Expandir para o digital é uma alternativa para garantir que o seu negócio siga operando mesmo em tempos de pandemia.
Quem investia apenas no modelo físico do seu negócio, não imaginava que 2020 viria para quebrar paradigmas. Empresas de inúmeros setores que não tinham alternativas voltadas para o digital se viram de mão atadas diante do isolamento social.
Do outro lado estão os clientes, que veem nos aplicativos de delivery e nos e-commerces um espaço digital seguro para realizarem suas compras e estão cada vez mais dispostos a consumirem por esses meios.
Há quem ainda seja resistente à alternativa. Mas, ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, hoje já existem diversas plataformas que permitem que a expansão para o digital seja cada vez mais simples.
No material abaixo, você conhecerá as oportunidades oferecidas pelo delivery e pelo e-commerce e em quais plataformas você pode apostar para oferecer as soluções no seu negócio.
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Como funciona o modelo
Ainda que seja mais conhecido no setor de alimentação, o sistema de entrega à domicílio não se restringe a ele. Prova disso é que, desde o início do isolamento social, foi percebido um aumento significativo do número de negócios como supermercados, farmácias e pet shops, lojas de brinquedo e até mesmo perfumarias que passaram a disponibilizar os seus produtos nos aplicativos de delivery.
O delivery possui três modelos principais:
- Delivery tradicional: é o modelo mais conhecido, onde o cliente faz o pedido pelo aplicativo e recebe o produto final em casa.
- Take Away ou pick up: é o modelo que conhecemos como “retirada no local”, onde o cliente faz o pedido e busca no estabelecimento no horário combinado.
- Drive-thru: modelo muito comum em fast foods, em que o cliente não precisa descer do carro para fazer e retirar o seu pedido.
Por que é uma oportunidade de negócio?
Já falamos sobre como o delivery modifica o cenário do interior do Brasil. A solução gera oportunidades não apenas para o negócio, mas para toda a cadeia produtiva envolvida.
Para o negócio, o delivery é uma oportunidade de aumentar as vendas, crescer e gerar empregos.
Para os clientes, é uma forma prática e segura de consumir e de conhecer novos negócios.
Para os entregadores representa uma fonte de renda.
Ainda que o crescimento do delivery no interior seja maior do que nos grandes centros, o espaço a ser explorado ainda é enorme. Uma vez que as cidades pequenas não recebem tanta atenção, elas ainda carecem de inovações e tecnologias, e demandam soluções como o delivery.
Números do setor
Com o início do isolamento social, o crescimento do delivery disparou. Confira alguns dos números registrados no período:
- A alta esperada para 2020 era de 11 a 13% ao longo do ano, com valores mais expressivos no interior.
- O número de novos usuários cresceu 155% entre a segunda quinzena de março e abril. O esperado para o período era 30%.
- O número de pedidos no mesmo período cresceu 975%.
- O número de farmácias cadastradas em apps de delivery no interior aumentou 200%, enquanto o de pedidos chegou a 578%.
- Segundo análise da AppsFlyer, só em São Paulo, o aumento do número de instalações de apps de delivery chegou a 700%
Quais são as oportunidades
Cadastrar um restaurante
Ingressar em um aplicativo de delivery é uma das formas mais comuns de tirar proveito da solução. O app funciona como uma praça de alimentação onde o cliente pode entrar, olhar o seu cardápio e fazer seu pedido de forma simples e rápida.
Além do benefício da visibilidade em plataformas que já contam com vários usuários ativos, esse é o meio no qual muitos restaurantes apostam para atenderem seus clientes durante a pandemia.
Ser dono de uma franquia
Se você não possui um restaurante mas quer empreender, tornar-se um franqueado do setor de delivery é uma boa opção. Não há dúvida de que o mercado vai crescer ainda mais nos próximos anos, o que torna o empreendimento uma ótima oportunidade.
Além disso, se você vai abrir a sua franquia em uma cidade pequena, as chances de se tornar uma referência no mercado local são muito maiores.
Ser um entregador parceiro
Por fim, os entregadores parceiros também se beneficiam do modelo de delivery. As principais vantagens para quem integra a operação nessa função são a flexibilidade de horários e a possibilidade de se autogerenciar através do aplicativo.
E-commerce
Como funciona o modelo
O e-commerce nada mais é do que o que conhecemos como loja virtual. Assim como delivery, o e-commerce também é uma solução que preza pela praticidade, já que o cliente pode fazer o seu pedido sem precisar sair de casa.
Algumas lojas existem apenas no ambiente virtual, enquanto outras integram a loja física e a digital. Neste segundo caso, é importante que a integração seja bem feita para garantir a satisfação do cliente. Não são raros os casos de lojas onde o online e o offline não se conversam e atuam como lojas completamente separadas, o que pode acabar afastando os clientes ao invés de aproximá-los do negócio.
Por que é uma oportunidade
Investir no e-commerce é uma forma de quebrar barreiras. Diferentemente de uma loja física, que fica limitada à venda em uma região específica, a loja virtual está disponível para clientes de todos o país ou do mundo.
Outra vantagem do modelo é o funcionamento 24 horas, todos os dias da semana. Além de não precisar se deslocar para fazer uma compra, o cliente também não fica preso ao horário comercial ao aos dias úteis.
As compras online aumentaram muito nos últimos anos e a tendência é que o mercado cresça ainda mais. Alguns fatores que contribuem para esse avanço do e-commerce são o aumento da confiança dos clientes, a popularização dos dispositivos com acesso à internet e os novos meios de pagamento que tornam as operações mais rápidas e seguras. Com a pandemia, a tendência é que os consumidores valorizem ainda mais o modelo.
Números do setor
Assim como o delivery, o e-commerce também apresentou mudanças em seus números após o início da pandemia. Confira alguns deles:
- 72% dos brasileiros compram pela internet e 90% dos consumidores de lojas físicas pesquisam na internet antes de comprar.
- Após o início do isolamento, foi percebida uma retração nos números gerais do setor de e-commerce na primeira quinzena, seguida de retomada a partir de abril.
- Mesmo durante a retração, alguns setores apresentaram aumentos expressivos, como os de supermercados (270%), de brinquedos (434%) e de materiais esportivos (211%).
- Após a primeira quinzena, os supermercados continuam tendo alta significativa, o que pode indicar uma mudança de comportamento dos consumidores.
Quais são as oportunidades
É possível empreender em qualquer setor
Não há limitações quando assunto a vender pela internet. Todos os setores são bem-vindos é há espaço para todo mundo que investe no seu diferencial.
É um meio para digitalizar o seu negócio
Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a importância de ter presença digital, a pandemia acabou com elas. Quem investia apenas em um negócio físico e dependia das portas abertas para seguir funcionando, tem enfrentado grandes dificuldades em 2020.
O comportamento dos consumidores aponta para um consumo cada vez maior de lojas online. Então por que não começar a investir na digitalização do seu negócio agora?
O e-commerce é uma alternativa durante a pandemia
Criar um e-commerce também pode ser uma alternativa pontual para quem precisa enfrentar o isolamento social. Com plataformas cada vez mais acessíveis, é possível criar lojas temporárias que funcionem apenas durante um determinado período de tempo.
Uma forma de validar a expansão do seu negócio
É possível, inclusive, pensar no e-commerce como forma de validar a aceitação do seu produto antes de investir em uma loja física. Como o e-commerce quebra barreiras geográficas, é possível avaliar a aceitação do seu negócio pelo público de determinada região para só então decidir se o investimento vale a pena.
Plataformas
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