Começar a sua trajetória em uma franquia e evoluir com a marca são os primeiros objetivos de quem decide ser franqueado. Com o passar do tempo, quando a unidade já estiver bem estruturada e oferecendo estabilidade e rentabilidade, chegará o momento de dar os próximos passos de crescimento empresarial.
E fique sabendo: não é preciso partir para outro formato de negócios para alcançar esse objetivo!
Isso quer dizer que, se você já chegou em um ponto bacana com uma oportunidade no franchising, é natural que a sua jornada siga para o caminho de expansão de franquias. Tomando essa atitude, sua nova figura empreendedora será a de um multifranqueado, isto é, alguém que gerencia mais de uma opção de rede.
Mas como é a realidade da multifranquia? O que você deve saber para crescer no mercado? Entenda mais sobre o assunto acompanhando este artigo!
Conceito de multifranquia
Já pincelamos acima, mas vamos reforçar a ideia: estamos falando de uma forma de investimento em que se encontram aqueles que investem na abertura e na gestão de mais de uma unidade franqueada.
Os empreendedores que assumem esse papel são bastante valorizados e reconhecidos no mercado. Afinal, a proposta de trabalho demonstra que a pessoa é dedicada, está disposta a arriscar e já alcançou algum sucesso dentro do franchising.
Se decidir ser um multifranqueado, você terá à sua frente dois possíveis caminhos: manter-se na mesma empresa e aproveitar o know-how para ampliar a sua atuação dentro de uma mesma rede. Ou, então, ir um pouco mais além e dar o seu gás para manter estabelecimentos de diferentes franqueadoras ao mesmo tempo.
Segundo dados divulgados neste ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as multiunidades já fazem parte da realidade de 84% das franqueadoras do país, um sinal que indica a maturidade do setor de franquias no Brasil.
Ótimo saber disso, não é mesmo? Afinal, observando essa estatística, é possível confirmar que os ventos estão favoráveis para quem deseja crescer como multifranqueado.
Experiência dos multifranqueados de redes distintas
Vamos focar na possibilidade de expandir a sua atuação fazendo parte de franquias diferentes. Como essa escolha representa um tanto a mais de risco, é importante ter referências para se planejar com segurança.
Quando você opta por trabalhar com multifranquia fazendo parte de mais de um negócio, a prioridade é fazer uma pesquisa de mercado estruturada antes de tudo. Desse modo, é possível identificar oportunidades da região e, também, fugir da possibilidade de acabar investindo em um concorrente direto.
Já pensando na condução da unidade — seja de franquia tradicional, que exige mais recursos financeiros, ou microfranquia, que é mais acessível —, um ponto básico do planejamento é a gestão. Administrar os processos de mais de um ponto comercial ou serviço é uma missão árdua de encarar sozinho. Logo, é a hora certa de montar uma equipe que seja seu braço direito, caso ela ainda não exista.
Outro ponto importante para pensar é com relação aos seus objetivos no empreendedorismo. Se você quer realmente crescer, não sabote o seu ímpeto, independentemente da dificuldade da nova rotina. As possibilidades que aparecerão serão essenciais para você aprender e conquistar mais independência e vivência profissional e pessoal.
E um ponto bem positivo de ser um multifranqueado é a durabilidade do investimento. Com um portfólio menos restrito, as épocas de crise econômica não serão tão pesadas e, ainda, poderão oferecer possibilidades interessantes de renovação.
Dicas para atuar com multifranquia
Os negócios que mais inovam no mercado nos últimos tempos têm relação forte com a tecnologia. As franquias home office, em especial as focadas em serviços, são exemplo disso.
Mas a escolha dos nichos de atuação deve considerar mais que as áreas promissoras para empreender em determinada época. A sacada está em encontrar formas para que os nichos diferentes trabalhem em sintonia. Ou seja, se o primeiro negócio já vai bem, ele pode ser ainda melhor com um diferencial que a nova empreitada pode trazer.
Vamos pensar numa hipótese? Se você for um franqueado de uma rede de fast food que faz sucesso na sua região, por exemplo, já estará acostumado com a rotina de pontos comerciais de alimentação, o relacionamento com clientes, fornecedores e outros empresários, as estratégias de divulgação.
E que tal ampliar ainda mais a sua visão sobre a área investindo também em um sistema de entregas? Por exemplo, a Delivery Much é uma plataforma que trabalha aproximando o público de estabelecimentos alimentícios de localidades específicas por meio de plataforma online padrão, mas segmentada para cada lugar.
Como você já terá o background do setor na sua cidade, será mais fácil abrir uma franquia desse modelo. E o seu diferencial aparecerá justamente por saber identificar o que faz sentido quando o assunto é comida na região e conseguir criar uma forma de contato eficiente e prática entre a sua primeira franquia e os potenciais consumidores.
Além desse caso, são inúmeras as possibilidades de ideias de negócios que podem ser desbravadas por quem deseja seguir crescendo no setor de franchising. Para encontrar a sua solução como multifranqueado, acompanhar e estudar o mercado é indispensável.
Você tem alguma dúvida sobre o crescimento em multifranquia ou já está vivendo alguma experiência nessa área? Deixe um comentário aqui no post contando a sua história e construa esse importante diálogo com a gente!