Fundo de Marketing: o que é e qual a importância para a rede de franquias

fundo-de-marketing

Fundo de marketing ou fundo de propaganda são recursos financeiros utilizados pela franqueadora para investir em ações de marketing para toda a rede.  


Uma das principais vantagens de se investir em uma franquia está no conceito de rede e na transferência de know-how da franqueadora.

Segundo Deborah Gouvea, franqueada da Delivery Much, além de se ter todo o suporte e apoio da franqueadora para executar o negócio, o apoio da rede é um diferencial imprescindível para uma franquia de sucesso.

E dentro deste contexto, muitos dos investimentos feitos pela franqueadora à rede vêm do fundo do marketing. 

E para entendermos mais sobre a importância do fundo de marketing e como são distribuídos estes investimentos na rede, neste conteúdo, você vai ler:

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → O que é fundo de marketing?
2 → A importância do marketing para redes de franquias
3 → Como são distribuídos os recursos do fundo
4 → Participação do franqueado na elaboração das estratégias de marketing
5 → Case Delivery Much: números e crescimento em escala
6 → Por que aderir ao fundo de marketing


1 → O que é fundo de marketing

De maneira prática, fundo de marketing ou fundo de propaganda são recursos administrados pela franqueadora para potencializar a marca e auxiliar no crescimento e no aumento de vendas das unidades franqueadas. 

Como funciona o fundo de marketing?

Administrado pela franqueadora, o fundo de marketing é uma taxa cobrada pela franqueadora dos franqueados com o intuito de acelerar vendas, melhorar a visibilidade da marca e estruturar campanhas específicas para toda a rede. 

Em outras palavras, o fundo de marketing é utilizado, principalmente em campanhas nacionais, em datas comemorativas e em campanhas recorrentes da empresa que impactem toda a rede. 

Quanto o franqueado paga ao fundo de marketing?

Não há no texto da lei de franquias – conheça a lei aqui – uma definição específica sobre o fundo de marketing. 

Com base nisso, cada empresa tem autonomia para definir se irá cobrar ou não de seus franqueados e qual será o valor da taxa. 

É importante destacar, que as informações sobre a cobrança da taxa devem estar descritas de maneira clara na COF (Circular de Oferta de Franquia). 

2 → A importância do marketing para redes de franquias

Investir em marketing é uma estratégia obrigatória para qualquer negócio. É a partir de anúncios, promoções, eventos e outras ações que um negócio se torna conhecido pelo público. 

Na prática, estes pontos são cobertos em nível nacional pelo fundo de marketing.

Além disso, em casos específicos, e com a anuência dos membros do fundo, é possível fazer campanhas direcionadas para alguma cidade ou unidade. 

O fundo de marketing, então, tem importância estratégica de planejamento e execução de marketing para franquias, que torna a marca mais forte reconhecida e dá ao franqueado subsídios para replicar e divulgar a marca localmente.

3 → Como são distribuídos os recursos do fundo

A partir da adesão ao fundo de marketing, o empreendedor paga mensalmente à franqueadora o valor definido. 

Como citado acima, cada franquia tem autonomia para definir o valor cobrado. Há empresas que cobram um valor fixo e outras que trabalham com porcentagens. 

Em geral, segundo dados do mercado, esta percentagem não ultrapassa 5% do faturamento de cada unidade.

Assim como o valor destinado ao fundo, a administração e distribuição são de responsabilidade da franqueadora, que pode definir ou não um grupo de trabalho para definir onde e como serão distribuídos os recursos do fundo.

Para o empreendedor cabe na compra da franquia, ou adesão ao fundo, entender qual é a política de distribuição e alocação dos recursos e cobrar constantemente a franqueadora sobre dados e resultados do investimento em marketing.  

4 → Participação do franqueado na elaboração das estratégias de marketing

Dentro de uma franquia, pela diversidade de praças e de público, uma campanha que pode fazer sucesso no sul do Brasil, pode não impactar o centro-oeste com a mesma eficiência. 

Com base nisso, o fundo deve ser administrado de forma justa e com prestações de conta periódicas. 

Uma maneira de ajustar esse processo é ter um grupo ou comitê de franqueados responsáveis por atuar sobre o fundo. É importante a estes membros levarem para mesa sugestões e necessidades de campanhas e investimentos para serem avaliados por todos. 

Em caso de dúvidas, o franqueado pode buscar o “Estatuto do Fundo de Propaganda”, documento que define a atuação da franqueadora e também dos franqueados sobre o destino e aplicação dos recursos do fundo de marketing.

5 → Case Delivery Much: números e crescimento em escala

Celso Oliveira, coordenador de marketing da Delivery Much, destaca que o fundo de marketing é um importante ativo para performance das unidades. 

Ele conta que o fundo na Delivery é quase que integralmente reinvestido em mídias como o Google e Facebook Ads. 

Os esforços, aliados a outras estratégias de captação de usuários, apenas no primeiro semestre de 2019, trouxeram mais de 1,2 milhão novos usuários para o app, um crescimento de 490% em relação a 2018. 

De acordo com a equipe de varejo, que faz a administração do fundo de marketing, as cidades que aderiram ao fundo tiveram um crescimento 25% maior que as unidades que estavam fora do fundo. 

No caso da Delivery Much, o valor investido no fundo de marketing é quase integralmente reinvestido em mídias de performance como Google e Facebook Ads, buscando trazer novos usuários e consequentemente mais vendas para o negócio.

Sabrina Mattos, analista de Franchisee Success da Delivery Much, aponta que no comparativo direto, entre as cidades lançadas com fundo de marketing e as lançadas sem, é perceptível uma melhora média de 56% no lançamento e um crescimento de 458% nos primeiros meses de operação.

6 → Por que aderir ao fundo de marketing

Como pudemos acompanhar ao longo do texto, participar do fundo de marketing traz benefícios para o franqueado e principalmente para a rede com o fortalecimento da marca.

Neste tópico, de maneira pontual, vamos destacar os principais benefícios de participar do fundo de marketing.

1 → Fortalecimento de marca

2 → Investimentos em mídia nacional

3 → Investimentos pontuais nas unidades

4 → Campanhas exclusivas 

5 → parcerias exclusivas 

6 → Peças exclusivas

7 → Relatório periódicos de performance do fundo

8 → Participação em grupos de trabalho sobre o fundo

9 → Voto ativo para a distribuição e alocação dos recursos  

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress