Todo empreendedor de sucesso sabe que a busca pelo conhecimento nunca tem fim. Quanto mais aprendemos, mais caminhos se abrem, mostrando novas possibilidades. Uma das maneiras mais eficazes de obter aperfeiçoamento constante é ler bons livros sobre empreendedorismo.
Por isso, este artigo oferece a você cinco dicas de leitura sobre o tema. Nossas sugestões reforçam a necessidade de seguir exemplos inspiradores de empreendedorismo e conhecer experiências vividas por empresas e profissionais de vários segmentos. Confira!
1. O Poder do Hábito
Escrito pelo repórter Charles Duhigg, do New York Times, um dos livros sobre empreendedorismo mais famosos mostra que a chave para mudar suas atitudes cotidianas é entender o mecanismo por trás dos hábitos. A obra relata casos analisados por cientistas para compreender por que assimilamos e repetimos determinados comportamentos, às vezes inconscientemente.
Todos os casos abordados mostram que o trabalho focado na mudança de hábitos pode transformar completamente o seu dia a dia e gerar resultados surpreendentes para a vida pessoal e profissional.
2. A Estratégia do Oceano Azul
No mundo corporativo, fala-se muito sobre a necessidade de superar o desempenho dos concorrentes em um mercado já estabelecido. Essa obra vai pelo caminho inverso, incentivando a busca pelos espaços de mercado que ainda não foram explorados, o oceano azul.
Os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne mostram que é muito mais difícil ganhar espaço em um segmento com regras definidas, pois as possibilidades já estão delimitadas pelos concorrentes. A saída, portanto, é apostar em um perfil diferenciado, criando novos segmentos e novas demandas.
3. A Startup Enxuta
O conceito de startup está em evidência entre os novos empreendedores e exige a capacidade de lidar com mudanças rápidas e constantes nos processos e produtos. Em “A Startup Enxuta”, Eric Ries aborda métodos para a construção de novos produtos sem desperdício de recursos.
A ideia central do livro pode ser aplicada por todas as empresas: evitar qualquer atividade que não contribua para o aprendizado sobre os clientes.
4. O Lado Difícil Das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas
Nessa obra, Ben Horowitz conta sua história como empreendedor do Vale do Silício. Ele oferece uma série de conselhos para problemas práticos de gestão que aparecem no cotidiano, mas não são abordados na faculdade.
Sempre deixando claro que não há respostas prontas, o autor aborda questões complexas, ajudando a superar desafios comuns de empreendedores iniciantes.
5. O Jeito Disney de Encantar Clientes
A obra desenvolvida pelo Instituto Disney aborda a visão de negócio aplicada pela empresa, que está entre os maiores ícones mundiais do entretenimento. O objetivo é mostrar como as metodologias de treinamento constante da Disney podem ser adotadas para atingir um padrão de excelência para o atendimento em qualquer organização.
Além de aprender sobre gestão, você verá detalhes do funcionamento dos parques e resorts da empresa, que são exemplos clássicos de como gerar a sensação de encantamento.
E aí, o que achou das nossas sugestões? Deixe um comentário com sua opinião sobre as obras apresentadas ou com outras dicas de livros sobre empreendedorismo que possam ajudar a superar os desafios da vida empresarial.