O mercado de franquias está em plena ascensão. Pelo menos é isso que diz a Associação Brasileira de Franchising (ABF) em um estudo feito no primeiro trimestre de 2017. Segundo o levantamento, o crescimento foi de 9,4%, muito diferente de outros setores que tiveram queda nesse período do ano.
O que isso quer dizer? Significa, então, que o ramo é forte o suficiente para você investir e buscar a tão sonhada independência financeira. E isso se deve ao engajamento e à credibilidade conquistados por essas empresas.
Veja agora qual a real situação atual do mercado de franquias e tenha certeza do que é melhor para você em 2018. Vamos lá? Continue a leitura!
O investimento em franquias em 2018
O comércio tem mostrado as vantagens de se dedicar a esse setor tão importante para a economia nacional. No início de 2016, a ABF calculou um crescimento de 8% nas franquias. Ou seja, é um negócio que não sofreu grandes problemas por conta da recessão, provando o quão seguro é investir nessa área.
Mas, afinal de contas, quais são as áreas mais promissoras de franchising para o ano que vem? Essa resposta depende muito do que se vê em tendências de mercado e, atualmente, são as a seguir que se destacam. Confira:
- hotelaria e turismo;
- casa e construção;
- alimentação saudável;
- fitness e musculação;
- petshop;
- beleza e estética;
- moda;
- delivery online.
Uma prova disso é que a Delivey Much foi escolhida uma das 15 franquias de baixo custo mais rentáveis para investir em 2018.
O melhor do mercado de franquias
Antes de colocar o seu dinheiro em uma empresa, é preciso pesquisar sobre o comércio que você está inserido. O ideal é que esse estudo seja feito em duas frentes: a ascensão das franquias e o negócio local. Não adianta aplicar em um setor que está abarrotado de opções na sua cidade. Seja inteligente e adquira uma franquia que tenha condições de gerar resultados reais.
Algumas dicas podem te ajudar nisso. Fique atento a todas elas e não deixe nenhuma passar desapercebida.
1. Comece enfrentando desafios menores
Evite criar uma megaempresa. Prefira negócios mais enxutos, com uma infraestrutura básica, sem a necessidade de gastar muito. Trabalhar em casa, no estilo home office, é uma tendência que proporciona maior liberdade e menos custos.
2. Alie o atendimento ao marketing
Ofereça ao seu cliente um bom atendimento, conforto, formas de pagamento diferenciadas, faça a venda direta, converse com o consumidor e divulgue os seus produtos pelos canais online e redes sociais.
Quanto mais você investir em marketing e suporte, melhores serão as chances de crescer no mercado de franquias e deixar os concorrentes para trás. No delivery online, por exemplo, o marketing já está incluído dentro do próprio serviço, o que melhora seu custo/benefício.
3. Saiba para quem irá vender
Defina muito bem o seu público-alvo. Os millennials (entre 18 e 35 anos) e os idosos são dois grupos que se destacam quando o assunto é consumo. Analise se você vai focar em algum deles e como pretende alcançá-lo.
Lembre-se de que, para que a comunicação seja efetiva, a linguagem deve mudar de acordo com o consumidor.
Com essas dicas, você já tem uma boa base para começar a pesquisar sobre o seu próximo investimento no mercado de franquias. Venha conhecer mais sobre a Delivery Much, a primeira e única franquia de delivery online de alimentos do Brasil!