4 filmes sobre empreendedorismo para assistir hoje

filmes-sobre-empreendedorismo

Empreender é transformador. A partir de um sonho, de uma ideia para solucionar problemas com inovação, quem escolhe encarar a vida dessa forma carrega uma bagagem repleta de experiências, tanto boas quanto ruins.

E são justamente os acontecimentos durante toda a trajetória empreendedora que marcam os aprendizados e o crescimento pessoal e profissional. Mas como conseguir encarar o mar de possibilidades de frente e manter o gás no seu propósito?

Uma forma simples, interessante e divertida de fazer isso é assistindo a bons filmes. Há ótimas produções cinematográficas que contam histórias impactantes de pessoas únicas em busca de seus objetivos. E, com certeza, podemos aprender muito com elas.

Neste post, vamos indicar 4 filmes sobre empreendedorismo. As histórias a seguir ganharam ares de ficção, mas vieram de casos reais, de pessoas que, assim como você desejavam transformar a realidade.

Prepare a pipoca e o sofá e acompanhe a nossa lista!

  1. Uma Mente Brilhante

gif-mente-brilhante

A primeira sugestão é um vencedor de quatro estatuetas do Oscar de 2002, incluindo o de melhor filme.

Esse longa-metragem traz Russel Crowe na pele do matemático John Nash. O filme é um romance inspirado na história do estudioso norte-americano, trazendo momentos da sua juventude até a terceira idade. O roteiro se desenvolve ao redor de uma grande questão de Nash, mais complexa que resolver padrões e cálculos: ele teve de aprender a viver com a esquizofrenia.

Diagnosticado na década de 1950, época em que desenvolveu um estudo sobre a teoria de jogos que, anos mais tarde, lhe rendeu um Prêmio Nobel, em 1994, John Nash percorreu toda a sua vida adulta com a doença, que dificultava seu desenvolvimento social e intelectual.  

Para destacar essa luta de controle da mente, o filme narra uma série de eventos da vida do matemático sua pesquisa, seus relacionamentos com amigos e família, sua rotina —, tudo enquanto o personagem luta contra os delírios causados pelo estado de saúde e busca seguir com sua carreira.  

Os principais ensinamentos de Uma Mente Brilhante são a perseverança e o enfrentamento de desafios. Uma grande inspiração, não é mesmo?

  1. Erin Brockovich

Erin-Brockovich

Seguimos as indicações com mais um vencedor do Oscar. Lançado em 2000, Erin Brockovich rendeu uma estatueta a Julia Roberts, na categoria de melhor atriz.

Mas e o que essa história traz para nós, como empreendedores?

O filme tem o nome de uma trabalhadora da área jurídica e ativista ambiental dos Estados Unidos, que, em 1993, foi uma das principais articuladoras de um processo judicial movido contra a empresa Pacific Gas and Electric Company, fornecedora de gás natural e energia.

Com muita persistência e ultrapassando uma série de dificuldades, Erin juntou provas e moveu pessoas para lutar contra a companhia, responsável pela contaminação da água na região de Hinkley por uma substância cancerígena originada em suas operações. A investida de Brockovich garantiu um acordo de 333 milhões de dólares, pagos pela empresa às pessoas atingidas.

Essa história traz como protagonista uma mulher, marcando, além de temas como produção sustentável e responsabilidade social das empresas, também a questão de preconceito de gênero. É uma importante narrativa para pensar na importância do empreendedorismo feminino.

  1. Estrelas além do tempo

gif-estrelas-alem-do-tempo

Destacando mais uma vez a força das mulheres na nossa lista, o foco desse filme são três pesquisadoras negras da NASA, no contexto da corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, nos anos 1960.

Naquela época, o preconceito racial provocava uma divisão profunda entre brancos e negros no país norte-americano e, também, as mulheres tinham menos espaço nos ambientes corporativo e acadêmico.

O filme percorre, então, as vidas de três brilhantes pesquisadoras, Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), que lutam contra o preconceito e buscam reconhecimento por seu relevante trabalho.

Nessa jornada, o longa-metragem motiva questões de respeito às diferenças, trabalho coletivo e coragem para tomar decisões, pontos muito importantes para todo empreendedor ou empreendedora!

  1. A Teoria de Tudo

gif-teoria-de-tudo

Stephen Hawking foi um dos pesquisadores mais conhecidos mundialmente. Em 2014, sua história foi contada pelo longa-metragem A Teoria de Tudo, estrelado por Eddie Redmayne, que recebeu o Oscar de melhor ator por sua atuação.

O filme mostra a força de vontade e o otimismo do cientista, que, aos 21 anos, descobriu que teria de enfrentar a esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa. Sua batalha pessoal se tornou um exemplo de garra na busca por objetivos.

Outra grande lição dessa narrativa para quem deseja empreender é acreditar nas suas paixões e na própria voz, ou seja, ninguém melhor que você para expressar as suas ideias.

E aí, o que achou dessas 4 dicas de filmes sobre empreendedorismo? Bastante motivadores, não é mesmo? Para manter o pique e conhecer ainda mais exemplos de pessoas que podem revolucionar a sua jornada, leia também o post “5 casos de empreendedores que inspiram!”

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress