O perfil do empreendedor digital

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Você tem o perfil necessário para ser um empreendedor digital? Descubra neste artigo.


Agora que você já sabe como o empreendedorismo digital funciona e está por dentro das principais tendências para 2019, que tal analisar se você tem o perfil de um empreendedor digital?

Confira abaixo o que é preciso para ter sucesso no empreendedorismo digital e quais são as características essenciais que um empreendedor deste nicho deve ter:


1 – Do que você precisa para ter sucesso no empreendedorismo digital?

2 – Características de um empreendedor digital


Do que você precisa para ter sucesso no empreendedorismo digital?

Não existe uma receita de bolo para um empreendimento digital de sucesso. No entanto, também não é preciso reinventar a roda. Podemos nos inspirar em negócios que se destacaram em seus nichos e analisar o que deu certo e o que não deu.

Veja abaixo alguns pontos que os empreendimentos de sucesso têm em comum:

1 – Construa uma lista de e-mails

E-mails? Quem usa e-mail hoje em dia? Bem… todo mundo! Usamos e-mails para tudo: desde cadastros em mídias sociais até os e-mails vinculados aos sistemas operacionais.

O que os torna tão valiosos é: eles detêm uma quantidade significativa de informações sobre nós. Logo, pense nos e-mails além da lista de disparo de mailing, que por si só já é uma ferramenta essencial.

Emails, por estarem vinculados a vários campos de nosso interesse, são um meio importante para que você consiga personalizar cada vez mais a experiência dos seus clientes com o seu negócio.

Além disso, as principais referências do marketing digital dizem que não devemos guardar todos nossos ovos de ouro em uma cesta só. Portanto não deposite todos os seus esforços em uma rede social, por exemplo. Um dia ela pode acabar e você vai ter que começar tudo do zero. Construir uma lista de e-mails é uma garantia para manter seus clientes sempre por perto.

2 –Saiba negociar

É importante ser flexível e estar disposto a uma conversa com o cliente para chegar a um acordo vantajoso para ambos. Mas isso não significa desvalorizar o seu trabalho e aceitar receber menos do que ele vale.

Leve em consideração que o cliente já conhece o seu produto – ao menos em parte. Se ele encontrou o seu negócio em meio a tantos que habitam a internet, é porque pesquisou; e se está inclinado a fazer a compra é porque sabe da qualidade do seu produto.

Então, não ceda a acordos que podem te deixar no prejuízo. Para negociar bem é importante ouvir mais, ser honesto e se preocupar com os interesses do cliente, demonstrando responsabilidade tanto na venda quanto no pós-venda.

3 – Invista em marketing de conteúdo

É quase impossível falar em empreendedorismo e vendas sem falar de marketing de conteúdo. Educar o seu público e oferecer para ele conteúdos de valor são passos essenciais para quem quer se destacar e ser reconhecido como referência em um nicho.

E isso não vale apenas para quem trabalha com marketing digital. Vale para todo tipo de negócio (se você está lendo este texto e sabe que a Delivery Much é uma franquia online de delivery online de comida, então entende aonde queremos chegar).

Além disso, seu potencial cliente nem sempre vai estar pronto para realizar uma compra quando chega até você. Então, é importante nutri-lo e mantê-lo por perto até que chegue a hora. Portanto atraia sua atenção, engaje este público e construa relações de confiança.

4 – Construa um negócio confiável e coerente

Pense em um estabelecimento físico deserto. Mal cuidado, com funcionários mal encarados e produtos de origem duvidosa. Você compraria em um lugar assim? É provável que não.

Agora pense que o cliente do seu negócio online não tem como saber se está prestes a cair em uma cilada como essa ao comprar de você. Ele pode se sentir inseguro se o seu negócio não parecer confiável.

Por isso, invista em uma plataforma bem construída, que transmita transparência e profissionalismo. Além disso, mostre que seu empreendimento está aberto ao diálogo e se dispõe a responder todos os questionamentos de seus clientes.

5 – Saiba criar oportunidades

É ingenuidade achar que você só precisa dar início a um negócio e esperar que os clientes venham até você.

É preciso ter a iniciativa de criar oportunidades. Para isso, estreite os canais de comunicação; mantenha contato com os clientes; veja se eles estão gostando dos seus produtos e mergulhe em seu universo. Entender o comportamento da sua persona vai munir você de informações para que você melhore cada vez mais os seus processos.


Características de um empreendedor digital

Será que você tem o perfil de um empreendedor digital? Confira algumas das características mais importantes de quem trabalha com este tipo de negócio:

1 – É determinado

Vamos começar com uma característica que pode parecer óbvia, mas nem todos que se aventuram neste nicho possuem.

Alguns dias vão ser difíceis e desafiadores. Em alguns períodos você vai pensar em desistir e se entregar a procrastinação. Acredite, isso é normal.

Por isso ter determinação, objetivos e metas claras faz toda a diferença. Você não pode desistir de um sonho porque em alguns dias tudo parece dar errado. Para conquistá-lo, você deve ser capaz de continuar.

2 – A disciplina e o foco regem a sua rotina

Você precisa saber aonde quer chegar. Quando não temos um foco, qualquer caminho serve.  Por isso, assegure-se de planejar cada passo e mantenha uma rotina de trabalho.

Aliás, este é um ponto essencial no trabalho home office (que é o modelo adotado por muitos empreendedores digitais). Ter disciplina para manter uma agenda regrada é importante para que você não se deixe levar pelas tentações de não ter hora marcada para começar ou terminar de trabalhar. É importante estabelecer uma rotina, ainda que ela não precise ser tão rígida.

3 – Tem perfil para trabalhar home office

Este ponto complementa a característica anterior. Isso não significa que você não estabeleça o seu negócio em um ambiente físico algum dia, mas esta provavelmente não é a sua ideia enquanto ele estiver em um estágio inicial.

Por mais que muitas pessoas sonhem em trabalhar de casa. Nem todos têm o perfil que este modelo exige. É necessário ter consciência de que você irá trabalhar sozinho na maior parte do tempo (ou até mesmo o tempo todo).

Então, se você consegue ser produtivo apenas se tiver uma equipe à sua volta o tempo todo, é importante investir um tempinho para estruturar um método que funcione para você.

4 – Sabe lidar com grandes responsabilidades

Assim como as características anteriores. Esta é válida para qualquer negócio: virtual ou tradicional. Quando você se torna dono do seu próprio negócio, passa a assumir a ponta do processo; assim como toda a responsabilidade pelos erros e acertos.

E isso pode ser um grande desafio. Então esteja preparado para os problemas caírem no seu colo. Se você não quer ter que lidar com todas as responsabilidades envolvidas em um negócio, é melhor repensar a escolha de empreender.

5 – Aprende com seus erros

Quanto mais cedo você tenta, mais cedo erra e mais cedo corrige. Isso é um fato. Se você tiver a oportunidade de fazer isso antes de colocar o seu negócio no ar, faça. Seja adaptável, abrace os seus erros e encare tudo como uma oportunidade de crescimento. De qualquer maneira, a energia gasta analisando os erros ao invés de lamentá-los é energia bem gasta.

Por fim, pense que, na verdade, o empreendedor não erra: ele só descobre mais um caminho que não dá certo.

Quer ser um empreendedor digital? Confira todas as dicas em nosso conteúdo especial: “Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e por que apostar no modelo“.

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