Você já ouviu falar de coach de empreendedorismo? Esse é um profissional de coaching preparado para ajudar o empreendedor a viabilizar sua ideia de negócio.
Para começar a conversa, é importante observar que muitos jovens do Brasil associam o empreendedorismo à realização pessoal. Prova disso é que a pesquisa Juventude Conectada — uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, o IBOPE e a Rede Conhecimento Social —, publicada em 2018, mostrou que, para brasileiros entre 18 e 35 anos, o mais importante não é ganhar dinheiro. Eles querem mais!
Na percepção dos entrevistados, empreender significa ter um propósito, colocar sonhos em prática, liderar ideias criativas, ser protagonistas da própria vida e correr riscos. Além disso, 75% das pessoas que participaram do estudo concordam que o empreendedor não deve “estacionar” e precisa estar sempre se atualizando.
Mas existe um grande dilema entre a vontade e a execução. Após tomar a decisão de sair do emprego para entrar no mundo empresarial, é comum que as pessoas não saibam como efetivar aquilo que sonharam.
E é justamente nesse ponto que entra a relevância do coach de empreendedorismo. Nos tópicos a seguir, vamos conversar mais sobre essa ligação.
1 – O que é um coach para empreendedores
2 – Qual é a hora de procurar um profissional de coaching
3 – Que benefícios traz um coaching de empreendedorismo
O que é um coach para empreendedores?
O propósito de usar práticas e técnicas de coaching no empreendedorismo é desenvolver características empreendedoras e também habilidades necessárias para alcançar um determinado objetivo.
Quando se envolve com um processo desse tipo, o empreendedor percorre uma trajetória de autoconhecimento. A ideia é que a pessoa saiba identificar seus pontos fortes e fracos e consiga entender o potencial de sua ideia de negócios.
Para isso, o coach (mentor/instrutor) e o coachee (cliente empreendedor) montam em parceria um cronograma de encontros baseado nas demandas do empreendimento que está surgindo. Juntos, os dois montam um plano, considerando métodos, objetivos e também padrões de comportamento.
Durante o prazo estabelecido, o coach pode aplicar atividades variadas para o empreendedor, tudo com base em um levantamento completo sobre o cliente e a sua iniciativa.
Alguns bons exemplos disso são ações para estimular: o melhor controle de prazos, o autocuidado, a reprogramação de padrões mentais, a definição de objetivos, a avaliação de si e do projeto elaborado e o foco no trabalho.
Qual é a hora de procurar um profissional de coaching?
Contar com esse suporte especializado é interessante em todas as etapas de um negócio. Afinal, um conhecimento testado e validado pode ser um diferencial importante para destacar uma ideia perante concorrentes (diretos e indiretos) e favorecer uma curva de inovação.
Porém, o coach de empreendedorismo tende a ser ainda mais importante na fase embrionária da empresa. Isso porque um trabalho de coaching bem-feito tem o potencial de ajudar o empreendedor a entender o seu perfil e o seu momento de vida (pessoal e profissional), dois pontos essenciais para a criação de um planejamento personalizado e eficaz.
Com base nas informações levantadas durante a capacitação, o coach pode ajudar o seu cliente em várias frentes. Na seção a seguir, vamos entender quais são os ganhos para o empreendedor que decide passar por esse processo.
Que benefícios traz o coach de empreendedorismo?
Como vimos anteriormente, a parceria entre coach e coachee é bem interessante em qualquer fase do empreendedorismo. Porém, as vantagens são ainda mais evidentes no início das operações, porque é quando a empresa literalmente sai do papel. Logo, é o momento em que o apoio é vital, para garantir que a ideia não perca força e seja bem direcionada.
O planejamento deve ser consistente, considerando uma série de orientações para desenvolver tanto a proposta de investimento quanto a pessoa responsável pelo projeto. Alguns dos principais benefícios que o empreendedor conquista através do coaching são:
- identificar perdas e ganhos;
- descobrir boas oportunidades;
- lidar com situações de pressão;
- melhorar o foco e a liderança;
- tomar riscos calculados;
- entender o propósito e a missão da empresa;
- observar pontos fortes e fracos;
- equilibrar prioridades particulares e empresariais;
- definir metas e resultados.
Em vista de todos esses pontos, é possível perceber que um coach de empreendedorismo pode ser a peça fundamental para empreender com sucesso. Além de na fase inicial, é válido também chamar esse profissional em um momento reestruturação, pois sua expertise poderá ajudar o empreendedor a entender suas principais limitações e encontrar uma saída para fortalecer a empresa.
Por fim, é preciso ter em mente que, para escolher um mentor de coaching adequado, é muito importante pesquisar as credenciais, as indicações e as certificações de diferentes profissionais.
Você já teve alguma experiência com coach de empreendedorismo? Deixe um comentário aqui neste post e participe dessa conversa com a gente!