Saiba quais são as melhores franquias para investir em 2023

melhores franquias para investir

É um fato comprovado pelos dados que o investimento em franquias vem sendo um sucesso, pois as chances de retorno financeiro são maiores devido à marca ser conhecida e o formato de trabalho já ser estabelecido no mercado. Mas como saber quais são as melhores franquias para investir em 2023?

Ao longo deste artigo, apresentaremos as principais tendências e as melhores franquias para investir, de acordo com o balanço mais recente feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Continue lendo para conferir!

Melhores franquias para investir: como escolher a sua?

O primeiro passo é destacar que, segundo a ABF, o setor de franchising poderá movimentar até o fim de 2022 cerca de duzentos bilhões de reais, além de outros dados projetados, como:

  • +5% de redes;
  • +7% de operações;
  • +5% de empregos.

Apesar dos dados serem muito importantes, outros pontos são fundamentais para escolher a opção ideal entre as melhores franquias para investir. Veja eles logo abaixo!

Com o que você quer e gosta de trabalhar?

O primeiro ponto é entender o que você quer, gosta e com o que deseja trabalhar para escolher a sua opção de franquia. 

Após isso, será bem mais simples definir seus objetivos a curto e longo prazo, traçar o caminho a seguir e então selecionar a franquia ideal para seu perfil.

E as finanças? Como estão?

O segundo ponto é o investimento financeiro. Para que ele não ultrapasse o seu limite e dê prejuízos, invista somente o que suas finanças permitem. Sendo assim, para decidir em qual franquia investir, pesquise as que cabem nos seus objetivos e o segmento escolhido.

Como está o mercado da sua cidade?

Em seguida, estude o mercado na sua cidade e tenha em mente que você precisa atender às necessidades do público com a franquia escolhida. Sendo assim, é preciso saber o que este público quer, assim como conhecer quais são os seus concorrentes, para traçar boas estratégias on-line e/ou off-line.

Além disso, você deve ficar atento também ao licenciamento, que pode ser um concorrente da sua franquia, apesar de ser um modelo de negócio diferente. Entenda as diferenças entre as duas opções.

Loja física ou virtual?

Agora, você precisa decidir se seu negócio será físico ou virtual. Para isso, leve em consideração especialmente o tipo de franquia escolhida, pois ela deve ser pensada para prosperar e conquistar espaço relevante no mercado.

Você conhece outros franqueados? Converse sobre as franquias! 

Este é o momento de criar um relacionamento com outros franqueados e entender a realidade do negócio que você quer investir

Para conseguir isso, você pode acessar a lista na COF (Circular de Oferta de Franquia), fornecida pela própria franqueadora, que mantém os contatos de atuais e ex-franqueados da opção de franquia escolhida por até 24 meses.

Quais são os lucros previstos?

Todo investimento realizado prevê um lucro e não seria diferente com as franquias. Aliás, entendemos que este é o seu interesse principal!

Por isso, converse com a franqueadora qual é o lucro estimado e a previsão desse retorno. Entenda se tudo faz sentido para você e se encaixa nas suas necessidades e expectativas.

Qual se encaixou melhor no seu perfil?

Depois de analisar e decidir qual se encaixa melhor no seu perfil, é o momento de começar efetivamente o processo com a franqueadora selecionada. Tire todas as suas dúvidas e comece a realização da sua conquista!

Entretanto, se você ainda está com dúvidas sobre quais são as melhores franquias para investir, confira as opções a seguir.

5 melhores franquias para investir: escolha a sua!

Abaixo você conhecerá as principais tendências de franquias para 2023 e poderá escolher a sua opção de investimento com menos riscos e mais chances de retorno financeiro. Todos os dados apresentados abaixo podem ser encontrados no site oficial da ABF. Vamos lá?

Food services

O setor de alimentação ganhou um super destaque durante a pandemia, e se mantém nessa crescente. Com o isolamento social, muitas franquias precisaram se adaptar e optar pelo delivery em suas atividades.

Esse crescimento foi bem expressivo, de 9,1% de 2021 para 2022. Ou seja, a tendência se manteve e hoje em dia é muito mais comum na vida do brasileiro. Afinal, quem não gosta de, em algum momento, receber uma comida especial em casa?!

Saúde, beleza e bem-estar

O cuidado com a saúde, beleza e bem-estar tem crescido há algum tempo e se fortaleceu muito durante a pandemia. Esse aumento foi bem expressivo especialmente de 2021 para 2022, em que o aumento chegou a 13,4%.

O setor segue como tendência para 2023, pois cada vez mais as pessoas têm priorizado o autocuidado.

Casa e construção

A procura por reformas dos lares aumentou e as franquias de casa e construção cresceram em 9,3% em comparação com o primeiro trimestre de 2021. Esse aumento pode ser resultado do isolamento social e dos novos formatos de trabalho, como o híbrido e remoto.

Marketing digital

O comércio eletrônico é uma realidade na nossa rotina e não é mais possível fugir da digitalização da vida. Por isso, temos este tipo de franquia, que normalmente conta com profissionais mais jovens.

Além disso, oferecem vários tipos de serviços, como marketing de conteúdo, automação de marketing, branding, análise de dados, entre outras necessidades do mercado.

Moda

Com muitas empresas retornando ao trabalho presencial ou híbrido, as pessoas sentem a necessidade de renovar suas peças de roupas. Por isso, franquias de vestuário, acessórios e calçados cresceram cerca de 13,5% no primeiro trimestre de 2022 e vêm se tornando uma ótima opção de investimento.

O setor de franchising é muito interessante, vasto e repleto de opções para você estudar e escolher a que mais se encaixa na sua necessidade. Aliás, se o seu objetivo também é diversificar os seus investimentos, pesquisar pelas franquias que são tendência para 2023 é uma excelente escolha.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Para ficar por dentro do mundo das franquias, acompanhe o nosso blog.

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress