Histórias Delivery Much 5 estrelas: Tenda Chálabi

Histórias Delivery Much, restaurantes 5 estrelas Tenda Chálabi

Conheça a história da Tenda Chálabi e como a empresa, com mais de 20 anos, está usando o delivery para superar a crise.


O interior do Brasil “esconde” inúmeras surpresas. Há o charme bucólico das pequenas cidades; visuais exuberantes e sabores únicos, encontrados apenas em uma região ou outra do país. 

Dentre as mais de 5 mil cidades que formam o interior do Brasil, está Caratinga, localizada no Vale do Rio Doce, no interior de um dos estados mais gastronômicos do país: Minas Gerais. A cidade que conta com uma população de pouco mais de 92 mil habitantes possui, segundo dados da Delivery Much, cerca de 140 restaurantes, sendo a Tenda Chálabi o único estabelecimento de comida árabe da região.

Sabor familiar

Com mais de 20 anos de existência, a Tenda Chálabi, em termos de negócio, é um tradicional restaurante brasileiro, ou seja, 100% familiar, que segue as tradições para vender comida

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Fernando Chálabi e Rodrigo Chálabi

A Tenda árabe nasceu por iniciativa de Fernando e Inês Chálabi que decidiram levar o sabor das reuniões familiares e o conhecimento da cozinha libanesa, herdados do pai, para uma veia comercial. 

Rodrigo Chálabi, sócio-proprietário da Tenda, conta que após 20 anos de negócio, a essência do negócio é mantida e a preocupação está sempre em entregar atendimento e um produto de qualidade para o seu público. Pensamento esse que rendeu ao negócio o selo 5 estrelas do aplicativo Delivery Much

Entrar ou não no delivery?

“Você não é todo mundo”, a tradicional frase das mães brasileiras pode ser aplicada à Tenda, durante os últimos 19 anos. Rodrigo conta que o delivery sempre foi algo que era avaliado, porém com ressalvas, pois havia uma preocupação com o produto. “Uma coisa que sempre batemos na tecla é: o que você está entregando para o seu cliente”, reforça ele. 

O entendimento da família é de que o delivery é um ótimo canal de vendas, que abre muitas portas, porém se não bem trabalhado pode prejudicar todo o legado que foi conquistado por anos de trabalho. 

Mudanças pela pandemia

Em março de 2021, completou-se no Brasil um ano de pandemia. No mesmo mês, a Tenda Chálabi completou 13 meses de delivery. O caso da Tenda não é um fator isolado, segundo dados do Valor, até junho do ano passado, o aumento de restaurantes nos serviços de delivery foi de 30%. No interior, dados da Delivery Much mostram um acréscimo de 29%, no mesmo período. 

O volume de novos negócios no delivery também foi seguido pelo crescimento de pessoas usuárias utilizando o serviço. No interior, o crescimento de novos consumidores no app da Delivery Much fechou o ano em 69%, alcançando o número de 3 milhões de pessoas usuárias. 

Esse crescimento exponencial ajudou a Tenda a mostrar seu trabalho para outros públicos, até então não atendidos pela empresa. “Muitas pessoas não tiveram, antes da pandemia, a oportunidade de conhecer nossos pratos, por gostar de ficar em casa, ou mesmo por criar um conceito de que ali não é para mim, e a Delivery Much, nos deu essa possibilidade de trabalhar novos públicos e abrir nosso leque.”

Rodrigo destaca que a adesão ao delivery veio em fevereiro de 2020, antecipando o início do isolamento social. Porém, como sempre houve uma preocupação com a qualidade, a entrada no modelo foi justaposta ao comprometimento da qualidade da entrega.

Compromisso com a qualidade

Rodrigo comenta que após a decisão de entrar no delivery, o foco foi dar ao cliente online a mesma experiência que ele teria comendo no estabelecimento. 

Para encontrar esse equilíbrio, todos os processos do negócio foram otimizados para o delivery. “O preparo, a embalagem, o transporte, o engajamento da equipe, tudo foi preparado para entregarmos a melhor experiência ao cliente.”

O compromisso com a qualidade é regra na Tenda de comida árabe. Rodrigo destaca, além dos pontos mencionados, a importância de entregar o que foi prometido ao cliente. A partir desse pensamento, no início do planejamento, foram selecionados quais pratos seriam entregues no delivery e quais não. 


“Fizemos vários testes e na relação do dia a dia fomos aprendendo. Alguns pratos a gente tirou, outros acrescentamos e para alguns produtos específicos fazemos a entrega de carro.”


Hoje, após um ano de delivery, Rodrigo compartilha três pilares essenciais para o delivery:

1 → Preparo: é preciso ter um cuidado maior na hora de preparar o produto. É preciso pensar que ele será transportado até o cliente e isso leva algum tempo;

2 → Transporte: é preciso ter a embalagem correta, para manter a temperatura do alimento; uma embalagem que não deixe o alimento balançar no transporte;

3 → Tempo de entrega: é essencial entregar no tempo prometido, cumprir com prazos não quebra a expectativa do cliente. Rodrigo aconselha a negociar com o cliente: “é preferível pedir um tempo maior para a entrega do que prometer e não cumprir.”


“As pessoas comem muito com o olho. Então, no delivery é preciso ter um cuidado especial com a apresentação do produto na hora que o cliente abre a embalagem”.


Delivery como incremento de renda

Devido ao isolamento social, o delivery se tornou um solução para muitos negócios, isso deu ao setor um crescimento exponencial no mundo inteiro. Contudo, apenas estar no delivery não garante crescimento ou mesmo vendas, é preciso investir, ter bons parceiros e observar a qualidade do que será entregue. 

Rodrigo conta ter observado todos estes pontos e ressalta a adesão ao delivery como fator de sobrevivência no mercado. “Nós tivemos um período de seis meses sem atendimento ao público e o delivery nos ajudou muito, e mesmo com o retorno do atendimento presencial, entendemos que o delivery é um reforço essencial, pois muitas pessoas ainda têm receio de sair, com toda a razão, e o delivery supre essa necessidade. O delivery para nós é algo que veio para ficar”.

Relacionamento com a Delivery Much

Desde o início da pandemia, a Delivery Much busca através de várias ações e dos empreendedores e representantes locais encontrar formas de auxiliar os negócios, entregadores e públicos em geral a superar esse momento tão delicado. 

Para Rodrigo, esse atendimento próximo, desde o momento zero e no dia a dia foi um impulsionador dos resultados obtidos em delivery. 


“Sem dúvida a parceria com a Delivery Much foi e é muito importante para nós”


“Desde o começo, o Jacson (empreendedor Delivery Much em Caratinga), esteve comigo, me auxiliando com o cardápio, me dando insumos e suporte para botar o delivery rodar”. 

Após esse período inicial, Rodrigo destaca a facilidade do app e como ele possibilita focar na produção de alimentos e verificar pontos de melhorias no processo como um todo.  

Restaurante 5 estrelas

Nos últimos anos, ter uma boa avaliação na web não é apenas status, mas um fator que reflete em vendas. Segundo o site Yourviews, os relatos de outros clientes são fatores cruciais na tomada de decisão por novos clientes. De acordo com a Gaud, 40% das pessoas formam sua opinião sobre uma marca após lerem 3 avaliações. 

Rodrigo destaca, até então, não haver dar importância para as avaliações como um status, mas sim pelo olhar de uma entrega de qualidade


“Eu escolhi a Delivery Much pela confiança que a empresa passa. Sabia que fazia um bom trabalho aqui na minha cidade. Então entrei em contato e em menos de uma semana, tudo estava pronto e já começamos a rodar.” 


Para ele, as 5 estrelas são reflexo do atendimento e do engajamento da equipe da Tenda. “Ser 5 estrelas na principal plataforma de pedidos da sua cidade é muito bom, por exemplo, alguém em viagem à Caratinga, pode ver as avaliações e isso vai passar credibilidade. Por outro lado também passa uma responsabilidade maior para nós. Em manter, por mais que seja difícil, as 5 estrelas.”

Um conselho final de Rodrigo, para quem busca a excelência na qualidade é ser fiel ao produto, buscar a melhor entrega, a melhor experiência e, acompanhar sempre a reputação do negócio. “Meu pai é o guardião do app, ele está sempre acompanhando o que acontece e isso nos dá um norte de para onde ir”, finaliza.


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