Será que a sua cidade tem potencial para ter um delivery online de comida? Confira alguns pontos que devem ser analisados antes de você se tornar um franqueado da Delivery Much.
Os hábitos alimentares mudaram e estão cada vez mais atrelados à facilidade que a tecnologia proporciona.
Neste contexto, os smartphones, através de aplicativos de delivery de comida, são os principais responsáveis pelo crescimento do setor.
De acordo com estudos, os apps são mais utilizados em 3 momentos:
1) Quem não tem tempo para cozinhar;
2) Quem busca praticidade, comodidade e segurança;
3) Quem é fiel às tele-entregas.
E esse é o cenário perfeito para empreendedores que apostam no modelo de negócio dos deliverys de comida, como a Franquia Delivery Much.
E para você que quer investir em uma franquia, mas não sabe se sua cidade tem potencial para ter um delivery online de comida. Confira abaixo alguns pontos que devem ser analisados antes de você fechar negócio:
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1 → A população importa? Por quê? 2 → Concorrência 3 → Maturidade tecnológica da cidade 4 → Número de restaurantes da cidade Sem dúvida! Quando você realiza o estudo da cidade onde quer estabelecer uma franquia de delivery de comida, a população deve ser um dos seus principais pontos de atenção. Cada modelo de negócio tem uma característica. A Delivery Much (DM), por exemplo, é uma franquia indicada para cidades do interior, com população de até 150 mil habitantes. O perfil destas localidades já foi testado e validado pela empresa e, segundo Henrique Krum, head de expansão da DM, há muitos cases de sucesso e garantia de ROI (Retorno Sobre Investimento), em média de 6 a 18 meses. “Existem mais de 500 cidades pelo interior do Brasil em que há demanda reprimida, mercados que precisam de uma atenção muito maior devido à mudança de cultura e hábitos”, relata Krum. Empreendedores que decidem investir em cidades menores costumam sair em vantagem neste quesito. No interior, a concorrência entre aplicativos de delivery tende a ser menor. Contudo, antes de fechar negócio, você deve refletir sobre algumas questões: Ao apostar em uma franquia, por lei, os franqueados têm direito a suporte para ajudar em todo este processo inicial de reconhecimento do mercado. Saiba mais como funciona aqui. Este é um ponto essencial. Quem trabalha com aplicativos de delivery não apenas deve ter domínio da tecnologia, como também estar atento à maturidade tecnológica da cidade onde pretende empreender. Segundo Pedro Judacheski, CEO da Delivery Much, a escolha pelo interior se dá por uma demanda ainda reprimida e, principalmente, pela dinâmica de levar à cidades menores novas possibilidades de empreendedorismo aliada à tecnologia, à geração de empregos e ao relacionamento hiperlocal. “A população de cidades pequenas anseia por novidades que, até então, só estão disponíveis nos grandes centros. Em outras palavras, eles estão prontos para aderirem às novidades, basta que a tecnologia chegue até eles.”, completa Judacheski. Por outro lado, podemos notar as transformações culturais provocadas por esta nova forma de as pessoas se relacionarem com a alimentação. Estas mudanças foram sentidas pelo empreendedor Gustavo Moraes, franqueado da DM em São Roque, no interior de São Paulo. Segundo ele, a franquia mudou a forma como as pessoas fazem pedidos e, desde a implantação na cidade, a tecnologia foi bem aceita tanto pelos usuários quanto pelos estabelecimentos. Pouco depois de se estabelecer na cidade, o número de restaurantes cadastrados já representava 58% do total da cidade. E o crescimento do número de pedidos também foi muito expressivo: em alguns restaurantes o aumento chegou a 500% após a implantação da Delivery Much. Além de se preocupar com o número de usuários interessados na plataforma (população da cidade), você também precisa fazer o levantamento de quantos estabelecimentos existem na cidade onde deseja implantar a franquia. Isso é importante para determinar se o negócio pode, de fato, ser lucrativo a médio e longo prazo. Saber o número de potenciais clientes que você pode ter é importante para traçar metas realistas e ter uma base de cálculo sólida. Imagine que sua meta de faturamento é X e você precisa de pelo menos Y estabelecimentos cadastrados para atingi-la. Se a cidade em questão só tiver a metade do número ideal de estabelecimentos em operação, você precisará rever seus cálculos e reajustar suas metas para manter um negócio sustentável. A economia da cidade é outro ponto que não pode ser negligenciado. É preciso ter a percepção de quais setores são mais fortes e quais precisarão de um esforço inicial maior. Para entender se há viabilidade de o negócio dar certo na cidade, é preciso avaliar qual é a sua principal atividade econômica. Por exemplo, se a cidade tem uma economia universitária ou industrial. Observar esses pontos dá ao empreendedor o insumo para avaliar onde deve concentrar seus esforços. Isto é, precisa investir em mídia massiva apenas para conquistar o público ou investir em ações para educar a população sobre a novidade tecnológica? Além disso, entender sobre a economia da cidade ajuda na estruturação das ações de venda. Por exemplo, o foco será em um ticket médio alto ou baixo.
1 → A população importa? Por quê?
2 → Concorrência
3 → Maturidade tecnológica da cidade
4 → Número de restaurantes da cidade
5 → Economia da cidade
6 → Região promissora
Depois de analisar o perfil da sua cidade, você a classificaria como uma região promissora para a implantação de uma tecnologia como o delivery de comida?
Com isso, não queremos dizer apenas se ela está pronta para receber a tecnologia, mas sim se ela se mostra propensa à inovação.
Quando há esta abertura, o impulso tecnológico e o empreendedorismo ajudam a região como um todo a evoluir.
O head de expansão da Delivery Much, Henrique Krum, destaca que os investimentos feitos pela franquia, após a implantação, beneficiam todas as pontas.
O franqueado Gustavo Moraes confirma isso ao relatar as oportunidades diretas e indiretas criadas em São Roque após a chegada da DM.
Além dos usuários, toda a cadeia de parceiros, entregadores e fornecedores foi impactada. O empreendedor também acredita que o movimento pode influenciar e motivar o lançamento de ainda mais novidades e aplicativos inovadores na cidade.
Além destes pontos, analise como é a relação da cidade com o setor de alimentação como um todo.
As cidades pequenas possuem a vantagem de ter uma gastronomia local fortalecida, com a qual o público tem mais proximidade.
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