O conceito de entregar comida em casa não é novidade para ninguém. Mas você sabe como funciona um app de delivery? Vamos te contar em detalhes!
Devido à pandemia do coronavírus, muitos empreendedores do setor de alimentação encontraram nos aplicativos de delivery uma alternativa para continuarem as suas operações.
Os apps são uma ótima opção, inclusive para quem nunca trabalho com esse modelo de vendas. Afinal, a solução tem cada vez mais usuários adeptos.
Mas aí surge a dúvida: como funciona um aplicativo de delivery? Como posso cadastrar meu restaurante? Como ele pode ser lucrativo para o meu negócio?
Para que você entenda como o seu estabelecimento pode tirar o melhor proveito deste tipo de serviço, separamos abaixo os tópicos mais relevantes sobre o assunto. Confira:
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Aplicativos de delivery: o que são?
Imagine a praça de alimentação de um shopping. Em um único lugar, você encontra restaurantes, lancherias, fastfoods e estabelecimentos com a mais variada culinária.
No local, além de pedir no seu restaurante favorito, você também tem a oportunidade de conhecer novas opções. Tudo o que você precisa é olhar em volta e fazer a sua escolha do dia.
É exatamente assim que funcionam os apps de delivery. A única diferença é que você tem os cardápios online, na palma da sua mão.
Os restaurantes cadastrados na plataforma passam a ser vistos e visitados pelos usuários do aplicativo, aumentando assim o número de possíveis clientes.
Para os usuários, a tecnologia também é vantajosa e oferece a oportunidade de conhecer novos sabores.
Em resumo:
- Para negócios: os apps de delivery são uma nova fonte de renda e de divulgação da marca;
- Para clientes: praticidade e o conforto de pedir refeições, ou qualquer outro produto cadastrado no app, sem sair de casa.
Como funciona um aplicativo de delivery?
Para os usuários, como explicamos acima, o app de delivery funciona como um shopping virtual.
Na tela do smartphone é possível fazer o pedido, realizar o pagamento e acompanhar a entrega em tempo real.
Para os lojistas, há uma série de vantagens em estar cadastrado em um app. Confira!
3 vantagens dos aplicativos de delivery:
Sistema de gestão
Nele o gestor tem acesso aos pedidos, ficando mais fácil organizar a produção e ter dados para tomar decisões de venda.
Sistema de rastreio
Muitos apps permitem que o lojista acompanhe o caminho entre o estabelecimento e o cliente.
Não se preocupar com entregas
Isso permite aos lojistas maior tranquilidade, pois precisam se preocupar apenas em produzir e organizar os produtos para a entrega.
O delivery dos pedidos é feito por motoboys terceirizados ou empresas parceiras de logística.
Quanto custa para cadastrar o restaurante em um aplicativo de delivery?
Ao aderir a um app de delivery, as lojas pagam uma taxa que varia de 10% e 15% para apps de marketplace (captação de pedido) e de 25% e 30% para apps full service (incluem a logística da entrega).
Os valores pagos servem para manter as atualizações e usabilidade do aplicativo.
Embora alguns empresários entendam que 30% é um custo alto, é preciso considerar que os aplicativos de delivery:
- Representam uma nova oportunidade de renda para os restaurantes;
- Os clientes já estão habituados ao formato e buscam a comodidade e a segurança que só o app de delivery pode oferecer;
- O restaurante usufrui de marketing gratuito dentro do app, uma vez que ele funciona como uma vitrine para todos os estabelecimentos cadastrados;
- O app de delivery permite que o estabelecimento expanda sua região de atendimento e conquiste novos clientes.
Veja como funciona um aplicativo de delivery na prática:
1. O usuário faz o pedido no aplicativo de delivery;
2. A loja recebe o pedido na plataforma de gerenciamento dos pedidos;
3. A loja aceita o pedido e o coloca em produção;
4. No gerenciador, a loja configura o tempo de produção do pedido (por exemplo, 15 min).
5. O entregador coleta o pedido e o entrega ao usuário.
Por que aderir a um aplicativo de delivery?
No Brasil, 64% da população tem acesso à internet e, desse total, quase 95% acessam a rede pelo celular.
Nesse contexto, conectar-se ao universo digital não é um diferencial, mas um pré-requisito de quem deseja se manter no mercado nos próximos anos.
Os negócios que resistiram à migração para o online estão sofrendo muito mais com os efeitos da crise (pandemia), enquanto aqueles que buscaram se adaptar estão conseguindo enxergar as vantagens do modelo.
Segundo uma pesquisa relizada pelo Instituto Locomotiva, durante o período de isolamento, 25% dos entrevistados passaram a consumir mais refeições por delivery.
Outros 10% que não utilizavam o serviço, aderiram à solução. Ainda de acordo com o estudo, 49% afirmaram que aumentarão a compra por apps depois da quarentena.
E se você tem a clássica dúvida entre aderir a um app ou construir um próprio, confira a opinião de Sérgio Molinari sobre o tema
Como tirar melhor proveito de um aplicativo de delivery?
Agora que você já sabe como o app de delivery funciona e quais são as vantagens de cadastrar o seu restaurante na plataforma, confira algumas dicas práticas.
Invista nas fotos
Se no seu negócio você capricha na apresentação dos produtos para encantar os clientes, no aplicativo não deve ser diferente.
Pense que você não estará ao lado do usuário no momento da compra para convencê-lo de que as suas opções são as melhores. Uma foto realista e bem produzida vai despertar o interesse e atuar como fator decisivo.
Faça uma descrição completa dos produtos
Assim como as fotos, a descrição dos produtos também é um fator importante para as compras online.
Logo, tenha descrições completas em todos os produtos que oferecer por delivery. Quanto mais você antecipar as dúvidas dos usuários, mais você facilitará a decisão de compra deles.
Faça promoções exclusivas
Uma promoção planejada é sempre uma boa pedida para atrair clientes e prestigiar aqueles que sempre compram de você.
Por isso, invista em atrair usuários que já estão na plataforma de delivery e também em oferecer a solução como uma alternativa para os clientes que consomem somente na loja física.
Segundo Nyeur Padilha, coordenador de Sucesso do Cliente da Delivery Much, o aplicativo de delivery ajuda a fortalecer vendas em dias que você não vende tanto.
"O app possibilita ao negócio abranger uma cidade inteira ao invés de ficar limitado ao salão ou aos clientes que já o conhecem."
Nyeur Padilha
Padilha também destaca a importância de entender o seu próprio negócio e o público consumidor para oferecer opções para ocasiões e públicos diversos.
Formalize o seu negócio
Segundo a Abrasel, 65% dos negócios no setor de alimentação funcionam informalmente.
Além de garantir os direitos fiscais e jurídicos da empresa, ter um CNPJ é importante para o modelo de parceria entre o aplicativo de delivery e o estabelecimento.
O melhor passo é formalizar desde o início, já que é possível quitar o valor tributário logo nas primeiras vendas do mês.
Prepare o seu restaurante
Além de saber se posicionar na plataforma, também é imprescindível preparar o restaurante para atender as demandas do app.
"O restaurante precisa ter uma estrutura que atenda tanto a parte logística quanto a parte de recebimento de pedidos."
Nyeur Padilha, Coordenador de Suscesso do Cliente da Delivery Much
Tenha smartphones e computadores com acesso à internet, treine a sua equipe e adeque o seu espaço físico para o modelo de delivery antes de começar a operação.
Entenda que a maior vantagem do delivery é escalabilidade de vendas e, para tirar o melhor proveito, é importante ter uma estrutura adequada e planejamento.
Comece aos poucos e, se for preciso, use da sua experiência para adaptar o seu negócio.
Invista no relacionamento com os seus clientes
Com frequência destacamos a importância de investir no diálogo com os seus clientes. E as mídias sociais estão aí para fazer essa aproximação, basta aproveitá-las.
Considere também que, quem encontra o seu negócio no aplicativo delivery vai buscar mais informações, e as redes sociais são o caminho mais natural para isso.
Por isso, marcar presença no Google Meu Negócio é outra estratégia que ajuda tanto a posicionar o seu restaurante nas buscas do Google quanto a construir a sua reputação como bom estabelecimento.
E para manter avaliações sempre altas incentive seus clientes a deixarem recomendações.
Essas são iniciativas que não tem custo e, sem dúvida, irão impactar diretamente no crescimento do seu restaurante.
Quer conhecer mais sobre os modelos de delivery? Acesse: Modelos de negócios de delivery: como potencializar suas vendas
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