Quais são as funções essenciais de um app de delivery

O segmento de alimentação é um dos mais afetados pelas novas tecnologias de comunicação. O crescimento no uso dos smartphones e o acesso facilitado à internet expandiu as oportunidades de negócio para lanchonetes, padarias, pizzarias e restaurantes. Contar com um aplicativo de delivery tornou-se fundamental para atender ao atual comportamento do consumidor de alimentos.

Nossa proposta neste artigo é apresentar os pré-requisitos essenciais que todo app de delivery deve conter para alcançar seu público-alvo. São elementos capazes de ampliar o alcance de um estabelecimento e aumentar significativamente seu volume de vendas. Confira!  

Design e usabilidade agradáveis

A identidade visual da marca colabora para as vendas, por isso, o design do aplicativo deve segui-la. As informações precisam ser dispostas de forma inteligente e atrativa, evitando excessos e priorizando a simplicidade. Essas características estão diretamente relacionadas ao conceito de usabilidade, que é a facilidade do usuário para compreender e utilizar as funções do app.

Um tamanho da fonte adequado e o posicionamento estratégico de botões e menus proporcionam uma navegação intuitiva. Todos esses elementos também influenciam na velocidade do app. Cada detalhe é importante, pois um aplicativo confuso e lento faz com que os clientes desistam de utilizá-lo.

Acesso aos canais de atendimento

O aplicativo funciona como apoio para as equipes de atendimento. Além das informações básicas, como telefone e endereço, ele pode incluir links para o site do estabelecimento e seus perfis nas redes sociais. A opção de cardápio online favorece as entregas, mas também serve para agilizar o atendimento aos clientes que comparecem ao restaurante, facilitando o trabalho dos garçons.

Sistemas de pagamento

Processos de pagamentos otimizados enriquecem a experiência do cliente, por isso, o app deve oferecer opções diversificadas. Além de receber em dinheiro, é interessante contar com funções específicas para cartões de crédito e débito, por exemplo. Nesse caso, a ferramenta precisa estar integrada com métodos que garantam a proteção dos dados fornecidos pelos clientes. 

Ferramentas de marketing

Os aplicativos são excelentes instrumentos para a implantação de estratégias de marketing, pois ajudam a conhecer melhor as preferências do público-alvo e fazer pesquisas de satisfação. Dessa forma, é possível elaborar ações de marketing mais abrangentes e eficazes.

Oferecer cupons de desconto, desenvolver programas de fidelização ou enviar notificações em horários estratégicos proporciona ótimos resultados. Também é possível identificar os pratos favoritos do cliente com base no histórico de compras e apresentar ofertas especiais. 

Análise de dados

A interação do consumidor com os aplicativos é uma fonte gigantesca de informações que podem ser utilizadas para promover melhorias nos processos internos. Os apps favorecem a coleta e a análise detalhada de dados sobre o volume de vendas de cada item do cardápio e o feedback dos consumidores sobre a qualidade do atendimento e dos produtos.

As funcionalidades apresentadas aqui colaboram para fortalecer a imagem da empresa e expandem as oportunidades de aproximação com os consumidores. Além disso, abrem espaço para a inovação e mantêm a competitividade do negócio, que estará alinhado com as principais tendências de mercado. 

A Delivery Much é a primeira e única franquia de delivery online de alimentos do Brasil e desenvolve soluções para empresas que pretendem ter seu próprio aplicativo de delivery. Entre em contato conosco e conheça um modelo de negócios com baixo custo operacional e grande possibilidade de crescimento.

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress