Vale a pena investir em franquia em cidades pequenas? Descubra aqui!

A capacidade de analisar o mercado e enxergar oportunidades que a maioria das pessoas não percebe é uma das características essenciais dos grandes empreendedores. Apostar em uma franquia em cidade pequena pode ser um ótimo negócio, desde que você faça uma pesquisa adequada e identifique corretamente as necessidades da região.

Nossa proposta ao longo deste artigo é apresentar as principais vantagens de investir em uma franquia nas cidades menores. Vamos abordar alguns aspectos que devem ser considerados antes da abertura do negócio e de que maneira eles ampliam suas chances de sucesso. Confira!

Investimento menor na franquia em cidade pequena

A quantidade de dinheiro necessária para a abertura de uma empresa deve ser avaliada cuidadosamente. Embora alguns custos sejam os mesmos em qualquer lugar, negócios abertos em cidades menores costumam ser mais baratos. A principal diferença está, majoritariamente, nos aluguéis dos pontos de venda, que são bem mais baixos.

Além disso, algumas franquias oferecem modelos formulados especialmente para municípios pequenos, com taxas mais acessíveis. As microfranquias, além de exigirem investimentos baixíssimos, propõem serviços que podem ser prestados individualmente ou por equipes pequenas.

Algumas delas permitem que você trabalhe diretamente de casa, o que reduz significativamente as despesas. Durante a negociação com o franqueador, observe atentamente o investimento inicial e as projeções de faturamento e retorno.

Exclusividade territorial

Muitas cidades pequenas têm limitações na oferta de determinados serviços, fazendo com que os habitantes percorram grandes distâncias para procurá-los em outros locais. Ser o primeiro da região a oferecer essas opções aos consumidores é uma vantagem inquestionável, portanto, vale a pena procurar por franquias que contem com propostas inovadoras.

Oferecimento de produtos/serviços de uma marca conhecida

A marca da franquia influencia diretamente no potencial de vendas. A chegada de uma empresa reconhecida certamente chamará muita atenção e deixará os consumidores curiosos para ir ao seu estabelecimento. Além disso, essa característica reduz a necessidade de investimentos em marketing.

Negócios no segmento de alimentação têm um benefício adicional, pois costumam ser um ponto de encontro para os mais jovens. Sendo assim, uma marca respeitada abre uma grande oportunidade para fidelizar a clientela logo no início.

Concorrência menor

A análise da concorrência é um dos elementos fundamentais para o planejamento de novos negócios e tem forte influência sobre as estratégias de marketing. Geralmente, até mesmo segmentos como alimentação e vestuário são pouco explorados nas cidades pequenas. Dessa forma, o acompanhamento das condições de mercado fica mais fácil.

Mercado promissor

O ambiente empresarial das regiões metropolitanas está saturado, por isso muitas organizações e profissionais optam por deslocar-se para cidades pequenas. Os franqueadores perceberam que pode ser interessante seguir essa movimentação e estão em busca de novos franqueados nas regiões de baixa densidade populacional.

Considerando todos os aspectos que levantamos aqui, os municípios menores certamente oferecem ótimas oportunidades para empreendedores iniciantes. Com uma boa localização, um planejamento bem feito e persistência, seu negócio pode se tornar referência e conquistar grandes resultados.

Se você está pensando em abrir uma franquia em cidade pequena, baixe gratuitamente nosso guia sobre franchising, conheça os detalhes desse mercado e saiba como construir um empreendimento de sucesso!

guia-franchising-banner