Você conhece os fatores que fazem um app de delivery ser a melhor escolha para o seu negócio?
Quando falamos em melhor app de delivery, muitas pessoas acreditam que o fator tamanho responde à pergunta. Por um lado sim, mas para um app realmente se destacar ele precisa ir além apenas de números. Ele precisa estar próximo aos negócios.
Neste conteúdo, vamos trazer os principais critérios que você deve observar na hora de escolher um app para cadastrar o seu negócio.
MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Tecnologia2 → Full Service
3 → Propósito
4 → Parcerias
5 → Pessoas
6 → Proximidade
7 → Foco no usuário
1 → Tecnologia
Um dos primeiros pontos que você precisa considerar na hora de buscar um aplicativo de delivery é o investimento em tecnologia feito pela plataforma. É responsabilidade dos desenvolvedores do app fazer a manutenção e atualização do software para a melhor tecnologia disponível.
Aplicativos fáceis de usar, com uma boa interface, que não travam nem dão erro no momento da compra são os pré-requisitos mínimos para garantir que a solução atraia usuários e crie boas oportunidades de negócios. Além disso, demonstram que a plataforma está comprometida em garantir a melhor experiência tanto para quem compra quanto para quem vende.
2 → Full Service
O full service de delivery é um sistema completo, que vai desde a captação do perdido até a entrega. Depois que o usuário faz o pedido através do app e o estabelecimento aceita, o processo se torna automático. Você só precisa definir quanto tempo o pedido leva para ser preparado e, a partir daí, o serviço de delivery assume a função de fazer a retirada e a entrega para o cliente.
A principal vantagem do sistema full service é a de que os negócios não precisam se preocupar com as entregas e podem focar na organização dos processos e na qualidade final dos produtos. Nem todos os apps de delivery são completos nesse sentido, então não deixe de verificar antes de contratar a solução.
3 → Propósito
Você conhece o propósito dos seus parceiros?
Muitos negócios não dão atenção a isso na hora de fechar um negócio. Alguns podem até mesmo achar que não é algo que deva ser levado em conta, mas ele faz toda a diferença.
O propósito de um negócio orienta a forma como ele opera, assim como suas metas e objetivos. Se ele não for alinhado com o propósito do seu negócio (ou, ainda, se eles baterem de frente), é possível que vocês queiram seguir caminhos diferentes quando deveriam estar andando lado a lado.
Por exemplo: se você tem o objetivo de se tornar uma referência no interior do país, é importante buscar uma plataforma que esteja alinhada com isso. Nesse caso, um aplicativo que tenha como propósito levar tecnologia e desenvolvimento para cidades pequenas vai estar muito mais alinhado à sua visão do que aqueles que têm como foco os grandes centros.
4 → Parcerias
Mais do que investir em uma ferramenta, você deve buscar uma parceria.
Uma parceria de negócios vai além das obrigações contratuais: é uma forma de colaboração mútua, onde todos os envolvidos saem ganhando. Pensando por essa perspectiva, o sucesso do seu negócio não é vantagem só para você, mas é também para o app de delivery e vice versa.
Um app parceiro vai estar disposto a sanar dúvidas sobre o uso da plataforma, instruir sobre as melhores formas de atrair clientes, sobre como posicionar o negócio e investir em boas práticas para vender mais, assim como todas as demais questões que possam surgir. Uma relação mais próxima também permite que o seu negócio possa estruturar junto com o app parceiro ações de marketing e ofertas para atrair os usuários.
5 → Pessoas
Você sabe como os aplicativos que você pensa em investir lida com as pessoas que atuam junto a ele? Qual é o tratamento que seus colaboradores e parceiros recebem?
A forma como uma empresa valoriza (ou não) quem ajuda a fazê-la crescer diz muito sobre ela. Assim como falamos no item sobre propósito, esse é um detalhe que passa despercebido para muitas empresas, quando deveria ser um fator decisivo em qualquer escolha. Antes de fechar contrato só pela ferramenta em si, pesquise a história do app e conclua se ele se alinha aos valores que você considera fundamentais no seu negócio.
6 → Proximidade
O app que você considera contratar se faz presente na comunidade onde atua ou é só mais um app de delivery?
Essa é outra questão importante. Busque entender se a solução se empenha em fortalecer a economia local e em conhecer a cultura e o comportamento dos consumidores. Além de ajudar a economia a crescer, esse conhecimento também permite traçar estratégias específicas e que façam sentido para a realidade local.
7 → Foco no usuário
De que vale um aplicativo funcional e bem estruturado se o foco não está no usuário?
Antes de investir em uma plataforma, certifique-se de que ela tem essa preocupação e investe tanto em usabilidade quanto na satisfação do usuário.
Aplicativos que não focam no usuário tendem a gerar experiências ruins e a construírem uma reputação ruim no mercado. Isso, além de diminuir o número de pedidos, também pode acabar refletindo, mesmo que indiretamente, na imagem que alguns usuários têm do seu negócio.
Leitura complementar