Franquias online 2018: as marcas que se destacaram e como elas driblaram a crise

franquias online 2018

Conheça no artigo as franquias online que mais se destacaram em 2018, como elas driblaram a crise e descubra as projeções de investimento no mercado para 2019.

O consumo via internet bombou nos últimos anos. Segundo o estudo The Shopper Story 2017 BR, a descoberta sobre um novo produto é altamente influenciada por sites, aplicativos e redes sociais no Brasil. Além disso, 85% dos omnishoppers — pessoas que compram através de experiências que combinam os meios online e offline — preferem fazer compras via web o tanto quanto possível.

Logo, o momento é interessante para quem deseja abrir um empreendimento em 2019 aproveitando as possibilidades da internet. Ainda mais se a busca é por uma opção segura e de bom custo-benefício, como é o caso das franquias digitais. Esse modelo empresarial está em crescimento, na contramão da crise econômica, possibilitando que empreendedores de diversos perfis abram novos empreendimentos e diversifiquem seu portfólio.

No ano passado, algumas áreas que se destacaram no segmento de microfranquias, onde estão as franquias online, foram alimentação, comunicação, informática e eletrônicos, serviços educacionais, saúde, beleza e bem-estar e casa e construção.

E para entender melhor sobre como foi o mercado de franquias online 2018, siga neste post. Você vai ver as linhas gerais do setor, conhecer oportunidades para empreender e descobrir o que esperar para o ano que vai começando.

Acompanhe:

1. O ano de 2018 para as franquias digitais
2. Oportunidades no franchising online
3. Projeções para 2019

Franquias para 2021 - Ideias de negócios em alta

O ano de 2018 para as franquias digitais

Empreender digitalmente no franchising é promissor. Em 2016, o segmento de microfranquias, que abrange as franquias virtuais, cresceu significativamente. Em 2017, houve uma leve queda, porém 2018 trouxe sinais de boa recuperação: no período de um ano, segundo o estudo Desempenho do Franchising de 2018, publicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), foram criadas mais de 40 novas redes nessa categoria. E dentre o total, 72% são puras, ou seja, trabalham apenas como microfranquias.

Nesse segmento, é marcante o dinamismo garantido pelas operações via web. Isso permite um fluxo de informações constante e intenso, o que favorece que as marcas se aproximem dos públicos, conquistando mais chances de otimizar o retorno sobre o investimento.

Além disso, os baixos custos de implementação, a flexibilidade de horários e a dispensa de endereço fixo são fatores atrativos para novos negócios digitais, especialmente em razão da crise econômica.

Driblando a crise, as franquias online se destacam como uma estratégia para quem busca autonomia e segurança financeira por meio de um próprio negócio. E tudo sem a necessidade de começar uma empresa totalmente do zero. Inclusive, os empresários que não querem abandonar o trabalho tradicional podem encontrar nessas redes formas para fazer renda extra e ainda manter outros projetos.

Oportunidades no franchising online

Como você viu na introdução do artigo, dentre as áreas que tiveram expressividade entre as microfranquias em 2018, estão alimentação, comunicação, informática e eletrônicos, serviços educacionais, saúde, beleza e bem-estar e casa e construção.

Nas linhas a seguir, você vai conhecer exemplos de redes que abraçaram o formato de franquia online, aproveitando a tecnologia para criar oportunidades de negócio inovadoras.

PremiaPão

Criada em Pernambuco (CE), essa rede nordestina de comunicação já tem mais de 260 unidades no Brasil. A ideia central da PremiaPão é o desenvolvimento de uma ecomídia em sacos de pão: através do intermédio da franquia, empresas variadas podem aproveitar as embalagens para anunciar produtos e serviços. O faturamento médio mensal dos franqueados é de R$ 14 mil, com expectativa de retorno já no primeiro mês de operações.

Natural Quality

Especializada em suplementos naturais, essa rede nasceu de lojas físicas, na década de 1990, depois tornou-se uma franquia tradicional e, em 2016, ampliou seu leque para franquias online. O empreendedor que escolhe o formato home based pode trabalhar com a revenda dos produtos direto de casa, sem necessidade de um espaço para estoque. O alto custo de abertura de lojas físicas estimulou a rede a buscar alternativas para atrair novos franqueados. Nesse investimento, é possível receber comissão limpa entre 10 e 20%.

Delivery Much

Combinando tecnologia e alimentação, a Delivery Much nasceu em 2011, no interior do Rio Grande do Sul, dentro da incubadora da Universidade Federal de Santa Maria. Entre 2015 e 2018, a empresa saltou de 15 para mais de 180 unidades franqueadas em todo o Brasil e em 2020 a empresa já está presente em mais de 300 cidades, conta com mais de 15 mil lojas parceiras e tem mais de 3 milhões de usuários cadastrados em seu aplicativo.

O modelo de franquia prioriza o trabalho remoto. A ideia é que o franqueado faça a prospecção de restaurantes locais para alimentar um portal local de delivery de comida, aproximando marcas e consumidores. Com um investimento inicial que pode variar de R$ 8 mil a R$ 18 mil é possível começar um novo negócio com o suporte da rede e confiança de uma empresa já consolidada no mercado brasileiro.

Projeções para 2019

Embora as franquias digitais sejam menores e também mais jovens que as redes físicas de franchising, Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, prevê crescimento desses negócios. Em artigo publicado no Portal do Franchising, ele afirma:

“Embora mais recentes, entendemos que as microfranquias vêm amadurecendo e aprofundando sua presença e atuação no Brasil. Muitos players atuam ou pretendem atuar neste formato, que tem tido um papel importante para facilitar o acesso de muitos empreendedores ao sistema de franchising, de um lado, e propiciar o alcance das marcas a novas regiões e consumidores, de outro.”

Os empreendedores que desejam ingressar nesse segmento hoje, ainda podem se preparar em variados cursos focados em franchising virtual. Os cursos servem tanto para franqueados digitais quanto para os tradicionais que desejam melhorar a presença web.

Você gostou de saber mais sobre o mercado de franquias online 2018 e acha que chegou a hora de tornar o seu sonho de empreender uma realidade?

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