14 comidas mais pedidas em 2020 no Brasil

14 comidas mais pedidas em 2020 no Brasil

Quer se preparar para investir no setor de alimentação neste ano? Confira a lista das comidas mais pedidas no país em 2020.


Em 2020, o mercado de delivery surpreendeu até mesmo os empreendedores acostumados com seu crescimento constante. Com o isolamento imposto pela pandemia, foi considerável o aumento tanto de novos clientes quanto de negócios do setor de alimentação que buscaram digitalizar suas operações.

Para 2021, a expectativa é de que o crescimento se mantenha, movimentando cerca de US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até o final do ano. Como consequência desse aquecimento do mercado, o interesse dos empreendedores por investir no setor de alimentação também aumenta.

Conhecer as tendências do segmento e o comportamento dos consumidores é fundamental para quem quer conquistar a sua fatia do mercado de delivery. Por isso, reunimos aqui os 14 alimentos mais pedidos em 2020 no Brasil*. Confira:

*Dados da Delivery Much, coletados em 19 estados brasileiros.


MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Lanches
2 → Hambúrguer e X
3 → Pizza
4 → Brasileira
5 → Padaria e Confeitaria
6 → Açaí e Sucos
7 → Carnes
8 → Saudável
9 → Cachorro Quente
10 → Pastel
11 → Sushi
12 → Italiana
13 → Mexicana
14 → Crepes


1 – Lanches

Os lanches foram os campeões de pedidos na maioria dos estados brasileiros em 2020. Sanduíches, calzones, esfihas e batatas fritas foram alguns dos pratos que ajudaram a categoria a conquistar o primeiro lugar do ranking.

Esse é um tipo de pedido que combina com o estilo de vida de muitos usuários de aplicativos de delivery: são consumidores que buscam por refeições ágeis, práticas e descomplicadas.

O Rio Grande do Sul foi o estado que mais pediu lanches por delivery ao longo do ano, representando mais 30% do total de lanches pedidos no app.

2 – Hambúrguer e X

Se antes os hambúrgueres remetiam a fast food, hoje eles já têm o seu espaço em estabelecimentos que inovam cada vez mais para atrair os consumidores. Hambúrgueres gourmet, artesanais, veganos e vegetarianos com temperos diferenciados, e cortes nobres conquistaram o paladar de muita gente.

Em uma pesquisa feita pela Qualibest apontou que a preferência dos brasileiros pelos hambúrgueres não diminuiu durante a pandemia, representando 61% das intenções de consumo, em especial entre os jovens entre 18 e 23 anos.

No interior, os números da pesquisa foram corroborados, tendo o adicional do famoso X. Para se ter ideia da força do alimento, ele representa 8,36% do total de pedidos feitos na Delivery Much em 2020.

3 – Pizza

Essa já é uma velha conhecida nos rankings de mais pedidos. A pizza é um dos alimentos mais consumidos no mundo, e no Brasil não é diferente. Sua versatilidade permite que ela seja adaptada a diferentes culturas e gostos, enquanto a praticidade é um convite para que ela seja a escolhida nas mais diversas ocasiões.

A novidade está em, ao contrário dos grandes centros e capitais, onde ela é a 1ª colocada, no interior ela fica na terceira posição.

4 – Brasileira

Escondidinho, feijoada, carreteiro, à la minuta e o famoso prato feito: quem não conhece ao menos um desses pratos brasileiros? Em 2020, um ano em que tanta coisa mudou, a comida brasileira se apresentou como um “porto seguro gastronômico”, oferecendo o conforto característico dos sabores que nos são familiares.

A preferência pela comida brasileira teve destaque em São Paulo, que realizou 27% do total de pedidos da categoria.

5 – Padaria e Confeitaria

Na quinta posição, a categoria padaria e confeitaria desponta como novidade, ao compararmos a categoria com anos anteriores. 

Os alimentos oferecidos na categoria, assim como a comida brasileira, se encaixam no conceito de confort food. Este tipo de alimento nos traz a sensação de conforto e bem-estar e são mais do que bem-vindas em momentos de estresse. 

Segundo pesquisas, este tipo de comida é mais significativa entre mulheres (38%) e jovens (42%).

6 – Açaí e Sucos

Como já falamos neste post, a saudabilidade é uma forte tendência para os próximos anos e um critério de compra importante para muitos brasileiros. O aumento na busca por alimentos mais saudáveis e funcionais para o organismo demonstra uma mudança importante no comportamento dos consumidores.

Por serem opções mais voltadas para a saúde e o bem-estar, o açaí e os sucos atingiram a sexta posição no ranking dos mais buscados no delivery, no interior do Brasil. 

Os estados de São Paulo e Mato Grosso se destacam na entrega do alimento.

7 – Carnes

Mesmo com o aumento dos preços da carne durante o ano e com a redução do seu consumo em 2020, ela ainda foi um dos alimentos mais pedidos através de app de delivery no período.

O maior número de pedidos foi registrado em Mato Grosso, seguido por São Paulo e Rio Grande do Sul. Juntos eles foram responsáveis por mais da metade dos pedidos feitos por delivery, na categoria, ao longo do ano (53,7%).

8 – Saudável

Se a tendência do consumo de alimentos saudáveis já se mostrava forte para 2020, com a pandemia a preocupação com a saúde aumentou ainda mais. É o que aponta o Estudo NutriNet Brasil, iniciativa do Nupens/USP, que detectou sinais de que a pandemia teve um efeito benéfico nos hábitos alimentares dos brasileiros.

No delivery, alimentos como salada, tapioca, crepioca e opções fitness ajudaram a deixar a categoria na oitava posição do ranking. É importante destacar que Açaís e Sucos também se encaixam na categoria, porém, por serem bebidas entram em outro segmento.

9 – Cachorro Quente

Esse é um lanche que se encontra de norte a sul do Brasil. Seja o “dogão” vendido na esquina, seja o cachorro quente gourmet vendido em restaurantes especializados, a opção foi uma das principais escolhas para o delivery.

O maior número de pedidos veio de São Paulo, seguido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Juntos, os três estados somaram 70,4% dos pedidos feitos dentre todos os estados analisados.

10 – Pastel

Assim como o cachorro quente, o pastel também é um velho conhecido dos brasileiros. Para quem tem o hábito de comer pastel de feira toda semana, o delivery acabou sendo a solução desde o início do isolamento.

O pastel é um lanche simples, de fácil preparo, acessível e que permite uma grande variedade de recheios, o que ajuda a torná-lo popular em todo o país.

11 – Sushi

Quando não podemos viajar pelo mundo, o mundo vem até nós. A culinária étnica tem se tornado cada vez mais popular, com um número crescente de novos consumidores que buscam experiências gastronômicas diferenciadas.

O sushi é um dos pratos étnicos mais populares entre os brasileiros e alcançou o décimo primeiro lugar no ranking dos mais pedidos ao longo de 2020. O delivery ajuda a impulsionar essa popularidade, já que é uma alternativa prática para aproximar os clientes de novas experiências.

12 – Italiana

Quando pensamos em confort food, a culinária italiana tem tudo para ser uma boa pedida. Além de ser uma opção conhecida por muitos brasileiros, o seu apelo familiar também conta pontos em um período de isolamento social.

Essas podem ser algumas das razões que levaram a culinária italiana a entrar no ranking das comidas mais pedidas em 2020. Nos 19 estados pesquisados, as massas, lasanhas e macarronadas, em geral, representam 1% do total de pedidos feitos por delivery ao longo do ano.

13 – Mexicana

A comida mexicana vem ganhando adeptos e inicia a exploração pelo interior do país. Aqui a possibilidade de ter experiências diferenciadas sem precisar sair de casa figura como um dos motivos para o seu destaque.

Entre burritos, quesadillas, tacos, fajitas e outros, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rondônia se destacam.

14 – Crepes

Assim como outros itens desta lista, os crepes também ganham pela facilidade do preparo e pela versatilidade, que permitem inúmeras combinações de recheio que agradam aos mais diversos paladares. 

O estado campeão no consumo de crepes em 2020 foi a Bahia, responsável por quase 24% do número total de pedidos da comida.


Leitura complementar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *