Conheça os 9 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil

Conheça os 6 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil

Quem tem planos de empreender e se dar bem no setor, precisa conhecer os tipos de empreendedores mais comuns no Brasil e descobrir em qual categoria se encaixa.


 

Quando o assunto é empreendedorismo, o Brasil está no topo do ranking mundial, segundo os dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

E para entender a complexidade desse cenário, nada mais justo que conhecer os tipos de empreendedores mais comuns no país. Afinal, três a cada dez brasileiros planejam abrir um uma empresa. 

Durante a pandemia de Coronavírus, essa tendência foi acentuada e muitos viram no negócio próprio uma fonte de renda para cobrir os custos elevados com moradia, alimentação e transporte. 

Agora, o cenário é outro e as pessoas buscam por oportunidades de negócios que façam realmente sentido e os perfis estão diretamente conectados a esse propósito. 

Siga a leitura que vamos apresentar mais dados e os tipos mais comuns de quem empreende no Brasil. 


 

O cenário do empreendedorismo no Brasil


O brasileiro já nasce com o DNA dos negócios e da inovação. A nossa criatividade é uma das principais marcas da nossa cultura e podemos notá-la na inventividade dos produtos e serviços que tem surgido no mercado. 

De acordo com os dados mais recentes do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 60% da população nacional quer ter um negócio para chamar de seu

Esse universo de 51 milhões de brasileiros como potenciais empreendedores, em 2022, fez com que o país ocupasse a 2ª maior população absoluta de potenciais empreendedores, atrás apenas da Índia com 115 milhões de pessoas na mesma situação.
Agência Sebrae

Quais são os tipos de empreendedores mais comuns?

  1. Empreendedor individual; 
  2. Empreendedor informal; 
  3. Empreendedor cooperado; 
  4. Empreendedor franqueado; 
  5. Empreendedor social; 
  6. Empreendedor serial; 
  7. Empreendedor nato; 
  8. Empreendedor digital; 
  9. Empreendedor do conhecimento.
https://www.traditionrolex.com/17

Abaixo vamos descrever as características de cada perfil. Veja agora qual tipo é mais parecido com o seu jeito de fazer negócios. 

 

Empreendedor individual

Como o nome diz, essa categoria se refere às pessoas que empreendem sozinhas ou, no máximo, com um funcionário.

Todo Microempreendedor Individual (MEI) é legalizado e possui um CNPJ para a empresa, seja para vender produtos ou para prestar serviços.

A formalização do MEI é um passo importante e dá direito a benefícios previdenciários, como:

  • Auxílio-maternidade;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte.

O MEI também pode emitir nota fiscal, o que muitas vezes é exigido quando uma venda é feita ou um serviço é prestado para uma empresa.

De acordo com o boletim do Governo Federal de 2023, atualmente o país conta com 21.020.285  empresas ativas e registradas nessa modalidade. 

Empreendedor individual

 

Como o nome diz, essa categoria se refere às pessoas que empreendem sozinhas ou, no máximo, com um funcionário.

Todo Microempreendedor Individual (MEI) é legalizado e possui um CNPJ para a empresa, seja para vender produtos ou para prestar serviços.

A formalização do MEI é um passo importante e dá direito a benefícios previdenciários, como:

  • Auxílio-maternidade;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte.

 

O MEI também pode emitir nota fiscal, o que muitas vezes é exigido quando uma venda é feita ou um serviço é prestado para uma empresa.

De acordo com o boletim do Governo Federal de 2023, atualmente o país conta com 21.020.285  empresas ativas e registradas nessa modalidade.

 

Empreendedor informal

Ao contrário do MEI, o empreendedor informal não possui nenhum tipo de registro das atividades. Isso dificulta mensurar quantos brasileiros possuem negócios desse tipo. 

Os exemplos são muitos, principalmente no comércio informal, como:

  • Bancas nas calçadas;
  • Lojas de garagem;
  • Vendas feitas diretamente nas redes sociais;
  • Serviços prestados a domicílio (como limpeza, manicure, babá).

 

A informalidade é uma barreira para quem busca ganhar dinheiro, mas isso não significa que esses empreendedores não podem prosperar. 

Não é raro que donos de negócios promissores comecem com projetos pequenos. Um exemplo é o Alberto Saraiva, criador do Habib’s.

Afinal, é justamente essa primeira experiência que vai ensinar quais são os passos básicos para abrir um empreendimento maior.

 

Empreendedor cooperado

Este é um tipo de empreendedor que trabalha bem em equipe e usando poucos recursos. Ele age geralmente de maneira autônoma, mas prestando serviços para colaborar com resultados de uma empresa ou de uma comunidade.

Desse modo, a mentalidade não é de dono de um negócio, mas de uma peça-chave para que o desempenho conjunto seja satisfatório.

Um bom exemplo são os freelancers que trabalham de forma individual e, ao mesmo tempo, colaboram para o crescimento de outra empresa.

 

Empreendedor franqueado 

Se você acompanha o blog da Delivery Much há algum tempo, deve conhecer as vantagens de se investir em uma franquia.

Relembrando, o franchising permite que o empreendedor invista em um negócio já testado e consolidado, além de contar com todo o know-how da marca.

Para quem está dando o seu primeiro passo como empreendedor, começar por uma franquia é uma vantagem e tanto. E existem opções nos mais diversos segmentos, tanto de franquias quanto de microfranquias

As habilidades do franqueado de alto rendimento incluem:

  • Gestão e liderança;
  • Capacidade de seguir processos;
  • Visão de negócios;
  • Habilidades de comunicação;
  • Atendimento ao cliente;
  • Gestão comercial.

 

Mas fique tranquilo, algumas franqueadoras oferecem treinamentos. Aqui na Delivery Much, por exemplo, você recebe capacitação e consultoria vitalicia para o seu negócio. 

 

Empreendedor social

Assim como a preocupação social é uma tendência de comportamento dos consumidores, ela também é a razão de ser de muitos negócios.

Os empreendedores desse grupo são geralmente jovens visionários que trabalham bem em grupo e são muito engajados em causas comunitárias e sociais. Diferentemente dos outros tipos de empreendedores, o retorno financeiro não está entre os focos principais.

O empreendedor social busca, especialmente, participar de ações que tenham impacto no bem-estar de outras pessoas, como organizações não governamentais, fundações e instituições beneficentes

 

Empreendedor serial

Por que focar em apenas um negócio se você pode se dedicar a vários ao mesmo tempo?

Esse é o tipo de empreendedor que trabalha em múltiplos projetos e está sempre em busca de novidades.

Para os empreendedores seriais, não importa se todos os negócios terão retorno financeiro ou não: a principal motivação é empreender o tanto quanto possível

Perfil de liderança e boas habilidades de gestão e planejamento são algumas das características que esses empreendedores costumam ter.

Assumir vários negócios ao mesmo tempo, é algo que também demanda alguns anos de trajetória e conhecimento do mercado, o que inclui os erros e acertos pelos quais todo empreendedor, inevitavelmente, irá passar um dia.

É esse conhecimento que fará com que ele tenha mais segurança para deixar de focar em uma única ideia e passe a investir em várias outras simultaneamente.

 

Empreendedor nato

Esse tipo de empreendedor geralmente abre um negócio por estilo de vida ou por ter grandes ideias.

Ele é frequentemente visto como um visionário, alguém genial, com uma trajetória de negócios exemplar e que consegue transformar uma pequena ideia em um grande sucesso.

Aposto que só de ler você pensou em alguns nomes, como o Steve Jobs, por exemplo. Mas não precisamos ir tão longe. Os sócios da Delivery Much também são típicos empreendedores natos

Ainda na faculdade, os três jovens Fernando Giaretta, Pedro Judacheski e Guilherme Kruel criaram o app de delivery que revolucionou o comércio local de Santa Maria (RS) e a forma como os clientes faziam seus pedidos de comida.

tipos-de -empreendedores

Após 12 anos de experiência e inovação constante, a tecnologia está presente em mais de 200 cidades do interior do Brasil e incentivando o surgimento de novos empreendedores por meio do modelo de negócio da franquia.  

 

Empreendedor digital

Esse é um perfil que busca inovar em mercados já estabelecidos, utilizando a tecnologia como aliada. 

Esse tipo de empreendedor é inovador, curioso e sempre atualizado sobre as ferramentas e as facilidades atuais. 

É aquele tipo de pessoa que está sempre atrás de uma novidade e busca como explorar esses potenciais em novos mercados, com visão estratégica e financeira. 

 

Empreendedor do conhecimento

É aquele que utiliza seu profundo conhecimento em uma área específica para ganhar dinheiro.

Esse tipo de empreendedor usar a experiência adquirida na universidade, em cursos ou de forma autodidata. Um exemplo, são pessoas que trocam seus anos de carreira por projetos de consultoria, mentoria, coach. 

Essas pessoas veem o conhecimento como um ativo valioso para capitalizar, empreender e alcançar o sucesso profissional.

 

E aí, com qual desses você se identifica? Conta para gente nos comentários.

Aproveite e siga a leitura de mais posts de nosso blog.  

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress