No 6º e último capítulo da série “Atendimento ao cliente“, trazemos as ferramentas de gestão essenciais para restaurantes. Um conjunto de soluções, que se bem aplicadas podem ajudar o empreendedor a se organizar, evitar desperdícios e aumentar a lucratividade.
Célio Salles, conselheiro da Abrasel, destaca que a gestão dos restaurantes devem ser feitos centavo a centavo, a afirmação do especialista é corroborada pelo presidente da Abrasel – Santa Catarina, Raphael Dabdab.
Para ele, é preciso ter uma gestão fina e conhecer todos os custos internos, externos, a sensibilidade do cliente ao preço e um CRM para gerenciar os dados dos clientes e a partir disso traçar estratégias. Confira a entrevista na íntegra aqui.
Esta gestão minuciosa só é possível a partir do uso de ferramentas de gestão. Sejam elas para a gestão interna e controle de pedidos, controle financeiro, controle de estoque, delivery online, enfim, as ferramentas são grandes aliadas na hora de gerir seu restaurante.
Para facilitar sua busca, vamos listar 5 soluções de gestão para restaurantes.
MENU DE NAVEGAÇÃO
4 – Monitoramento de Redes Sociais
1 – Delivery Online
Aparelhos celulares e a internet estão cada vez mais presentes na vida do brasileiro. Segundo dados da Anatel, existem 228,9 milhões de celulares no Brasil, ou seja, 1,08 celular por pessoa.
Já o acesso a web alcançou em 2019, 64,7% da população, ou seja, 100% da população economicamente ativa (PEA) possui acesso à internet e a partir dela buscam comodidade e facilidade para fazer compras, incluindo na hora de comer.
Dados da Delivery Much apontam um crescimento de 233% em número de pedidos entregues no interior do Brasil em 2018. Em capitais e regiões metropolitanas, segundo o portal E-commerce Brasil, este crescimento foi de 109%.
Números que comprovam a eficiência do canal e as vantagens de apostar no modelo para incrementar renda.
Na rede Delivery Much, por exemplo, há restaurantes com crescimento de 500% no número de pedidos após aderir a plataforma.
Algumas ferramentas do segmento: Delivery Much; Rappi e iFood
2 – Controle financeiro
Ter as contas na ponta do lápis é essencial para manter seus estabelecimento saudável. Para Dabdab, o mercado não remunera ineficiência e os restaurantes precisam buscar eficiência em processos estruturados em todas as áreas do negócio.
Henrique Baldasso, analista financeiro da Delivery Much, explica ser o controle financeiro algo que não pode ser deixado para amanhã e deve ser avaliado diariamente, para acompanhar a transparência de informações importantes como contas a pagar e receber sempre atualizadas.
“Isso dá uma visão do todo, facilita acompanhar a capacidade de compra de insumos e fazer investimentos”, reforça Baldasso.
Porém na correria do dia a dia, muitas vezes, algumas atividades acabam sendo deixadas de lado, acumulando problemas e prejudicando o crescimento sustentável das empresas.
Logo, é essencial ter um ajuste fino sobre o controle financeiro, algumas ferramentas que podem ajudar são:
1 → Planilha de Controle Financeiro: você pode acessar gratuitamente a planilha desenvolvida pela Delivery Much aqui e entender de forma aprofundada os cuidados financeiros neste material: Controle financeiro para restaurantes.
3 – Controle de Estoque
O cliente pediu uma pizza sensação, você aceitou o pedido e ao enviá-lo à cozinha, vem a informação: não tem morango. Estas situações são até “normais”, porém deixam o cliente frustrado e podem significar a perda dele.
Uma forma de evitá-la é ter uma ferramenta que auxilie a controlar seu estoque e entender quando é necessário adquirir ingredientes ou mesmo, tirar do cardápio determinado produto pela falta de algum elemento essencial a ele.
4 – Monitoramento de Redes Sociais
O que seus clientes estão falando de você? Você consegue monitorar todos os canais onde sua empresa é mencionada?
Há grandes chances da sua resposta ser não. Afinal, além das redes sociais “tradicionais” – Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Trip Advisor, Reclame aqui, Google -, há vários outros canais onde seus clientes podem elogiar ou reclamar do seu restaurante. E você precisa saber disso.
Então, é preciso pensar em ferramentas que resolvam esta situação, As mais tradicionais do mercado como a Hootsuite e Mention já podem te dar um bom panorama deste humor ao seu negócio. Dabdab destaca também a Reviewr, empresa brasileira que monitora os reviews do seu negócio nos principais canais, ajudando-o a verificar como está o nível de satisfação do seu consumidor através das publicações espontâneas na web.
5 – CRM
Dabdab destaca que um CRM – Customer Relationship Management – ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é indispensável para a gestão de um restaurante. É a partir dele que o estabelecimento consegue gerir sua carteira de clientes e traçar estratégias com base em dados.
Por exemplo, se você está perdendo clientes, com base nos dados de um CRM é possível saber quem são estes clientes e que ações você deve tomar para recuperá-los.
“Esse é o primeiro ponto: tem que conhecer seu cliente de maneira que quando há queda de fluxo, seja possível perceber quem foi perdido e poder atuar sobre ela”, completa Dabdab
Em resumo, um CRM é um sistema que coloca o cliente no centro do processo para que seja possível antecipar suas necessidades e a partir de dados agir de forma ativa.
Todas as ferramentas acima não garantem que seu negócio irá aumentar lucros em curto médio prazo, mas, de acordo com especialistas da Abrasel, uma gestão eficaz assim que alinhada tende a potencializar lucros, ganho de clientes e marca.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para seu negócio. Ele é o último da série Atendimento ao cliente: potencialize os lucros do seu restaurante, você pode acessar todos os conteúdos neste link.