Descubra as vantagens de ser um empreendedor de franquias e conquiste seu espaço em um mercado que faturou R$ 61,9 bilhões em 2023. Veja dicas, dados e insights para o sucesso do seu negócio.
O empreendedorismo de franquias está em fortíssimo! Novos CNPJs surgem a cada mês batendo recordes e um setor se destaca: o food service. Ele é impulsionado pelo “boom” do delivery e desponta como um caminho estratégico para quem busca segurança e alta lucratividade.
Para entender as oportunidades, os desafios e as boas práticas das franquias de alimentação fora do lar, preparamos este post com dados recentes sobre o mercado. Continue a leitura e prepare-se para conquistar seu espaço.
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O empreendedor brasileiro é mais experiente
A vida ensina o empreendedor brasileiro! Ao contrário do que se imagina, nossos CEOs não saem da faculdade direto para o próprio negócio, segundo a pesquisa Founders Overview 2024, da ACE Ventures e Sebrae Startups.
O estudo indica que os CEOs preferem atuar no mercado de trabalho primeiro, antes de abrirem o próprio negócio. Não à toa que 60% dos fundadores de empresas são maduros, com idades entre 35 e 54 anos. Essa experiência se traduz em:
- Visão estratégica: encaram os desafios com os pés no chão, entendendo as dores e oportunidades do mercado por vivência própria.
- Rede de contatos robusta: o tempo de mercado proporcionam um forte networking. Ele é fundamental para abrir portas, firmar parcerias e impulsionar o negócio desde o início.
- Pensamento inovador: a experiência prévia permite identificar gargalos, propor soluções inovadoras e replicar processos eficientes no próprio negócio.
Com mais segurança dos próprios objetivos, os brasileiros sonham grande. Veja as metas mais citadas:
- impactar o mundo positivamente (77,6%);
- conquistar retorno financeiro (35,3%); e
- liderar equipes (17,9%).
E é exatamente nesse ponto que o empreendedorismo de franquias se conecta com esse perfil. Afinal, uma franquia oferece segurança no modelo de negócios pronto e suporte ao franqueado. Tudo isso, sem abrir mão da autonomia. Lembrando que a flexibilidade (15,7%) é um dos objetivos que move o empreendedor brasileiro.
Apetite empreendedor: Brasil tem explosão de CNPJs
Conforme os dados da Receita Federal compilados pelo Sebrae, o número de pequenos negócios não para de crescer. Julho já bateu recorde e 2024 acumula 2,8 milhões de novos CNPJs, impulsionado por quase 378 mil novas empresas.
Esse movimento é liderado pelo setor de serviços que representa 61% das novas empresas, seguido de indústria, construção, comércio e pecuária.
Mas por que tantas pessoas resolveram empreender? Bom, os motivos variam bastante, desde questões pessoais até movimento de mercado. Porém, destacamos aqui objetivos em comum:
Independência financeira
Em um cenário econômico desafiador, os brasileiros enxergam no próprio negócio a oportunidade de aumentar a renda e construir o próprio futuro.
Formalização do trabalho
A popularização do Microempreendedor Individual (MEI) facilitada a vida de quem trabalha por conta própria. A modalidade impulsiona a formalização do negócio e geração de renda.
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Mudança de mentalidade
O brasileiro está perdendo o medo de empreender e aceitando outras alternativas, além das tradicionais carreiras corporativas.
Nesse contexto, o empreendedor de franquias se destaca pela marca consolidada, pelo menor risco reduzido e pelo modelo de negócio pronto.
Agora você deve estar se perguntando, “ok, eu entendi. Mas quais as vantagens, oportunidades e diferenciais vou encontrar empreendendo com franquias?”. Bom é o que vamos abordar logo abaixo.
Empreendedorismo de franquia vale a pena?
O empreendedor de franquias tem um leque de opções rentáveis para explorar, especialmente no setor de alimentação que está em alta.
Segundo a pesquisa Food Service 2024, o segmento fechou 2023 com um crescimento de 19% no faturamento, totalizando R$ 61,959 bilhões. Um dos responsáveis por esse sucesso é o delivery, importante peça do food service nacional.
Para entender, 59% das lojas que trabalham com app de delivery registraram ticket médio de R$ 50 a R$ 100. No médio prazo, essa se torna uma grande vantagem para o dono de uma franquia de app, por exemplo. Afinal, esse empreendedor, ganha dinheiro com cada pedido feito na plataforma. Logo, quanto maior o valor, maior será seu faturamento.
Por que o delivery é um terreno fértil para Franquias?
- Mudança de hábitos: a comodidade de comprar e receber produtos sem sair de casa se tornou prioridade para o consumidor moderno.
- Baixo investimento inicial: uma franquia de app de delivery é mais acessível porque é 100% digital, tem modelo de gestão simplificado, não tem custo operacional e custa a partir de R$18 mil na Delivery Much.
- Operação simplificada: a gestão de uma microfranquia é mais enxuta e direciona a atenção do franqueado para atividades comerciais e administrativas.
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Food service no auge do mercado de franquias
As franquias de alimentação são versáteis e têm opções para todos os gostos e bolsos, comprovando a força do setor:
- Lanches em geral: Clássicos como pizza, hambúrguer e açaí são modelos de franquia consolidados e com alta demanda.
- Alimentos saudáveis: Explore o nicho em crescimento de comida saudável com franquias de saladas, sucos naturais e marmitas fit.
- Além da Mesa: Franquias de app de delivery vendem muito mais que comida e negociam produtos de supermercado, petshop, farmácia e bebidas.
Ficou com vontade empreender? Veja o que o franchising espera do perfil do franqueado.
O que você precisa saber para ser um bom empreendedor de franquias?
Segundo a pesquisa Food Service 2024, 88% dos franqueados do setor de alimentação tiveram aumento nas vendas em 2023. Mas nada disso caiu do céu! É fundamental ter dedicação, planejamento estratégico e paixão pelo negócio e 3 características:
- Perfil comercial e bom relacionamento com clientes;
- Tempo para dedicar ao negócio;
- Propósito que vai além do negócio próprio;
- Motivação diária, como: mudar de vida, ajudar a família, impactar a cidade.
Leia também: O que faz um empreendedor franqueado?
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