Como escolher uma franquia online para empreender

como escolher uma franquia

Você está pronto para empreender em 2019? Então confira neste conteúdo como escolher uma franquia online ideal para seu perfil.


Você já conhece o panorama das franquias online para 2019 e entende como a união da tecnologia com o setor de alimentação são um prato cheio para quem deseja empreender. Então agora é a hora de escolher a franquia ideal para você.

Esta pode ser uma tarefa desafiadora em meio a tantas opções disponíveis no mercado, principalmente para quem nunca teve um contato prévio com todos os trâmites envolvidos no processo de aquisição de uma franquia. Por isso preparamos este conteúdo para esclarecer os principais pontos que você deve dominar antes de fechar a compra. Acompanhe:

1 – Eu tenho perfil para ser um franqueado?
2 – Franquia é garantia de sucesso?
3 – O que devo saber na hora de escolher a franquia
4 – Investimento vs lucratividade: o que pesa mais?
5 – Lei de franquias: o que devo saber antes de assinar o contrato?
6 – Quais as obrigações do franqueado e do franqueador
7 – Definindo a compra1 – Eu tenho perfil para ser um franqueado?

Este é o primeiro – e talvez mais importante – passo para quem quer trabalhar com franquias. Através da análise do seu perfil, você consegue identificar com mais facilidade os negócios com os quais têm mais afinidade ou quais segmentos não atendem os seus objetivos no longo prazo.

Aqui não nos referimos apenas a identificar o seu perfil empreendedor , mas também se você tem aptidão para ser um franqueado.

As franquias têm o seu modelo de negócio testado e validado e nem sempre o franqueado vai ter liberdade para grandes inovações ou questionamentos dos métodos. Os processos da franquia estão ali para serem seguidos e para que os erros iniciantes sejam evitados. Se você não se identifica com este modelo, talvez a franquia não seja o caminho para você.

2 – Franquia é garantia de sucesso?

Tanto para franquias como para qualquer empreendimento a resposta é uma só: não! Se você vai dar início a um negócio já pensando no sucesso garantido, talvez seja melhor dar alguns passos atrás. Todo negócio possui riscos e o empreendedor precisa estar ciente disso desde o início. Aqui a sua autoanálise conta muito. Quanto mais você conhecer o seu perfil como empreendedor e estiver firme em seu propósito de ser um franqueado, mais chances você tem de fazer uma escolha acertada.

As franquias dão uma segurança maior para o empreendedor se possuem uma rede de franqueados com histórias de sucesso. Isso prova que o know-how e suporte da franqueadora cumprem o seu papel. Um dos cases do Delivery Much é o empreendedor Allan Galdino de Faveri, franqueado da cidade de Dracena, a 650km de São Paulo.

Depois de dois empreendimentos mal sucedidos, ele buscou investir no delivery online para causar um impacto positivo na sua região. Com o apoio da franqueadora, hoje sua unidade se destaca entre as mais produtivas da rede Delivery Much, com mais de 6 mil pedidos por recebidos por mês em menos de 1 ano.

3 – O que devo saber na hora de escolher a franquia

Este é o momento de investir em pesquisa. Analise as franquias disponíveis nos setores do mercado que mais lhe agradam e busque todas as informações disponíveis sobre elas. Ao comparar as opções, tenha em mãos todos os números disponíveis sobre elas: de quanto será o seu investimento inicial, qual é o valor da taxa de franquia e dos royalties, qual a média mensal de faturamento e qual é o prazo estimado de retorno. Isso vai facilitar o refinamento da sua pesquisa e ajudar a identificar quais franquias estão mais alinhadas aos seus objetivos.

Como vimos aqui, é importante analisar se a sua cidade tem viabilidade para uma franquia. Em cidades onde franquias não são comuns o processo pode ser mais desafiador, mas também pode ser uma ótima oportunidade de conquistar os clientes e o mercado pelo pioneirismo. Se for o seu caso, a dica é buscar setores que tenham um crescimento comprovado, como o setor de alimentação.

Um exemplo de sucesso é o case do empreendedor Enzo de Rosso Thaddeu, franqueado da Delivery Much, que levou o app de delivery online para Cacoal – RO. Embora possuísse um enorme potencial econômico, o município não possuía soluções como esta no setor de alimentação até 2016, quando de Rosso tornou-se um franqueado e quebrou este tabu na cidade. Hoje, além de Cacoal, o empreendedor e seus sócios já expandiram as franquias para outras quatro cidades da região e faturam em média R$ 200 mil por ano.

4 – Investimento vs lucratividade: o que pesa mais?

A melhor franquia para se investir é aquela que exige o menor percentual de recursos imediatos e que tenha um prazo menor para o retorno do investimento. A partir do momento em que a unidade “se paga” (ou seja, o investimento inicial já foi faturado), a lucratividade passa a existir e o franqueado começa a perceber os rendimentos das operações.

As franquias online são o modelo ideal para quem busca um prazo menor para o retorno do investimento com um custo menor de aquisição e manutenção do negócio. Leve em conta nos seus cálculos o capital de giro que a franquia necessita para pagar seus compromissos e manter seu nível de entrega e uma reserva para que ela não corra o risco de ficar descapitalizada em situações de crise.

5 – Lei de franquias: o que devo saber antes de assinar o contrato?

A Lei 13.966/19, conhecida como Lei das Franquias, regulamenta os principais aspectos relacionados ao contrato de franchising para sistemas de franquias instalados no Brasil. Ele ampara legalmente o franqueado e garante a ele o direito de uso da marca ou patente cedido pelo franqueador, bem como o direito de uso da tecnologia de implantação e administração do negócio sem que haja vínculo empregatício.

As definições relacionadas à Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que fornece todas as informações comerciais, jurídicas e financeiras para o interessado na franquia, ocupam a maior parte da lei. Além disso, o contrato de franquia e, em alguns casos, o pré-contrato devem ser entregues em anexo ao candidato a franqueador no mínimo 10 dias antes da assinatura ou do pagamento de qualquer taxa relativa à franquia.

Neste documento devem constar:

  •  Histórico da empresa
  • Balanços, demonstrativos financeiros e indicativos de pendências judiciais;
  • Descrição detalhada do negócio;
  • Perfil de franqueado desejado pela franquia;
  • Lista de franqueados ativos e desligados da rede nos últimos 12 meses, subfranqueados e subfranqueadores;
  • Funções do franqueado;
  • Valores de investimento (filiação, aquisição, instalação, implantação) e condições de pagamento;
  • Taxas periódicas (exemplo: taxa de royalties, fundo de marketing, aluguéis);
  • Exclusividade ou concorrência territorial;
  • Relação completa de fornecedores;
  • Serviços de suporte oferecidos ao franqueado;
  • Situação das marcas ou patentes cedidas pelo franqueador no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)
  • Situação do franqueado após o encerramento do contrato;
  • Modelo contratual padrão.

6 – Quais as obrigações do franqueado e do franqueador

Para que a parceria entre franqueado e franqueador seja saudável, ambas as partes devem cumprir com suas obrigações. Assim como o franqueado precisa apresentar documentos que confirmem sua capacidade financeira de gerir uma unidade, a franquia também precisa confirmar sua saúde financeira e o cumprimento de todas as exigências legais. O balanço dos dois últimos exercícios também deve ser entregue juntamente com a COF.

É importante avaliar o suporte dado pela empresa franqueadora. Para isso, você pode conversar com os atuais franqueados e com aqueles que já deixaram a rede (a franqueadora é obrigada a fornecer estes dados) para saber mais sobre o acompanhamento em todo o processo de implantação e consolidação da franquia.

A transparência, o profissionalismo e o respeito mútuo devem ser constantes neste relacionamento. Franqueador e franqueado precisam ter um diálogo aberto, uma vez que não estarão lado a lado nas operações. A troca de informações deve ser honesta e responsável, de forma que ambos os lados tenham um saldo positivo desta parceria.

7 – Definindo a compra

Você já confirmou que tem perfil para ser um franqueado, analisou as responsabilidades envolvidas neste modelo e chegou à conclusão de que a franquia é o modelo certo para você. Então chegou a hora de definir a compra.

É importante investir um bom tempo na fase de escolha da franquia, mesmo que isso implique recomeçar todo o processo de pesquisa. Ter segurança da franquia escolhida é muito importante para o sucesso como franqueado.

Busque um segmento com o qual você tenha afinidade, tenha claro quanto tempo você dispõe para investir na franquia e quanto você busca ganhar por mês. Ter todas essas questões bem definidas evita frustrações e desmotivação. Além disso, Identifique se a franquia é lucrativa antes de fechar contrato e analise bem o mercado antes de investir.

Por fim, coloque os seus objetivos de vida no papel. Qualidade de vida e bem-estar devem entrar na conta, então busque uma franquia que lhe permita buscar o estilo de vida que você deseja.

Foi isso que fizeram os sócios Gisele Balconi de Moraes e Gustavo Alexandre de Moraes, empreendedores Delivery Much em São Roque – SP. Gisele conta que costumava perder em média 3 horas diárias para se deslocar para o trabalho, em Alphaville, a 50 km de São Roque.

O desejo de mudança aliado à descoberta do Delivery Much motivou o casal a aceitar o desafio de levar a DM para a sua cidade. As barreiras iniciais e resistência de potenciais parceiros foram superadas com muito trabalho e apoio da franqueadora. Gisele afirma que foi “uma decisão acertada, que mudou a vida pelos benefícios.

Algo desafiador, de risco, mas muito positivo”. Em menos de um ano, a franquia é uma das mais ativas da rede, entregando mais de 11 mil pedidos por mês. Numa comparação direta entre janeiro de 2018 – lançamento da franquia – e janeiro de 2019, há um crescimento de 456%.

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