“Quero pedir demissão”: veja 7 motivos para sair do emprego

O mundo vive uma onda de demissões e a principal razão para sair do emprego é ir em busca de melhores oportunidades e qualidade de vida. Vem saber mais sobre esse fenômeno que está mudando a forma como as pessoas planejam a carreira e os negócios.

Desde 2020, as pessoas estão mais propensas a sair do emprego atual e a se aventurarem por novos caminhos. E os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) comprovam esse movimento: em 2022, 6,8 milhões de brasileiros pediram demissão

Mas o que explica tantas pessoas desistindo do trabalho em plena crise econômica, alta de juros, aumento do preço dos alimentos e do custo de vida como um todo? É sobre isso que vamos falar neste post. 

Logo abaixo, você conhecerá os principais motivos que levam milhares de trabalhadores a saírem do emprego e buscarem outras fontes de renda. 

Navegue pelo menu



Por que tantas pessoas estão saindo dos empregos?

O mundo vem observando um fenômeno chamado de “A Grande Renúncia”. Desde 2021, pessoas do Brasil, China, Alemanha, Estados Unidos e França formam ondas de demissão para buscarem oportunidades melhores. 

Sair do emprego é uma resposta à falta de reconhecimento, de crescimento, à má remuneração, à cultura corporativa.

Dessa forma, a principal característica da “Grande Renúncia” é que as pessoas estão trocando o medo do incerto pela possibilidade de mudar de vida. 

Esse movimento foi intensificado especialmente após a pandemia de Covid-19, período em que as pessoas passaram a repensar os seus hábitos e prezar pela qualidade de vida. 

Leia também: Conheça os direitos do empregado ao pedir demissão

Um caminho e duas possibilidades

Para as pessoas que decidem sair do emprego, existem duas opções: buscar um novo trabalho ou se tornar o seu próprio chefe. Veja as vantagens de cada opção. 

Da demissão para o upgrade

Pedir para sair do emprego pode ser a oportunidade de conseguir os benefícios que você tanto esperava.

Em muitos casos, o aumento de salário e as vantagens surgem até mesmo da própria empresa que, com medo de perder o colaborador, decide cobrir a oferta oferecida. 

Aproveite o momento para fazer uma pesquisa sobre a média salarial e os benefícios mais pagos para a função. Considere:

  • O valor pago nas capitais e no interior; 
  • Vale-transporte ou vale-mobilidade;
  • Vale-refeição e/ou alimentação;
  • Seguro de vida;
  • Plano de saúde e odontológico;
  • Plano de carreira;
  • Auxílio-educação;
  • Auxílio-creche; 
  • Programa de Participação nos Lucros e Resultados; entre outros. 


O sonho do negócio próprio

Junto com pedido de demissão vem aquela sensação libertadora de “eu posso fazer o que quiser”. Porém, tudo vai depender do quanto você se planejou. 
https://www.high-endrolex.com/48
Se você é daqueles que pretende largar a CLT para começar a empreender, o primeiro passo é fazer uma reserva financeira para investir no negócio e para conseguir se manter por uns meses enquanto a nova empresa se prepara para gerar lucro.

Uma dica é utilizar o FGTS para injetar no empreendimento, comprar insumos, alugar um imóvel comercial e dar o start nesse projeto.

Leia mais aqui: Saque-aniversário 2023: descubra como utilizar o seu FGTS

Outro aspecto importante, é a abertura de um CNPJ e você pode começar como Micro-empreendedor Individual. Para entender o que é MEI, clique aqui.

Por fim, sugerimos que você estude se vale mais a pena começar algo do zero e encarar mais riscos ou seguir com uma modelo já pronto, como as franquias

As microfranquias são uma excelente opção de baixo investimento para quem está começando empreender. 

As pessoas estão trocando o medo do incerto pela possibilidade de mudar de vida.

Cansado do trabalho? 7 motivos para sair do seu emprego

O seu trabalho não é reconhecido

Se você sente que não importa o que faça, as reações são sempre as mesmas, talvez seja hora de sair do emprego atual e buscar novos horizontes. 

O reconhecimento não deve ser a finalidade do trabalho, mas é uma ferramenta importante para a valorização profissional. Estar em um lugar que não sabe apreciar boas entregas e comprometimento pode subvalorizar o seu talento e te aprisionar em funções aquém do seu potencial

A sua remuneração está abaixo do mercado

Uma coisa é unânime: todo mundo gostaria de ganhar mais. Isso acontece porque os salários não costumam acompanhar a alta da inflação, os gastos básicos, os cursos feitos e o tempo investido em soft skills, por exemplo.  

Uma forma de receber uma remuneração melhor é trocando de emprego ou sendo o próprio chefe, como já mencionamos. 

Você tem um perfil empreendedor

Pessoas com perfil empreendedor ou de liderança dificilmente sentem-se realizados em funções operacionais. Até encontrarem o caminho certo, costumam trocar de profissão várias vezes até entenderem que são os desafios de uma empresa própria que vão preencher esse vazio. 

Não se preocupe se você está em dúvida. Muitas pessoas descobriram depois da aposentadoria que nasceram para empreender.  

Falta propósito no seu dia a dia

É impossível acordar motivado pela manhã se você não vê sentido no que faz. Afinal, o trabalho ocupa 8 horas do seu dia e é inútil tentar ser produtivo em algo que você não acredita

Não é à toa que as empresas estão cada vez mais adeptas às entrevistas de fit cultural. Durante a seleção, é analisado se o candidato se identifica com a cultura corporativa e com os valores do lugar.

Você não se encaixa na cultura da empresa

Quando a cultura da empresa se perde, ela deixa uma sensação parecida com aquele amigo que se afasta e de que as coisas não são mais como antes. 

A grande questão é que os valores da corporação não precisam permanecerem os mesmos e é você quem deve decidir se ainda quer fazer parte. Não por acaso, esse é um dos motivos que levam mais pessoas a saírem do emprego. 

Mais equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida 

Em ambientes tóxicos e de longas jornadas de trabalho, sair do emprego é a única opção saudável para tomar. Tudo isso somado à oportunidade de receber uma remuneração melhor e não precisar enfrentar estresses típicos dos colaboradores. 

Nesses casos, abrir um negócio próprio acaba sendo um caminho natural que equilibra a rotina de trabalho e o tempo para pensar na própria vida.  

Quer mais tempo para você mesmo

Muitos colaboradores têm o primeiro impulso de sair do emprego quando percebem que poderiam estar usando o tempo do trabalho para construir algo próprio

Geralmente esse pensamento é acompanhado pela vontade de mudar de vida, dar melhores condições para a família e deixar um legado para as próximas gerações

Conta para gente, se identificou com esses pontos?

Antes de tomar a decisão de sair do emprego, leia mais sobre negócios

Nosso blog está repleto de dicas sobre o mercado de food service, empreendedorismo e franchising. CLIQUE AQUI

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress