias digitais;
- investir em mídias offline;
- acompanhar as redes sociais;
- metrificar os resultados de campanhas.
Financeiro
A gestão financeira da franquia, assim como todas as outras áreas, deve ser orientada por dados.
Para uma boa gestão financeira, é essencial:
- Conhecer custos fixos, despesas e receitas;
- Ler o contrato de franquia;
- Administrar e planejar o seu capital de giro;
- Ter uma reserva para os impostos;
- Ter uma reserva de emergência para imprevistos.
Gerais e administrativos
Além dos pontos destacados acima, o empreendedor deve estar ligado com processos gerenciais inerentes ao negócio escolhido.
Por exemplo, em uma operação de delivery online, é preciso acompanhar de perto o andamento dos pedidos realizados no app, as entregas e a satisfação do cliente final e também do restaurante.
Em uma operação tradicional, por exemplo, de aluguel de equipamentos, é preciso acompanhar o desgaste dos materiais e controlar entradas e saídas de equipamento.
Enfim, cada negócio irá demandar processos gerenciais específicos. Busque entender todas as minúcias do negócio e também o suporte que a franqueadora oferece.
10 fatores que determinam o sucesso de uma franquia
1 → Conheça tudo sobre a franquia
2 → Conheça quem são seus concorrentes diretos e indiretos
3 → Para ganhar é preciso investir
4 → Dedicação é essencial
5 → Conheça seu cliente
6 → Aplique técnicas de Customer Success
7 → Priorize uma boa Localização
8 → Use o know-how da franquia a seu favor
9 → Seja parceiro dos seus fornecedores
10 → Use, trabalhe e pense em rede
Além disso, o próprio conceito de franquia foca-se no hiperlocalismo, ao buscar ampliar o alcance de uma marca, de forma rápida, a partir da rede de empreendedores locais.
Após entender como funciona a franquia, o franqueado tem acesso ao comércio, a fornecedores e ao público local. Assim, é mais fácil construir uma relação próxima com todos os envolvidos no processo.
Agora que você sabe como funciona uma franquia, desde a escolha até a operação, você tem ótimas chances de escolher um negócio seguro e lucrativo.
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