Abrir o próprio negócio e alcançar o sucesso é o sonho de milhares de brasileiros. A franquia é uma maneira mais segura e interessante de concretizar esse desejo. Porém, para que os resultados sejam positivos, o novo empreendedor precisa aprender a analisar o Contrato de Franquia.
Se você está em busca de um negócio inovador e com chances reais de ganhar mercado, é provável que já tenha avaliado a opção de se tornar um franqueado. Mas, como escolher a rede de franquias ideal, saber se o prazo do contrato é interessante e se o Contrato de Franquia contém todas as informações necessárias para sua análise?
Para ajudá-lo com essa tarefa, preparamos um post com dicas e informações valiosas sobre o tema. Continue com a leitura e tire suas dúvidas!
O que é um Contrato de Franquia?
Quem opta por aderir a uma rede de franquias, já deve ter ouvido falar no Contrato de Franquia. Porém, muitos não sabem o que é e qual o papel deste documento na relação entre franqueado e franqueador.
A primeira coisa que você precisa saber sobre o Contrato de Franquia é que se trata de um documento que contém todos os detalhes e as informações necessárias para que o franqueado gerencie sua unidade de maneira segura e consciente.
Esse é um documento muito minucioso e, portanto, costuma ser extenso. Ele contém diversas informações relevantes, como as taxas a pagar e os direitos e deveres. Por isso, é importante analisá-lo com atenção.
Contrato de Franquia e Circular de Oferta de Franquia são a mesma coisa?
Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores que desejam adquirir uma franquia. Mas é preciso deixar claro que esses dois documentos não são a mesma coisa.
Na verdade, a COF é um documento que é entregue ao franqueado, no mínimo, 10 dias antes da assinatura do contrato. Portanto, o Contrato de Franquia é precedido da COF e é obrigatório, de acordo com a Lei de Franquias.
As informações contidas na COF são basicamente as mesmas do contrato. Porém, a COF é entregue antes da assinatura para que o empreendedor conheça os detalhes da transação. Nesse caso, o Contrato de Franquia é a formalização da relação, em forma de cláusulas.
O que não pode faltar em um Contrato de Franquia?
Você sabe o que não pode faltar em um Contrato de Franquia? Conforme vimos, este documento é extremamente importante e dita as regras para a atuação do franqueado e do franqueador. Por essa razão, para obter sucesso na negociação, é importante que, antes de assiná-lo, você observe se algumas informações estão presentes, como:
- histórico da rede;
- demonstrações financeiras;
- modelo de negócios adotado;
- fornecedores cadastrados;
- lista dos franqueados da rede;
- tipo de suporte oferecido;
- detalhes sobre exclusividade e territorialidade.
Qual o prazo ideal para esse contrato?
Por fim, devemos falar sobre o prazo ideal para um Contrato de Franquia. Essa é uma questão importante, já que define por quanto tempo o franqueado poderá usufruir a marca e todo o suporte oferecido pelo franqueador.
É necessário esclarecer que definir o prazo ideal é algo que demanda uma análise mais precisa e personalizada, já que isso pode variar em razão de questões específicas. No entanto, é imprescindível que o prazo estipulado leve em consideração o retorno sobre o investimento feito pelo empreendedor.
Em outras palavras, é importante que seja feita uma avaliação financeira da operação, observando todas as questões que influenciam na lucratividade do negócio, como investimento, receitas, impostos, despesas fixas e variáveis e atuação da concorrência.
Enfim, inúmeras premissas devem ser analisadas para que o prazo do contrato seja coerente e permita que o empreendedor obtenha bons lucros com a operação. Afinal, não será interessante que ele se encerre sem que o investimento tenha sido recuperado.
Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o Contrato de Franquia? Todo empreendedor que deseja tornar-se franqueado precisa informar-se melhor sobre os pontos que devem ser abordados nesse documento, em especial o prazo estabelecido para uso da marca. Por isso, é sempre importante ler e estudar mais sobre o tema.
Quer aprender mais? Entenda como funciona uma franquia e conheça suas vantagens!