O delivery no Brasil continua em alta e acompanhando as tendências do mercado de consumo e de alimentação. Continue a leitura e descubra como ganhar dinheiro nesse mercado em 2024.
Não faltam notícias anunciando o crescimento do food service nos últimos meses e o delivery no Brasil também não fica para trás.
Passada a pandemia, período de ouro e de estabelecimento da cultura dos pedidos online, os apps de delivery continuam em alta e acompanhando as tendências do mercado de consumo, de alimentação e da indústria.
Continue a leitura para entender o que esperar do setor 2024 e descobrir como começar a ganhar dinheiro com food delivery.
Navegue pelo menu
Confiança alta em serviços
Bares e restaurantes estão entre as empresas com melhor desempenho no Índice de Confiança de Serviços (ICS) realizado pela FGV IBRE. O setor registrou 94,4 pontos em novembro de 2023 e as expectativas para o futuro são positivas.
Contribuindo com o crescimento do delivery no Brasil, bares e restaurantes sinalizam a expansão desse mercado e a confiança dos consumidores nos próximos três meses.
Leia também: Abrir um negócio no setor de alimentação: venha pra Delivery Much
O delivery no Brasil segue em expansão
O brasileiro é apaixonado por pedir comida e movimenta a indústria do food service. De acordo com a pesquisa da Statista, 48,77% de todos os pedidos feitos por delivery são do Brasil, ficando à frente do México (27,07%) e da Argentina (11,85%).
Segundo a Pesquisa Globo de 2021, 72% dos usuários de delivery utilizam o serviço pela praticidade e pela comodidade.
A prática de pedir comida, fazer compras do mercado e farmácia pelo celular foi acelerada na pandemia e agora faz parte da nossa rotina.
Já não aceitamos pegar filas ou frequentar espaços lotados, podendo receber o mesmo produto de forma rápida, segura e sem sair de casa.
Outra facilidade é que os aplicativos de delivery são ferramentas gratuitas para o usuário e reúnem os estabelecimentos, sem precisar baixar apps individuais de cada loja.
Darlan de Oliveira - Gerente de Expansão da Delivery Much
Serviço de delivery é o principal pilar do food service no país
O delivery no Brasil foi a principal alternativa para o setor alimentício durante o isolamento social, entre 2020 e 2021. Hoje, continua movimentando a cadeia de food service, gerando empregos e renda pelo país.
Entre as comidas mais pedidas em 2024, segundo a pesquisa da Kantar, estão:
- Opções para o jantar;
- Marmitex e à la minuta;
- Coxinha;
- Esfiha;
- Hambúrguer;
- Pizza.
Para bares e restaurantes, pedidos por delivery são a verdadeira solução
Durante a pandemia, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) divulgou que 90% dos estabelecimentos aderiram ao serviço de delivery.
Na época, os pedidos online eram a única possibilidade de continuar com as atividades à distância.
Hoje, mesmo superando aquele cenário, a indústria de alimentos segue apostando nesse modelo de serviço, pela lucratividade e pelas inúmeras possibilidades de inovação do delivery no Brasil.
O delivery no Brasil abre portas para a inovação
Com a possibilidade de venda exclusiva pelos aplicativos e canais online, muitos lojistas abriram mão de espaços físicos para consumo e adotaram as dark kitchens. Essa mudança trouxe uma redução de custos operacionais e um aumento de até 50% no faturamento.
Tudo isso é possível graças à rede de benefícios dos apps de delivery:
- Para o usuário, um mundo de facilidades na palma da mão;
- Para o lojista, mais vendas, novos clientes e crescimento do negócio;
- Para o dono do aplicativo (franqueado), é lucratividade com cada pedido feito pelo app.
Venda pelo WhatsApp acelera em inovações
O brasileiro tem espírito empreendedor e abraça as novas oportunidades de venda assim que elas aparecem. Com o WhatsApp não foi diferente! Muito antes da versão business, empresas já usavam como canal de contato com os clientes.
Atualmente, a venda pelo Whatsapp cresce de forma acelerada com a integração da ferramenta a um chatbot por inteligência artificial. A inovação chega para:
- automatizar o atendimento;
- reduzir o tempo de espera;
- facilitar os pedidos online;
- aumentar a receita de vendas online;
- reduzir custos operacionais.
4 tendências de food service para apostar em 2024:
O avanço tecnológico e as mudanças na rotina da população nos últimos anos tiveram forte influência nas vendas por delivery no Brasil.
Essas transformações estão impulsionando o surgimento de novos comportamentos e tendências em 2024. Confira!
Franquia de delivery
As franquias de delivery não são propriamente uma novidade, mas são o negócio perfeito para quem quer investir em um setor aquecido, com alto potencial de rendimento e confiança do mercado.
Apostar em uma franquia de delivery possibilita que você abra uma unidade onde você mora, sem arcar com custos operacionais e lucrar com os todos os pedidos de comida da cidade.
A Delivery Much possui unidades a partir de R$ 15 mil reais e, como nosso franqueado, você conta com os benefícios abaixo:
Take away
A venda take away tem se tornado cada vez mais popular, especialmente com o crescimento do delivery. Na modalidade, o cliente realiza a compra e retira o pedido no local, sem tele-entrega.
É uma opção conveniente para quem deseja consumir os produtos em casa ou no escritório, por exemplo.
Grab and go
Semelhante ao take away, as compras Grab and Go oferecem opções pré-embaladas e prontas para serem levadas. A prática ficou popular em cafeterias e lojas de conveniência, com o objetivo de oferecer rapidez, evitar filas e indecisões com o cardápio.
Plant-based
O consumo plant-based está em alta e é baseado em alimentos ou produtos provenientes de plantas, como frutas, legumes, grãos e leguminosas.
A dieta, que prioriza o consumo mais saudável, sustentável e ético, é um estilo de vida que ganha popularidade em função dos benefícios para a saúde e a diminuição de danos ambientais.
Continue por dentro das tendências
Em nosso blog, você encontra informações sobre empreendedorismo, food service, franchising e muito mais.
Guia de microfranquias: veja as melhores oportunidades
O mundo das microfranquias é super versátil e cheio de possibilidades para investir. Saiba como encontrar as melhores oportunidades no nosso guia!
Conheça as empresas de food service mais bem-sucedidas
As empresas de food service oferecem conforto, praticidade e alta rentabilidade para quem quer empreender no setor. Saiba mais!