Como fazer SEO para restaurantes e ser visto pelo seu público

Como fazer SEO para restaurantes

Você certamente já deve ter trabalhado com SEO ou então ter ouvido falar sobre o termo. Seja qual for a sua experiência até agora com o assunto, é importante entender que não se pode negligenciá-lo para ser relevante nos resultados do Google e de outros buscadores.

Sigla para Search Engine Optimization, SEO é um conjunto de técnicas focadas em otimizar sites, blogs e páginas na web. São diversas as boas práticas que poderão favorecer a melhoria do rankeamento orgânico de uma URL e também da autoridade de uma marca.

Mas como os serviços de alimentação podem se favorecer dessas ferramentas para melhorar o posicionamento online e aumentar as conversões? Neste post, você vai ver linhas gerais sobre como fazer SEO para restaurantes.

Leia o conteúdo e comece a desbravar esse importante assunto! Acompanhe:

1 – O que é SEO
2 – Como ver a posição do meu site no Google
3 – Como otimizar meu site para SEO
4 – Como fazer SEO para restaurantes na prática

O que é SEO

Como já vimos, SEO significa Search Engine Optimization, nomenclatura do marketing digital que pode ser traduzida como otimização para mecanismos de busca. As técnicas desse tipo são fundamentais para que um site aumente sua visibilidade e melhore seu posicionamento em buscadores, como o Google (que é o primeiro em relevância entre empresas e usuários).

A responsabilidade pela aplicação das boas práticas de SEO de um site empresarial fica nas mãos do administrador e do desenvolvedor. O ideal é que o negócio conte com o trabalho de especialistas nas estratégias de otimização, de modo a garantir resultados profissionais para a estratégia de marketing digital.

Com as otimizações realizadas em um website, um empreendimento pode ampliar o seu tráfego de visitas e visualizações e criar autoridade sobre determinada temática e, assim, tornar-se referência. Desse modo, além de conquistar mais reconhecimento, a empresa amplia suas oportunidades de gerar leads, captar novos clientes e ampliar o faturamento.

O melhor posicionamento garantido por um SEO bem aplicado é fundamental para que o volume de tráfego orgânico (ou seja, livre de anúncios pagos) aumente.

Só para você ter uma ideia de como isso é importante, já há algum tempo, a publicação 120 Awesome Marketing Stats, Charts and Graphs, do Hubspot, revelou que, em 2010, 75% dos usuários do Google não passavam da primeira página. Imagine então como está hoje? SEO é palavra de ordem.

Como ver a posição do meu site no Google

O posicionamento de um endereço no mecanismo do Google está diretamente relacionado a algo que é chamado de algoritmo.

Existe um cálculo para chegar a esse resultado, que envolve diversos fatores e foi atualizado constantemente nos últimos anos, acompanhando a evolução do marketing digital. Atualmente, em termos de SEO, os sites que têm as melhores possibilidades de ranquear são aqueles que oferecem uma ótima experiência ao usuário.

Um exemplo de mudança impactante dos últimos anos nesse sentido e que já está consolidada foi uma atualização para buscas via smartphone. Desde 2015, a norma é que os sites sejam responsivos, ou seja, adaptados aos dispositivos mobile. Então um site que hoje não conta com esse recurso já está bastante atrás da concorrência.

Ok, mas como saber qual é a posição do meu site no Google?

Para descobrir isso, você precisa acompanhar constantemente como a sua página está performando. Mas não basta fazer uma simples pesquisa no Google. O resultado mais aproximado e garantido, sem influência do seu histórico de buscas recentes, pode ser estimado com o uso de ferramentas específicas de monitoramento.

Como otimizar meu site para SEO

Já comentamos por aqui que diversos elementos influenciam no ranqueamento de um site. Mas, então, o que é preciso saber para chegar aos primeiros espaços da lista? Como fazer SEO dar certo?

Primeiramente, é essencial identificar a persona, seus gatilhos mentais e necessidades, e os aspectos significativos do mercado. A partir disso, você poderá construir uma estratégia sólida de marketing digital, focada em metas que levem aos resultados que são interessantes para o crescimento do negócio.

Algumas das principais formas de otimizar o seu site para SEO são:

1. fazer estudo de palavras-chave: quais são as palavras que fazem mais sentido para o seu negócio, volume de busca e dificuldade são essenciais neste estudo. O ideal é fazer uma planilha simples com estas informações e acompanhar.

2. analisar o padrão de comportamento e engajamento dos usuários: se você quer ranquear para a palavra pastel, por exemplo, é preciso entender como as buscas locais para pastel são feitas e trabalhar sobre a palavra para melhorar sua posição.

3. usar ferramentas específicas para SEO: é indispensável ter dados sobre sua performance, para isso utilize ferramentas como Google Ads, Google Trends, Google Analytics, Moz, SEMrush, SEO Analyzer e Ubersuggest.
Por exemplo, ao fazer a busca pela palavra chave: “Pastel Florianópolis”, a ferramenta retorna um panorama geral sobre a palavra, trazendo:

  • Volume de busca: para a palavra o volume mensal é de 10 buscas, ou seja baixo;
  • SEO dificuldade de ranquear para a palavra: 19, considerada fácil;
  • Dificuldade por busca paga: 3, também considerada fácil
  • E o Custo por clique: isto é, qual valor você pagaria por clique na palavra. No caso da palavra como não há histórico, o valor está zerado.

SEO para restaurantes

Além disso, a ferramenta traz um gráfico de tendência de busca pela palavra e em um segundo momento, ideias de palavras correlacionadas à busca.

SEO para restaurantes-014. aplicar SEO Title, Meta Tag e descrição dos conteúdos: ao otimizar seu site é preciso definir qual será a palavra chave, título e meta tag que irão aparecer ao fazer a busca.

No exemplo abaixo temos:
Título: Delivery Much | Você tem fome de quê? Peça seu lanche pela internet!
Meta tag: Consulte o cardápio dos melhores restaurantes e lancherias da cidade. Faça o seu pedido online, com comodidade e segurança, e receba em sua casa!

SEO para restaurantes-03

5. melhorar a estrutura das URLs: urls são o endereço web do seu site e assim com um endereço físico ele precisa ser preciso. Logo, pense em endereços que façam sentido. Se você vai vender pastel em Florianópolis, sua url deve ser algo como: pastelariafictícia.com.br/o-melhor-pastel-de-floripa ou pastelariafictícia.com.br/pastel-de-berbigão
6. aperfeiçoar a navegabilidade e a responsividade do site: todos odeiam esperar, logo, em um banco ou cartório você não tem muita opção, mas na internet se um site demorar abrir, simplesmente clico no segundo. É importante lembrar que quanto mais lento seu site, mais distante das primeiras posições você fica. Para descobrir se seu site está dentro do recomendado pelo Google, faça um teste gratuito aqui: Google Insights e para verificar em aparelhos móveis aqui: Speed Test Google
7. produzir e publicar conteúdos relevantes (marketing de conteúdo): dependendo do seu nicho faz muito sentido pensar em produzir conteúdos para sua persona. Contudo, devido a popularização do marketing digital é preciso se destacar. Logo você não pode apenas ter o melhor pastel da cidade, precisa ter o melhor conteúdo também.

Leia também:
1 – 5 Estratégias de redes sociais para restaurantes
2 – Controle financeiro para restaurantes

Como fazer SEO para restaurantes na prática

Uma das questões-chave que devem ser analisadas para usar Search Engine Optimization corretamente no marketing digital para restaurantes está relacionada à produção de conteúdo (seja texto, vídeo, áudio ou imagem). Planejar material focado na persona e publicá-lo considerando boas práticas de otimização é a chave para a potencializar a sua presença web.

Conhecendo a persona e o mercado, conquistar clientes e converter leads, ultrapassando a concorrência, é um trabalho que envolve o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação qualificada. E para que o conteúdo seja “digerido” satisfatoriamente, levando a um melhor posicionamento web e consequente ampliação das oportunidades de negócio, a estrutura deve considerar cuidados como os que citamos no item anterior.

Como você pôde ver neste breve guia, o tema é de grande relevância e merece a atenção dos empreendedores do setor de alimentação. Para saber como fazer SEO para restaurantes e aumentar as chances de o seu empreendimento ser visto, é importante que você siga estudando referências do assunto e busque profissionais que ajudem o seu negócio marca no desenvolvimento da estratégia.

Aprofunde-se no marketing digital, acessando nosso material especial: Marketing Digital para Restaurantes

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