Cenários para o consumo de chocolate na Páscoa de 2024

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A Páscoa é uma tradição milenar carregada de simbolismos, hoje permanece viva através do convívio familiar, celebrações religiosas e o consumo de chocolate

Quanto mais próximos da data, mais doce ficam as vitrines e as gôndolas dos supermercados. O feriado movimenta a economia e gera demanda em confeitarias, padarias, docerias, delivery, restaurantes e hotéis.

Por ser uma das datas mais lucrativas do varejo, apresentamos tendências de consumo de chocolate, expectativas de venda e algumas curiosidades da Páscoa

Vem saborear esses insights! 

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A história por trás do chocolate na Páscoa

A Páscoa é popularmente celebrada como uma data cristã que marca a ressurreição de Cristo e carrega os significados de:

  • Vida;
  • Amor;
  • Perdão;
  • Renascimento.

Mas o que muitos não sabem é que a história por trás dos ovos de Páscoa é ainda mais antiga. 

Uma celebração pagã

Nas antigas tradições dos anglo-saxões, uma deusa chamada Ostara simbolizava a fertilidade e o renascimento da natureza após o inverno. Sempre representada com coelhos e flores ao redor, Ostara era sinônimo de vida.

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Com a chegada da primavera, os pagãos celebravam com muitas flores, ramos, fogueiras e trocavam ovos decorados como símbolo do renascimento. 

Hoje, ainda mantemos esse rito, mas com ovos de chocolate. O consumo de doces nesse período movimenta a economia e gera empregos temporários, ao mesmo tempo que passamos a tradição para outras gerações.

Um período econômico mais doce

Com o fim do Carnaval, o varejo e o turismo já focam nessa que é uma das datas mais lucrativas do ano. O período é esperado por diversos segmentos:

  • Confeitarias;
  • Padarias;
  • Docerias;
  • Delivery;
  • Restaurantes;
  • Hotéis;
  • Supermercados.

Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a expectativa é que em 2024 haja uma alta de 4,3% no volume de venda de chocolate

Todo ano uma novidade

Um dos diferenciais na produção de chocolate é a inovação. Todo ano temos lançamentos, variedade de produtos, sabores e opções cada vez mais criativas para ampliar o público consumidor. 

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A Arcor lançou um ovo Tortuguita que é o brinde é um headphone.
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Para as crianças que não podem comer doce, o ovo Turma da Mônica é simbólico e o brinquedo é o grande protagonista.
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Quem disse que os pets ficariam de fora? Os ovos de Páscoa para cachorro são uma novidade que inclui até o seu amigo de 4 patas na celebração.
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Além disso, não faltam opções de chocolate vegano, funcionais, orgânicos e nos mais variados sabores. Um exemplo é o ovo da foto acima, de goiabada com parmesão.

O que esperar das vendas na Páscoa 2024?

 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera R$3,44 bilhões em vendas no feriado de Páscoa. A expectativa é um aumento de 4,5% e inclui doces, peixes e vinhos

O chocolate é o carro-chefe do período e aproveitar a sazonalidade do consumo é essencial para a saúde dos negócios no setor de alimentação. Por isso, trouxemos abaixo uma pesquisa da Opinion Box sobre consumo de chocolate em 2024.

Entendendo o consumo de chocolate no Brasil

O Brasil está entre os maiores produtores de cacau do mundo, mas quando o assunto é consumo de chocolate nós caímos no ranking. Segundo a pesquisa da Opinion Box:

  • 24% comem uma vez na semana;
  • 14% uma vez a cada 15 dias; e
  • 9% comem o doce todos os dias.


Sobremesa sempre cai bem

Todo mundo ama um docinho após o almoço e quem confirma são 44% dos respondentes que preferem consumir chocolate após grandes refeições.

Esse dado é valioso para lojistas que buscam se diferenciar no mercado, adicionando sobremesa cortesia no restaurante ou combos para o delivery

Preço doce ou salgado?

Quando o assunto é o custo do chocolate, a média de consumo gira entre R$10 e R$30 para 52%, R$31 e R$50 para 19% e R$51 e R$100 para 10%. E a compra do produto é feita majoritariamente em supermercados, conforme indicam 78% dos entrevistados.

 

Tendências de consumo de chocolate

Na hora de comer um chocolatinho, os brasileiros têm algumas preferências. Quanto ao formato:

  • 57% preferem a barra de chocolate grande;
  • 39% preferem caixas de bombons; e
  • 15% escolhem os ovos de Páscoa. 

Tipos de chocolate mais amados

Você gosta mais de chocolate branco ou ao leite? Quem é “chocólatra” nem consegue responder, simplesmente ama todos. Porém, todo mundo tem preferências.

Na pesquisa da Opinion Box, 80% preferem chocolate ao leite e 20% ficam com o branco.72% costumam comprar de marcas comerciais, enquanto 28% buscam produtos artesanais

Planejamento para a Páscoa 2024

A Páscoa movimenta o varejo, o turismo e a hotelaria. Meses antes o público já começa planejar como vai passar o feriado e quem vai presentear na data. 

Contribuindo com a visão otimista do mercado, 80% dos entrevistados confirmaram as compras de chocolate. Entre os produtos:

  • 60% ovos de chocolate;
  • 40% barras de chocolate;
  • 37% caixas de bombom;
  • 22% trufas; e
  • 15% cesta.
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Por fim, quem vai receber os presentes são:

  • 32% consumo próprio;
  • 30% filhos;
  • 27% companheiros;
  • 17% pais. 

Não perca tempo, prepare sua loja para a Páscoa

Como você viu, não faltam intenções de compra nesse período. Essa é uma excelente oportunidade de bares e restaurantes inovarem no cardápio e docerias prepararem um menu especial

Nossa principal dica é pensar além do consumo de chocolate, contemple toda a visão de compra durante todo o feriado.

  • Na Sexta-Feira Santa, prepare pratos a base de peixe e aposte em ingredientes consagrados, como batata, bacalhau, vinho;
  • Crie novos produtos para o seu cardápio, uma nova sobremesa ou prato principal. No app de delivery, anuncie com desconto para atrair novos clientes;
  • Faça promoções e combos atrativos para as famílias que não querem cozinhar no domingo de Páscoa.

Lojistas Delivery Much têm vantagens

Quem está no app da Delivery Much vende muito mais! Veja os exemplos abaixo:

  • A Fábrica de Bolos Vó Alzira teve um aumento de 75% das vendas durante a Páscoa de 2023.
  • Já uma doceria gourmet recebeu 225% de pedidos a mais durante o mesmo período. 

Além disso, elas usam o nosso sistema de pedidos que traz muita facilidade para gerenciar o cardápio.

Por lá:

  • Lojistas podem cadastrar cupons exclusivos;
  • Criar promoções;
  • Criar e editar produtos do cardápio digital. 

Tudo com muita autonomia e agilidade! Entenda melhor no botão abaixo: 

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