Covid 19: é seguro pedir delivery online?

Covid 19 é seguro pedir delivery online

Para a OMS, FDA e especialistas em infectologia as chances de contrair o coronavírus por alimentos ou mesmo embalagens entregues via delivery online é muito baixa.


A resposta direta é SIM!, o delivery online é o meio mais seguro para pedir e receber alimentos e até mesmo outros produtos, neste momento de isolamento. Segundo a FDA (Agência americana de regulação de alimentos e remédios), não há qualquer evidência que o vírus sobreviva ou seja transmitido via alimentos.

Para a OMS – Organização Mundial da Saúde – a probabilidade de que uma pessoa infectada contamine alimentos é baixa, além disso, a organização informa que o risco de contrair o coronavírus por contato com embalagens manipuladas, transportadas e expostas a diferentes condições e temperaturas é muito baixa.

Contudo, sanitaristas orientam que ao pedir delivery alguns cuidados devem tomados. 

Vamos a eles:

1 → Lave as mãos constantemente: uma das formas mais eficazes de combater o vírus é manter as mãos sempre limpas. Lave-as com água e sabão por pelo menos 20 segundos, ou, com álcool 70%. Ao tocar em qualquer superfície externa – considere-as sempre contaminadas –  evite tocar no rosto e volte a higienizar as mãos.

2 → Prefira alimentos quentes: NÃO há qualquer comprovação em relação à morte do Covid 19 em altas temperaturas. Testes realizados em um vírus similar demonstraram que acima de 65º ele morre. Logo, alimentos quentes podem ter chances nulas de contaminação.

3 → Evite alimentos crus: A infectologista da Rede D’or, Raquel Muarrek, destaca que saladas e alimentos crus podem ser mais perigosos nesse momento, pois o consumidor não sabe se houve a desinfecção correta. Contudo, caso você prefira alimentos crus, o professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Oscar Bruña-Romero, destaca a necessidade de mergulhar estes alimentos em uma solução de água sanitária diluída em água e em seguida enxaguar em água corrente.

4 → Opte pelo pagamento online: sempre que possível faça o pagamento online. Caso não seja possível, busque manter a distância segura de 1 metro, efetue o pagamento em cartão, evite pagar ou receber em dinheiro ou moedas e na sequência faça a higienização das mãos. Também busque combinar com a loja uma entrega sem contato humano, combinando um local para deixar o pedido.

5 → Cuidados com o pedido: abra a embalagem, retire o produto e o coloque em um recipiente limpo. Descarte as embalagens, procure não armazená-las na geladeira ou em outros locais. Em seguida, higienize a superfície onde você as depositou e lave as mãos. Em todo o processo evite o contato das embalagens com suas roupas, caso haja: coloque-as para lavar. É importante também higienizar partes do corpo ou superfícies – mesa, cadeira, pratos, etc – que tiveram contato com a embalagem, com água e sabão ou álcool 70%.


Leia também:


Lembre-se o coronavírus é um problema de todos e ao fazer nossa parte estamos protegendo a nós e a todos. 

Se você tiver quaisquer dúvidas sobre as iniciativas de segurança de lojas e aplicativos de delivery procure se informar nos canais oficiais das empresas.

E caso você apresente algum sintoma do Covid 19 entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu município. 

Para a produção deste material consultamos:

Fast Company

Veja São Paulo

Revista Exame

Roma News

UFSC

El País Negócios

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress