Serviço delivery: veja aqui como prestar um serviço perfeito!

A vida moderna é caracterizada por uma rotina corrida, e o comportamento de compra do consumidor vem mudando drasticamente. Assim sendo, investir num serviço delivery pode ser uma excelente opção.

Com a popularização dos smartphones, as pessoas estão conectadas o tempo todo. Elas pesquisam, compram produtos e interagem a qualquer hora, no local em que estiverem e por meio dos mais diversos canais. Isso incentiva que elas prefiram receber produtos em casa.

Porém, será que o modelo de delivery tradicional ainda funciona? Neste post, você vai saber como aproveitar essas mudanças e se destacar no mercado. Desse modo, vai ficar mais fácil conquistar uma boa carteira de clientes e cada vez mais fiel. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça seu cliente

Como vimos, o novo comportamento contribui para que o consumidor peça refeições e vários produtos em casa ou no trabalho. Porém, será que ele fará uma ligação? Pois bem, é provável que ele esteja navegando na internet. Por isso, em vez de ligar, ele pode preferir utilizar aplicativos de mensagem, de entregas ou, até mesmo, as redes sociais.

Conhecer esse novo comportamento e os detalhes sobre as preferências e as necessidades do público presente em cada região é fundamental. Com base nessas informações, você vai poder elaborar um modelo de negócios que se encaixe mais adequadamente nessas preferências e, em razão disso, ser mais atrativo para o cliente.

Elabore um sistema de logística

Não é preciso entrar em detalhes sobre a importância da qualidade dos produtos que serão entregues. Contudo, estamos pensando sobre o sistema de entregas, então precisamos nos concentrar nesse serviço para elaborar o melhor modelo.

Sendo assim, o que faz uma entrega ser perfeita? Basicamente, pontualidade, cuidado com o transporte do produto, pouco tempo de espera e atenção e cordialidade no atendimento.

Para conseguir isso, é fundamental estruturar uma boa logística. Detalhes como o estudo das rotas e um bom cálculo sobre custos envolvidos e cada etapa do processo — do recebimento do pedido até o pós-venda — está para o delivery assim como a fundação está para um prédio.

Invista em embalagens adequadas

Quando bem escolhidas, as embalagens ajudam muito no processo. São elas que garantem o acondicionamento ideal, evitando danos e problemas de apresentação. Afinal, não há nada pior do que receber uma pizza com recheio de um lado só, não é mesmo?

Além de evitar qualquer tipo de problema com o que está sendo entregue, elas também influenciam o aproveitamento de espaço do meio de transporte e são seu cartão de visita. Quando o cliente recebe o pedido, um dos primeiros detalhes que ele observa é a apresentação da embalagem.

Faça divulgação

Não adianta nada você se dedicar a todos esses detalhes e desenvolver o melhor serviço se ninguém souber disso. Um restaurante, por exemplo, conquista muitos clientes que passam na frente do estabelecimento. Porém, isso não acontece no caso das entregas.

Por isso, você precisa elaborar uma estratégia para que o seu negócio apareça para os clientes. Com base no comportamento do seu consumidor, use e abuse das redes sociais. Se você investigar como eles fazem para pesquisar sobre o seu produto ficará ainda mais fácil.

Inove no serviço delivery

Com a leitura até aqui você já percebeu que o consumidor mudou. Por isso, identificou que é preciso elaborar um modelo que seja capaz de atender às novas expectativas. Mas provavelmente deve estar com uma pequena dúvida sobre como exatamente fazer isso.

Pois bem, você deve partir da ideia de que o cliente se tornou multicanal e está com excesso de informação. O fato de ele usar vários canais, como redes sociais e aplicativos, significa que você precisa estar presente onde ele estiver e com recursos modernos e modelos inovadores.

Já a questão de ele precisar selecionar informação, uma vez que ela é apresentada em quantidade para ele, exige que você o ajude a encontrar o que ele precisa, com variedade na medida ideal. Principalmente no caso do serviço delivery, se você resolver o problema do cliente, ele vai lhe dar preferência e se manter fiel.

Então, gostou deste conteúdo? Para continuar se informando sobre oportunidades de empreender, assine nossa newsletter e não perca nossas atualizações!