4 razões para investir em franquias

Empreender é o sonho de muitas pessoas que almejam mudar o rumo das suas vidas, adquirindo estabilidade financeira e profissional. Porém, muitas dúvidas e dificuldades surgem quando o assunto é tocar o próprio negócio. Uma forma inteligente e mais segura de tirar aquele velho projeto pessoal da gaveta e alavancar uma atividade comercial é investir em franquias.

Neste artigo, apresentamos quatro benefícios de investir em franquias, modelo de negócios que mais cresce no país. Não perca tempo e leia o post até o final. Vamos lá?

1. Negócio testado

Uma franquia é um tipo de licença cedida por uma empresa ao seu parceiro para que ele opere uma unidade da sua marca em outra região de atuação. Ou seja, a franqueadora já possui um modelo de negócios testado e validado, com indicadores financeiros de todo o negócio.

Desse modo, o franqueado terá que seguir todas as exigências e processos previamente estabelecidos. Assim, fica muito mais fácil gerenciar todos os aspectos financeiros e operacionais, maximizando as oportunidades de negócio. A replicação de um modelo é a característica básica de uma franquia. Foque nisso!

2. Marca já estabelecida

O know how de uma marca e o seu respaldo com os clientes traz um diferencial muito positivo para quem deseja empreender. E tudo isso pode ser alcançado com uma franquia, visto que a empresa franqueadora já possui um conhecimento de todos os processos que envolvem a operação comercial.

Assim, o layout, a divulgação e o próprio branding da companhia são fatores importantes que podem ajudar quem quer atuar no competitivo mercado brasileiro com um pontapé inicial.

3. Assistência e treinamento contínuo

É válido ressaltar que as franqueadoras cobram taxas de royalties — valores pagos regularmente como forma de licenciamento pelo uso da marca. Esses recursos também são utilizados para promover melhorias na infraestrutura e nos processos comerciais da franquia, aperfeiçoando a sua estratégia comercial.

Além disso, toda a rede de franqueados tem acesso a treinamentos, na própria companhia ou à distância. Assim, são maximizadas as oportunidades e minimizados os erros e as possíveis falhas durante a gestão.

O treinamento é um passo primordial para trazer assertividade e processos bem executados ao empreendimento. Afinal, é comum que os empreendedores iniciantes ainda tenham muitas dúvidas sobre o gerenciamento e os aspectos técnicos da franquia. Por isso, é fundamental investir em treinamentos para alcançar excelência na gestão empresarial!

4. Franquias de qualidade e boa reputação no mercado tendem a ter mais sucesso

Quando a franqueadora dispõe de reputação no mercado e de processos de qualidade é provável que ela seja uma empresa de sucesso no seu nicho de atuação. Desse modo, preze por uma empresa transparente e que seja bem recomendada pelos outros franqueados.

O delivery online, por exemplo, é um segmento em franca expansão. O mercado de alimentação é praticamente imune às crises econômicas e cresce em todo o país. No mercado de entregas pela internet, não é diferente. Pense, pesquise e analise uma franquia com a qual você tenha afinidade!

Agora você já sabe que investir em franquias é um caminho muito mais seguro, sem sombra de dúvidas. Quer entender mais sobre o assunto? Confira nosso guia completo sobre franquias. Não perca tempo!