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Entenda o que é o fundo de marketing e sua importância numa rede de franquias

Para comprar uma franquia, é essencial que o empreendedor tenha o cuidado de avaliar detalhadamente os valores que terá de aplicar em aquisição, implementação e operação da unidade. Além da taxa de franquia, é comum que os as redes estabeleçam outras cobranças, como o fundo de marketing.

Esse é um valor que a franqueadora estabelece para fazer o planejamento de ações de posicionamento e divulgação da marca perante seus públicos franqueados, investidores, consumidores, imprensa e diversas entidades.

Para você entender mais sobre esse fundo, como ele é organizado e qual é a importância dele para uma rede de franquias, acompanhe este artigo especial sobre o assunto!

 

O que é o fundo de marketing?

Atrair clientes e promover produtos e serviços é algo que demanda um plano focado em campanhas de publicidade e divulgação. Anúncios, promoções e eventos comemorativos são exemplos de ações necessárias para tornar um negócio conhecido.   

O fundo de marketing, então, é uma medida estratégica de planejamento para franquias. A franqueadora tem a função de gerir o montante e, com ele, expandir a visibilidade da marca, visando estimular o aumento de vendas e uma melhor lucratividade.

Logo, as atividades custeadas pelo fundo são pensadas de modo global para a rede. Ou seja, os franqueados contribuem periodicamente para que todos se beneficiem de um plano de comunicação estruturado para suas lojas, baseado em uma padronização das unidades da franquia.

 

Como é feita a arrecadação?

A taxa do fundo de marketing é um valor que a franqueadora arrecada mensalmente, entre todos os franqueados, para investir em ações de promoção da imagem e de produtos e/ou serviços da marca.

O formato de arrecadação é variável entre as franqueadoras, já que não existe normativa específica para isso na Lei de Franquias. No entanto, conforme a legislação, se houver taxas de publicidade, estas devem ser informadas na Circular de Oferta de Franquia, com especificações de cobranças e aplicação dos recursos.

O acordo de pagamento é firmado pela assinatura do contrato de franquia. A taxa do fundo de marketing varia entre 2% e 5% do faturamento da unidade, sendo que a determinação do percentual geralmente considera vendas brutas ou compras do franqueado. Outra forma de arrecadação é a estipulação de um valor mensal fixo.

 

Qual é a importância desse fundo?

O fundo de marketing é muito benéfico para as franqueadoras, pois é uma forma de integrar a comunicação das unidades. Logo, contar com um investimento para um plano que reúna lojas localizadas em diversos pontos do país é uma tática eficaz para fazer a gestão de recursos e dar sequência ao plano de negócio.

Em contrapartida, os franqueados, ao participarem do fundo, conseguem fazer parte da estratégia da empresa. Ingressando em uma franquia com fundo de marketing, o empreendedor garantirá que, desde o início, sua loja tenha boa visibilidade, pois estará ligada a uma ampla rede de pontos de venda.

 

Como garantir o funcionamento dessa iniciativa?

Ao contribuírem com um valor mensal, que, de outro modo, poderia ser um lucro, é normal que os franqueados questionem sobre o destino das verbas. Então, para que não haja constrangimentos e seja garantida a efetividade do fundo de marketing, a melhor solução é a criação de um estatuto ou regimento para o fundo de marketing, que estabeleça os limites de ação de franqueados e franqueadores no processo.

Dentre as especificações do documento, pode estar a criação de um conselho ou associação de franqueados para acompanhar a prestação de contas e também sugerir ideias originadas nos pontos de vendas. Desse modo, é possível que o fundo de marketing funcione também como uma ferramenta de aproximação entre rede e empreendedores, fortalecendo a marca.

Além disso, a atuação mercadológica local é o segredo para que o fundo de marketing atinja os objetivos do negócio. A participação ativa dos franqueados em suas unidades é um fator determinante para que o fundo seja bem aproveitado. Nesse sentido, é preciso haver comprometimento dos empreendedores e interesse da empresa em oferecer as condições para a execução das ações.

As empresas estão percebendo cada vez mais a importância do fundo de marketing. A Delivery Much segue está tendência e está desenvolvendo processos para implementar essa positiva ferramenta de gestão.

Inclusive, que tal aproveitar a visita para nos conhecer melhor? Leia o post “Saiba como é o dia a dia de um franqueado da Delivery Much” e entenda como é ser parceiro da nossa rede!