4 dicas para empreender digitalmente no interior

empreender digitalmente no interior - delivery much

Empreender digitalmente é uma ótima oportunidade para quem deseja abrir um negócio com custos reduzidos e flexibilidade nos horários. Somado a isso, o interior do Brasil ainda é extremamente carente de produtos e serviços, o que significa uma excelente oportunidade de negócio.

Por isso, trouxemos este conteúdo com informações e dicas importantes para você empreender digitalmente no interior do país! Confira:


1 – Entenda o potencial dos negócios em cidades do interior

É comum pensar que cidades grandes têm maior potencial de vendas e lucratividade e a maioria das pessoas acha isso, pois creem que a alta densidade demográfica está diretamente atrelada aos altos ganhos.

Entretanto, o que a maioria das pessoas não considera é o alto potencial que existe em cidades do interior e o fator primordial para que este mercado tenha tamanho potencial, é o fato de que existe uma carência de produtos e serviços enorme, justamente quando a maioria das pessoas está voltada para cidades grandes. Isso significa que cidades pequenas são um campo fértil para a inovação e para empreender digitalmente.

Fora isso, existem ainda outros benefícios de viver e trabalhar no interior. São eles: 

  • Baixo custo de vida onde aluguéis, produtos e serviços por vezes custam bem menos que nos grandes centros urbanos;
  • Menos trânsito nas cidades e seus entornos, o que facilita o dia a dia do empreendedor e de quem vive no local;
  • Maior segurança e tranquilidade, o que já é difícil de encontrar em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre, por exemplo;
  • Custos operacionais, impostos e taxas bem menores do que nos grandes centros urbanos;
  • Algumas franqueadoras, como é o caso da Delivery Much, têm opções com preços que variam conforme a população local, ou seja, o investimento exigido para começar a empreender é menor;

Por fim, se você ainda não está convencido do enorme potencial de empreender digitalmente em cidades do interior, saiba que: segundo o IBGE, é lá que encontramos mais de 30% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, mais de 45% da população brasileira, isso sem contar que boa parte das 100 cidades com maior renda per capita do Brasil são cidades do interior.

Então faça uma extensa pesquisa de mercado. Leve em consideração as cidades do seu interesse e os setores em que deseja empreender, para entender qual a concorrência na praça em que deseja, quais as melhores formas de divulgação naquele local, como é o mercado e, assim, estruturar a sua operação para começar a trabalhar, combinado?

2 – Entenda e explore os benefícios dos negócios digitais

Empreender digitalmente nada mais é do que abrir um negócio que funciona de forma online, ou seja, apenas na internet. Alguns exemplos de negócios digitais são: 

  • um portal de cursos, 
  • um serviço de consultoria, 
  • uma loja virtual, 
  • um blog de viagens, 
  • um canal de cuidados com a saúde 

Existem até mesmo franquias digitais que vendem produtos e oferecem serviços… São inúmeras as possibilidades!

Esta forma de atuação tem diversos benefícios, uma vez que não exige instalações físicas para funcionar. 

O trabalho pode ser realizado de qualquer lugar e os horários também costumam ser flexíveis, facilitando a vida do empreendedor, que pode adequar sua vida pessoal e profissional como for mais conveniente.

Os custos de empreender digitalmente, em comparação a um negócio tradicional, são muito menores. Enquanto uma loja de roupas física ou escritório, por exemplo, necessitam do aluguel de um ponto comercial, mobiliário, custos com deslocamento diário até o local, bem como contas extras de luz, água, iptu, manutenção e segurança, um negócio digital precisa fundamentalmente apenas de um computador.

Por fim, os negócios online não têm barreiras físicas. Por exemplo, enquanto uma loja de roupas está limitada ao movimento da rua onde está localizada, um e-commerce pode vender para qualquer cidade do Brasil. Enquanto um estúdio de dança está limitado ao bairro ou cidade onde está localizado, um profissional do meio online pode dar aula para clientes em qualquer lugar do mundo.

Deu pra entender as vantagens desse modelo para usá-las a seu favor? Então confira quais as características que um empreendedor digital deve ter!

3 – Conheça e coloque em prática as características ideais de um empreendedor digital

Uma vez que o modelo digital se diferencia bastante de um modelo de negócio tradicional, é fundamental que o empreendedor tenha algumas características pessoais e profissionais que vamos listar abaixo:

  • Ter disciplina e dedicação: um empreendedor digital precisa saber estipular seus horários de trabalho, criar uma rotina e cumprir seus compromissos, sem arranjar desculpas e procrastinar, uma vez que o seu resultado estará 100% atrelado à sua dedicação ao negócio.
  • Ser uma pessoa focada: para empreender digitalmente e ter sucesso é fundamental estipular metas e executá-las. O foco dedicado ao trabalho impactará diretamente seus resultados.
  • Ser resiliente e aprender com os erros: ser empreendedor é uma luta diária uma vez que as decisões são todas suas e é impossível acertar sempre. Certamente haverão momentos bastante desafiadores, decisões equivocadas e complicações no caminho, mas é preciso aprender com os erros, ter resiliência e seguir em frente.
  • Ser responsável: esta característica é válida para qualquer negócio. Uma vez que você se torna empreendedor, passa a assumir todo o processo e as pessoas que estiverem envolvidas nele. Portanto, aja sempre com responsabilidade, considerando todos os possíveis impactos das suas decisões.


4 – Considere as vantagens de empreender digitalmente com uma franquia online

Sabemos que começar um negócio nem sempre é fácil. É preciso entender de finanças, conhecer a burocracia, as taxas, os impostos e muito mais. 

Por este motivo, é comum que empreendedores de primeira viagem busquem o modelo de franquias para começar com mais segurança e com o respaldo de uma empresa já consolidada no mercado.

O modelo de franquias tem muitas vantagens para quem deseja empreender e ainda não tem muita experiência, pois:

  • O empreendedor recebe todo o know how (conhecimento) da franqueadora, o que facilita o processo para quem nunca teve um negócio antes;
  • A franqueadora assume boa parte das obrigações, deixando o empreendedor dedicado ao que realmente importa;
  • A franqueadora oferece suporte total sempre que o franqueado necessitar de qualquer ajuda;
  • O empreendedor poderá utilizar comercialmente a marca da franqueadora, que muitas vezes já é conhecida nacionalmente e consolidada no mercado, passando maior credibilidade aos clientes;

Fora isso, dentro do mercado de franquias também é possível empreender digitalmente pois existem modelos 100% online, como é o caso da Delivery Much, por exemplo, que disponibiliza um aplicativo de delivery online, que funciona como uma praça de alimentação virtual. 

Através dele os usuários podem fazer seus pedidos para os restaurantes parceiros e receber no conforto de sua casa. 

empreender digitalmente no interior

A expansão da Delivery Much ocorre através do modelo de franquia online e a empresa busca empreendedores locais para serem os representantes da empresa em suas cidades.

Pronto, agora você já tem em mãos as informações essenciais para empreender digitalmente em uma cidade do interior.


Leitura recomendada:

6 ideias de negócios digitais para empreender

Oportunidades de negócios: aprenda a identificá-las com sucesso

Começar um negócio do zero ou apostar em uma franquia digital?

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress