Tecnologia para restaurantes 4 motivos para digitalizar seu negócio

Tecnologia para restaurantes: 4 motivos para digitalizar seu negócio

Usar tecnologia para restaurantes não é mais um diferencial. É uma necessidade competitiva. Entenda neste material quais os benefícios de investir da digitalização do seu negócio e por onde você deve começar.


A era digital vem revolucionando o mercado de alimentação ao longo dos anos.

Com a rápida popularização dos dispositivos móveis e o maior acesso da população à internet (segundo dados, mais de 67% da população tem acesso à internet graças aos celulares), não demorou para que muitos empreendedores começassem a entender o poder transformador das novas conexões.

Talvez você pense que o seu restaurante não está preparado para mudanças drásticas ou que não possui recursos para investir na digitalização.

Porém esse processo é muito mais simples do que pode parecer. Confira abaixo por que você deve investir em tecnologia, quais os benefícios disso, como e por onde começar.

MENU DE NAVEGAÇÃO
1 – Por que digitalizar seu restaurante?
2 – Benefícios da digitalização
3 – Como começar um processo de digitalização de um restaurante
4 – Ferramentas: quais usar e por quê


1 – Por que digitalizar seu restaurante?

Talvez a pergunta mais adequada seja: “é possível manter o seu restaurante longe da digitalização?”.

Talvez seja possível, mas o caminho para o crescimento do seu negócio possivelmente ficará mais difícil.

É preciso entender a importância de adequar o seu negócio à era digital. Não se trata de “fazer o que todo mundo está fazendo”.

Este processo envolve usar a tecnologia para melhorar o atendimento aos clientes, a relação deles com o restaurante e a gestão dos seus processos internos.

A tecnologia aliada à alimentação tem se mostrado um mercado forte e próspero, sem sinais de desaceleração nos próximos anos (quem dirá de voltar no tempo!).

Portanto, quem busca a digitalização de um restaurante hoje não está mais seguindo uma tendência – está correndo atrás do tempo perdido.

Veja também: Como a tecnologia tem contribuído para o mercado delivery de alimentos

2 – Benefícios da digitalização

Agilidade no serviço

Se existisse uma receita pronta para o sucesso de um restaurante, o serviço ágil e bem feito seria um dos ingredientes principais.

E digitalizar o seu negócio ajuda a agilizar toda jornada do seu cliente no restaurante, desde o pedido até o pagamento.

Aprimora a logística de funcionamento do restaurante

Horário de pico, clientes que demoram para serem atendidos, pedidos que chegam trocados na cozinha e deliverys que saem com atraso devido à sobrecarga dos funcionários: quem nunca passou por uma situação como essa?

Ter processos digitalizados auxilia na organização dos seus processos, e ajuda a diminuir a correria mesmo em horários mais movimentados.

Experiência diferenciada para o cliente

Até pouco tempo atrás, qualquer iniciativa de digitalização exigia todo um processo de educação dos clientes, que não sabiam como utilizar as soluções propostas.

Hoje o cenário já é outro: o digital faz parte da nossa realidade, as ferramentas são cada vez mais intuitivas e o cliente já espera que os negócios invistam em soluções diferenciadas para surpreendê-los.

Quebra de barreiras

Restaurantes que investem em determinadas soluções digitais conseguem romper barreiras geográficas e conquistam clientes que não se encontram nos arredores do estabelecimento. 

3 – Como começar um processo de digitalização de um restaurante

“Para digitalizar o meu restaurante eu preciso mudar todos os meus processos de uma só vez? Não posso começar aos poucos?”

Claro que pode! Digitalizar o seu negócio não significa abandonar a sua logística atual, apenas adaptá-la a uma nova realidade.

Além disso, testar novas ferramentas aos poucos é importante para que você consiga sentir o que funciona para o seu estabelecimento, além de ser uma ótima forma de analisar o que ajuda a sua equipe a ser mais produtiva e, sobretudo, o que mais satisfaz às necessidades dos seus clientes.

Uma ótima forma de começar a digitalizar o seu restaurante é inseri-lo em aplicativos de delivery.

Isso elimina a necessidade de o empreendedor investir em uma plataforma própria, além de contar com a visibilidade que esse tipo de solução proporciona.

Conteúdo relacionado: Delivery online: conheça essa tecnologia e suas vantagens

4 – Ferramentas: quais usar e por quê?

Atualmente, existem diversas ferramentas que podem ser usadas para digitalizar um negócio. Confira algumas delas abaixo: 

1 → Aplicativo de delivery

  • Permite que os restaurantes tenham uma amplitude geográfica muito maior.
  • Dá visibilidade para o restaurante, facilita a conquista de novos clientes e ajuda a aumentar as vendas.
  • Agiliza a logística dos pedidos para entrega (etapas como a anotação do pedido por um atendente são eliminadas).
  • É uma solução que possui alta aderência no mercado. É indicado que o restaurante busque aderir a soluções já consolidadas, que possuam cases de sucesso e uma boa base de usuários.
Leia também: Como funciona o sistema da Delivery Much para restaurantes.

2 → Cardápio digital

  • Solução implantada em restaurantes para substituir os cardápios tradicionais.
  • O menu pode ser acessado de forma prática através de dispositivos móveis. Além da agilidade, esse modelo é mais sustentável.
  • O cliente pode fazer o seu pedido sem depender de um atendente nesta etapa. Essa autonomia é bem-vinda, agiliza os pedidos e minimiza a probabilidade de erros.
  • Se engana quem pensa que essa ferramenta deixa o atendimento mais “frio”: o atendente seguirá à disposição e poderá dar uma atenção maior para cada cliente no momento da entrega dos pedidos.
  • Aproveite a tecnologia e inove nos formatos: se o seu estabelecimento não puder investir em dispositivos móveis para disponibilizar o cardápio, use um QR Code para que os clientes possam acessar de seus celulares. Você pode se utilizar de mídias tradicionais (displays de mesa, bolachas de chopp, porta-guardanapo, etc) para divulgar internamente o QR Code com o seu cardápio digital.

3 → Programas de fidelidade

  • Como já falamos aqui, os programas de fidelidade ajudam a valorizar os clientes mais assíduos. A digitalização é uma forma de tornar essa estratégia mais prática tanto para o restaurante quanto para o cliente (quem nunca perdeu aqueles cartõezinhos de fidelidade quando estava prestes a completá-lo?).
  • Essa integração também abre portas para outras estratégias de marketing. Com a permissão do cliente, você pode coletar dados como o e-mail e o celular para enviar ofertas exclusivas e ajudá-lo a monitorar o programa de fidelidade.
  • Da mesma forma, você também pode usar essa estratégia para avaliar a experiência do seu cliente no seu restaurante. Por exemplo: se você trabalha com programa de pontos, pode pedir para que ele deixe seu feedback logo após pontuar o seu consumo do dia.

Leia também: 10 dicas de marketing digital para restaurantes.

4 → Redes sociais

  • É a forma mais acessível para o seu restaurante começar o seu processo de digitalização.
  • Se você não possui um site, certifique-se que estes canais contenham todas as informações que o cliente necessita: preços, outras formas de contato, horários de funcionamento, localização, promoções do dia…
  • Fotos dos pratos e do ambiente, vídeos do preparo dos alimentos e tudo mais que envolve o universo do seu estabelecimento ajudará a chamar a atenção dos seus clientes – e, possivelmente, converterá em vendas.
  • Os canais sociais são ótimos recursos para você conversar com seus clientes, pedir feedbacks e sugestões de melhoria. Esse tipo de aproximação é um passo importante para a fidelização.
  • As redes sociais mais utilizadas permitem que o cliente faça check in no seu restaurante, e isso é uma prova social poderosa para ajudar a expandir sua marca para mais clientes.
Confira aqui 5 estratégias em redes sociais para restaurantes

Digitalizar o seu restaurante é mais simples do que parece, não é mesmo?

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