É contraditório falar sobre oportunidades de empreendedorismo quando vivenciamos um dos momentos mais complexos da história recente. Mas não podemos negar que é hora de nos reinventarmos.
Mesmo depois que a pandemia de coronavírus passar, nada voltará a ser como antes, precisamos nos reinventar. A sociedade como um todo já está mudando, assim como o pensamento dos consumidores, e as empresas devem estar atentas a isso.
Quem simplesmente der uma pausa nos negócios para depois retomar de onde parou, pode não ter mais espaço no mercado.
Existem oportunidades que nascem da adversidade, e muitas empresas estão dando exemplos de que isso é possível. É preciso trazer um novo olhar para encarar esse período de dificuldade. O foco está em buscar soluções diferentes a partir das ferramentas que já possuímos.
MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Transforme produtos em serviços
2 → Reinvente os seus produtos
3 → Forme comunidades
4 → Ofereça delivery
5 → Teste formatos que permitam escalar o seu negócio
1 → Transforme produtos em serviços
Você já pensou que seus produtos podem se transformar em serviços?
Com todos os setores prejudicados pela crise, o poder de compra dos consumidores diminuiu nos últimos meses. Isso fez com que a análise sobre quais produtos comprar ou não tenha ficado mais criteriosa.
Mesmo que os seus clientes não tenham condições financeiras de adquirir seus produtos, não significa que eles tenham perdido o interesse. Por isso, como forma de reter os seus clientes, você pode experimentar oferecer os seus produtos em forma de serviço.
2 → Reinvente os seus produtos
Todos os setores estão sentindo os impactos do isolamento social. Produtos que antes eram líderes de vendas agora estão sujeitos a se acumularem nos estoques. Isso mostra a importância de conhecer o seu mercado e reinventar os seus produtos, ao menos como uma medida temporária.
Pense no contexto atual e analise a sua estrutura interna. De quais produtos ligados à pandemia de coronavírus os seus clientes podem precisar e o seu negócio tem condições de fornecer?
3 → Forme comunidades
O distanciamento social não diminuiu a vontade das pessoas de pertencerem a um grupo. Pelo contrário: é possível que essa necessidade tenha aumentado. Isso pode representar uma oportunidade de estreitar o relacionamento dos seus clientes com o seu negócio.
Pense em ações que possam aproximar os seus clientes respeitando o isolamento. É interessante investir em experiências que vão além do seu produto. Um bom exemplo são livrarias que promovem clubes de leitura.
4 → Ofereça delivery
Essa provavelmente não é uma novidade, já que foi uma das principais mudanças de muitos negócios durante a quarentena. Quem não oferecia o serviço, precisou correr contra o tempo para organizar uma operação e manter o seu negócio funcionando, mesmo de portas fechadas.
5 → Teste formatos que permitam escalar o seu negócio
Já falamos várias vezes sobre a importância de tornar o seu negócio digital. Agora, mais do que nunca, os negócios que já se mostravam abertos para este modelo conseguiram se sobressair em meio aos demais.
Para muitos negócios, um dos principais benefícios do meio digital é a possibilidade de escalar (ou seja, de vender o mesmo produto para muitas pessoas). Mas como fazer isso?
Serviços educacionais conseguem tirar muito proveito disso. Eles são grandes exemplos de como crescer um negócio na internet e podem servir de inspiração para que você consiga adaptar o seu negócio.
Se você tem uma academia, por exemplo, organize treinos em formato de curso para seus alunos fazerem em casa. O mesmo material pode ser vendido para diversas pessoas ao mesmo tempo, sem limite geográfico ou de tempo, o que permite escalar o negócio.
Se tem um restaurante, pode fazer cursos de culinária. Se trabalha com construção, pode focar no ensino de técnicas de reforma e manutenção do lar. Os seus conhecimentos são únicos e as possibilidades são inúmeras.
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