Pensa em empreender, conheça as principais tendências e os empreendimentos para 2020 que despontam no mercado! Acesse agora:
Em nosso último post, reunimos 7 tendências de empreendedorismo que você precisa ficar de olho em 2020.
Para complementar o material, aqui vamos abordar de forma mais objetiva o funcionamento destes empreendimentos, que seguem as tendências apresentadas anteriormente.
Além disso, também indicaremos as razões pelas quais você deve investir em cada um destes segmentos, seguidas de sugestões sobre as melhores opções dentro do mercado em questão. Confira:
MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Mercado Mobile
2 → Economia compartilhada
3 → Fintechs
4 → Clubes de assinatura
5 → Microfranquias
6 → Alimentação alternativa
7 → Mercado pet
8 → Design de games
9 → Segurança digital
10 → Novas tecnologias
1 → Mercado Mobile
1 – Modelo de negócio
Este modelo abrange diversas soluções, desde aplicativos para comunicação, entretenimento e de delivery, passando por serviços de streaming, apps de compras e de gerenciamento financeiro.
Como vantagem, este mercado traz o fator facilidade para a empresa, ou seja não há a necessidade de se ter uma loja física para operar. E para o usuário uma solução a empresa oferece um solução na palma da mão, fator que atrai e fideliza os consumidores.
2 – Por que é importante apostar
- O digital é uma realidade para brasileiros de todas as idades.
- Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 7 em cada 10 consumidores realizam suas compras pelo celular.
- Segundo levantamento feito pela FGV-SP, o número de celulares ativos no início de 2019 chegava a 230 milhões (um aumento de 10 milhões em relação a 2018).
3 – Qual a melhor opção e por quê?
Quem deseja investir em um setor que cresce de forma expressiva a cada ano, deve dar uma atenção especial aos deliverys de comida.
Um estudo da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) apontou que o crescimento no número de pedidos via aplicativo de delivery gira em torno de R$ 1 bilhão a cada mês (em torno de R$11 bilhões por ano) no Brasil.
Leia também: Tecnologia e alimentação: como aproveitar a combinação no empreendedorismo
2 → Economia compartilhada
1 – Modelo de negócio
Tem como base o consumo colaborativo e as atividades de compartilhamento, troca e aluguel de bens.
O movimento surgiu após a crise mundial de 2008 e prioriza o compartilhar em detrimento do “ter”.
A vantagem do modelo é a economia de recursos naturais e financeiros, tanto para a empresa que propõe a solução quando para as pessoas que a utilizam.
Diferentemente de outros modelos, as transações são do tipo P2P – de pessoa para pessoa.
2 – Por que é importante apostar
· O mercado ganhou rapidamente muitos adeptos (o que pode ser confirmado por fenômenos como Airbnb e Uber)
· A sustentabilidade é uma forte tendência em todos os segmentos e uma das prioridades deste modelo, que otimiza os bens já produzidos em detrimento da produção de novos.
· A economia colaborativa torna os bens acessíveis a mais pessoas.
3 – Qual a melhor opção e por quê?
Depois de soluções relacionadas a transporte e turismo, o compartilhamento de conhecimento é um mercado que vale a pena ficar de olho.
Com isso, a busca de opções para estudo online crescem entre os brasileiros que buscam praticidade e qualidade sem precisarem se preocupar com barreiras geográficas.
Em tempos de recessão e em um mercado cada vez mais competitivo, investir na criação de soluções de compartilhamento de conhecimento pode ser uma opção, além de viável, lucrativa.
3 → Fintechs
1 – Modelo de negócio
As fintechs unem os serviços financeiros com processos inteiramente baseados em tecnologia.
Além dos bancos digitais, o modelo também conta com fintechs de pagamentos, de investimentos, de crédito e empréstimos, de controle financeiro, de bitcoins e de crowdfunding.
As principais vantagens de todas as soluções são o serviço eficiente, a agilidade e o relacionamento diferenciado com os clientes em todas as etapas do serviço.
2 – Por que é importante apostar
- As pessoas buscam por mais soluções práticas e que facilitem o seu dia a dia.
- As fintechs reduzem drasticamente a burocracia inerente às instituições financeiras tradicionais.
- As pessoas prezam pela transparência pelo acesso direto e descomplicado aos seus investimentos financeiros.
- Fintechs como o NuBank crescem a ritmo acelerado. A empresa dos cartões roxinhos que tinha 5 milhões de clientes em 2018, dobrou de tamanho só no primeiro semestre de 2019, alcançando 10 milhões..
3 – Qual a melhor opção e por quê?
Em um período de crise e desemprego, soluções que ajudem o usuário a organizar as suas finanças, gerenciarem seus gastos e controlar o orçamento familiar são uma ótima aposta.
Quanto mais intuitivas e descomplicadas, com explicações voltadas para o público que não está tão familiarizado com o mercado financeiro, maiores as chances de adesão dos usuários.
4 → Clubes de assinatura
1 – Modelo de negócio
Os clubes de assinatura oferecem produtos e serviços com entregas periódicas mediante pagamento recorrente.
As empresas realizam a curadoria dos produtos ou serviços e o assinante os recebe em casa, geralmente com o foco em surpreender o assinante.
Este mercado se destaca pela praticidade oferecida aos assinantes, que recebem produtos selecionados em casa sem precisar passar por todo o processo de compra. É um atrativo para quem busca praticidade.
Já para a empresa, a principal vantagem é se tratar de uma venda recorrente, diminuindo os gastos para conquistar um mesmo cliente a cada compra.
2 – Por que é importante apostar
É um modelo que vem chamando a atenção de quem gosta de ser surpreendido com experiências diferenciadas e fora da curva.
A sensação de pertencimento e de exclusividade são argumentos fortes e que conquistam clientes fiéis.
Essa é uma solução que pode ser integrada a qualquer segmento, desde alimentação e vestuário até cosméticos, literatura e serviços ligados ao bem-estar.
3 – Qual a melhor opção e por quê?
A alimentação faz parte de um dos setores que têm potencial de crescimento garantido. Isso torna os clubes de assinatura de comida estrategicamente atraentes, independentemente do nicho em que resolver apostar.
5 → Microfranquias
1 – Modelo de negócio
As microfranquias possuem uma estrutura mais enxuta do que as franquias, mas também contam com o know how e o suporte da franqueadora.
Além de ter um investimento inicial mais baixo que as franquias, este é um modelo que apresenta vantagens, principalmente, para quem quer abrir o seu negócio próprio em pequenas cidades.
2 – Por que é importante apostar
· O mercado manteve seu crescimento durante todo o ano de 2019 e promete ser uma forte tendência para 2020.
· Os micro franqueados contam com o know how e o suporte da franqueadora.
· Uma boa opção para quem quer abrir o seu próprio negócio com um investimento inicial mais baixo.
3 – Qual a melhor opção e por quê?
Assim como no modelo tradicional, nas microfranquias o setor de alimentação também se destaca: só em 2018, elas movimentaram mais de R$ 45 bilhões.
São inúmeras as possibilidades de atuação, assim como a oferta de franquias dispostas a conquistar o mercado.
Leia mais sobre microfranquias aqui:
Microfranquias 2019: oportunidades para empreender no interior do Brasil com até R$ 30 mil
Entenda a diferença entre microfranquias e franquias
Franquias para cidades pequenas: 10 opções para empreender ainda em 2019
6 → Alimentação alternativa
1 – Modelo de negócio
O modelo de negócio supre a demanda por produtos diferenciados, que se encaixam em diferentes tipos de dietas.
Além de produtos naturais, este segmento também atende as necessidades dos públicos que buscam alimentos funcionais, produtos artesanais e opções adaptadas para quem tem restrições alimentares.
Para quem consome, a vantagem é ter uma oferta que atenda às necessidades. Para a empresa, é ter um público bem selecionado e com mais chances de se manter fiel.
2 – Por que é importante apostar
· A alimentação alternativa possui nichos bem definidos e dispostos a pagar por produtos que atendam aos seus objetivos.
· Em função disso, os consumidores estão dispostos a pagar um ticket médio mais alto.
· Modelo que pode ser adaptado para vários segmentos: produtos naturais, alimentos funcionais, produtos artesanais e opções adaptadas para quem tem restrições alimentares.
3 – Qual a melhor opção e por quê?
Alimentação saudável é um mercado já bastante explorado, mas que ainda tem espaço para crescer.
A preocupação das pessoas com seu bem-estar e saúde, com a sustentabilidade e com a qualidade e confiabilidade dos produtos que consomem são apontadas como tendências para 2020 e prometem direcionar os esforços de mercado de vários setores – com destaque para o de alimentação.
7 → Mercado pet
1 – Modelo de negócio
Modelo de sucesso no país, tendo atingido o patamar de segundo maior mercado mundial do setor. A oferta de produtos e serviços é enorme – e tende se diversificar cada vez mais. Pet shops e lojas especializadas, spas, alimentação especial, daycare e hotéis são apenas alguns dos inúmeros exemplos que fazem crescer o mercado de cuidado e bem-estar animal.
2 – Por que é importante apostar
· Mercado aquecido e que segue em ascensão.
· O apelo sentimental faz com que a busca dos consumidores por novidades e inovações seja cada vez maior.
· Clientes com ticket médio alto.
3 – Qual a melhor opção e por quê?
Mais do que os produtos para pets, os serviços diferenciados podem ser uma excelente alternativa para quem deseja investir no mercado.
Muitos serviços que antes eram considerados supérfluos, hoje são vistos como necessidades por donos que não conseguem dedicar o tempo que gostariam para os seus bichinhos.
A tendência é que esse tipo de serviço passe a ganhar cada vez mais espaço no orçamento doméstico.
8 → Design de games
1 – Modelo de negócio
O modelo de negócio dos games acompanha os avanços tecnológicos que ampliaram a gama de novas plataformas que possibilitam a interação com jogos.
Com isso, novos mercados de entretenimento também surgiram, conquistando usuários de todo tipo.
Por ser um mercado com tantas possibilidades, ele se mostra vantajoso tanto para quem busca atingir vários perfis de usuários quanto para quem escolhe um nicho específico.
Os jogadores, por outro lado, são ávidos por novidades e estão sempre dispostos a experimentarem os lançamentos.
2 – Por que é importante apostar
· O digital veio para ficar e é cada vez mais presente na vida de todos.
· O acesso dos brasileiros à internet, smartphones, tablets e computadores é cada vez maior. Segundo estimativas, o crescimento de 2018 para 2019 será de 82%.
· Mercado versátil, que não se limita apenas a jogos tradicionais, mas também pode expandir, por exemplo, para desenvolvimento de gamificação para educação e para o uso empresarial.
3 – Qual a melhor opção e por quê?
A gamificação é uma opção que vale o investimento. Focar em empresas, que demonstram um interesse cada vez maior em vincular suas marcas a avanços tecnológicos, pode ser uma boa estratégia.
9 → Segurança digital
1 – Modelo de negócio
A proteção de dados é (ou deveria ser) uma preocupação de todos os usuários da internet. Este é um mercado que dificilmente ficará sem público, uma vez que nossa sociedade se conecta cada vez mais, investe constantemente em negócios online e compartilha o tempo todo os mais diversos tipos de informações em mídias sociais.
2 – Por que é importante apostar
· A demanda dos usuários por soluções que os mantenham protegidos no meio digital só tende a crescer.
· Esse é um mercado que nunca para, uma vez que a atuação de cibercriminosos é cada vez mais elaborada.
3 – Qual a melhor opção e por quê?
Os softwares de segurança digital, principais produtos deste modelo de negócio, permanecem sendo o investimento mais vantajoso e com tendência de crescimento nos próximos anos.
10 → Novas tecnologias
1 – Modelo de negócio
Modelo em constante transformação, responsável por levar novidades do mundo tecnológico para empresas e usuários finais.
Foi intensificado pela quarta revolução industrial, permeada pelo desenvolvimento de inteligências artificiais e conexão de objetos à internet.
A principal vantagem é que a demanda por novas tecnologias não se restringe a nenhum nicho específico.
2 – Por que é importante apostar
· Não há como escapar da influência das novas tecnologias na sociedade como um todo, então é essencial estar à frente.
· A melhora da qualidade da internet no Brasil aumentou a adesão de empresas e usuários finais a este modelo de negócio.
3 – Qual a melhor opção e por quê?
A realidade virtual já vem em um crescente há algum tempo e promete seguir em destaque.
As marcas têm feito um uso cada vez maior deste tipo de tecnologia, então a demanda para o desenvolvimento de soluções mais inteligentes só tende a aumentar.