Sustentabilidade no food service: economia e estratégias

Sustentabilidade no food service economia e estratégias

Entenda como a sustentabilidade se aplica no food service e quais são os benefícios proporcionados.


Quando falamos em sustentabilidade no food service, um dos primeiros exemplos que surgem é o de descarte de resíduos. Esse é um ponto importante no final da cadeia produtiva, mas podemos pensar a sustentabilidade muito antes disso.

Medidas como a redução no consumo de água, de energia e de matéria-prima, tornam o processo mais ambientalmente amigável e representam economia ao negócio.

É evidente, além dessas mudanças, a escolha de fornecedores e parceiros que também se preocupam com questões ambientais reforçam o comprometimento do negócio com a sustentabilidade.

Por que você deve se preocupar com sustentabilidade?

Clientes e investidores questionam e não hesitam em abandonar uma marca que ignora os impactos causados ao meio ambiente.

Logo, além de entender a importância de investir em sustentabilidade é preciso pensar e executar ações que vão ao encontro dessa política.


MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Qual a importância da sustentabilidade no food service?
2 → Sustentabilidade como política do negócio
3 → O plástico no Food Service
4 → Benefícios da sustentabilidade no food service


Sustentabilidade no food service: economia e estratégias | Delivery Much Blog

1 → Qual a importância da sustentabilidade no food service?

Antes de mais nada, precisamos pensar no que é a sustentabilidade.

E devemos ir além do conceito de cuidado com a natureza: ser sustentável é uma forma de suprir as necessidades atuais da humanidade sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Mas o que isso tem a ver com o food service?

Tudo!

Esse é um dos maiores setores da economia, o que acaba resultando em um impacto ambiental maior e também no grau de responsabilidade do setor.

2 → Sustentabilidade como política do negócio

Assim como as diversas políticas que regem um negócio, a sustentabilidade também pode nortear escolhas, direcionamentos e processos.

Esse alinhamento é importante para que a política não seja adotada apenas como um recurso pontual ou reativo, mas como um fator decisório.

Quando essa a sustentabilidade é adotada, tanto os procedimentos internos quanto externos precisam estar adequados. Alguns pontos que podem contribuir para um negócio mais sustentável:

  • ter fornecedores e parceiros que adotem a sustentabilidade como política de negócio;
  • adequar sua estrutura à redução de gastos de água, energia e recursos não renováveis;
  • dar preferência para matérias-primas fornecidas por produtores locais.
  • treinar sua equipe visando a redução de desperdícios;
  • ter políticas de reciclagem e de reaproveitamento (feito com segurança e responsabilidade);
  • comunicar seus clientes sobre a política de sustentabilidade adotada na sua empresa.
  • dar preferência para o uso de embalagens sustentáveis.

3 → O plástico no Food Service

Em um contexto normal, o consumo de embalagens plásticas já atingia níveis assustadores: segundo o Portal do Senado, eram 1,5 milhão por hora.

Com a chegada da pandemia para diminuir os riscos de contaminação, o ideal é que as embalagens sejam descartáveis. Ainda que sejam higienizadas em várias etapas do processo e todos os cuidados sejam tomados durante a manipulação, o aconselhável ainda é que elas sejam descartadas assim que recebidas. Mas aí vem o dilema: como lidar com essa sobrecarga de embalagens gerada pela pandemia?

A melhor saída é dar preferência para opções sustentáveis, além de instruir os seus clientes sobre a utilização consciente e o descarte adequado. Veja algumas opções de embalagens sustentáveis:

  • Embalagens biodegradáveis: hoje existem no mercado várias opções produzidas a partir de matéria-prima biodegradável, como cogumelo, fécula de batata, casca de cebola, etc. Seu processo de decomposição não prejudica o meio ambiente.
  • Embalagens de vidro: podem ser reutilizadas inúmeras vezes e podem ser reciclados sem liberarem substâncias tóxicas na natureza.
  • Embalagens de papel reciclável: se optar por esse tipo de embalagem, não deixe de instruir seus clientes sobre o descarte correto, o que facilita o processo de reciclagem.
  • Embalagens de alumínio: ainda que seu processo de produção traga danos para o meio ambiente, ele pode ser reciclado inúmeras vezes.

4 → Benefícios da sustentabilidade no food service

Redução de custos

Negócios que adotam medidas como a redução do consumo de água, matéria-prima e energia, além da manutenção de equipamentos que utilizem esses recursos, diminuem custos e, consequentemente, aumentam seu lucro. Práticas como reciclagem e reutilização também contribuem para esse saldo positivo. 

Redução do desperdício

O Brasil é um país onde os números relacionados ao desperdício de alimentos é vergonhoso e preocupante: um terço do que produzimos vai para o lixo antes de chegar à mesa. Reduzir o desperdício, além de ser uma contribuição positiva para a cadeia de produção de alimentos, também é uma forma de tornar o seu negócio sustentável tanto no sentido ambiental quando financeiro.

Adequação a uma forte tendência de mercado

Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pela Opinion Box, 33% dos entrevistados afirmaram que se preocupam muito com as práticas sustentáveis das empresas das quais escolhem consumir, e 53% disseram que se preocupam um pouco. Apenas 9% disseram não se preocupar com a sustentabilidade ao escolher uma marca ou produto.


Leitura complementar

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress