Gestão de food service: os 11 principais desafios do setor

Gestão de food service os 11 principais desafios do setor

Ter uma gestão eficaz é essencial para manter um negócio competitivo e rentável no mercado de food service.


Vender comida de qualidade, ainda que seja essencial, não basta. Ter uma gestão eficaz é ponto comum para manter um negócio rentável, no atual momento ela é ainda mais importante.

Especialistas destacam que gerenciar um negócio na área de food service de fato não é uma tarefa fácil, mas ela deve ser feita com muita atenção. Para os empresários que contam com mais de uma loja, os cuidados devem ser redobrados na hora de garantir a gestão eficiente.

Mas, será que você está fazendo tudo da melhor maneira possível? Para lhe ajudar nós separamos algumas dicas fundamentais quando o assunto é ter uma gestão eficiente do food service. Confira os 11 pontos prioritários na gestão de food service.


MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Financeiro
2 → Pessoas
3 → Abastecimento
4 → Armazenamento
5 → Clientes
6 → Cardápio
7 → Tecnologia
8 → Controle de qualidade
9 → Pensar em rede
10 → Delivery
11 → Planejamento


1 → Financeiro

Por que é um desafio?

Tanto no âmbito pessoal quanto profissional, as finanças são um desafio para muitos brasileiros. Em empresas, essa é uma questão particularmente perigosa já que o financeiro está presente em todos os outros setores.

Para Carol Bortoleto, consultora especialista em food service, são poucos os empreendedores que entendem e controlam o fluxo de caixa do seu negócio.

“Poucas pessoas buscam de verdade o controle de fluxo de caixa, o dinheiro que entra e o que sai, no que ele é gasto, as tarifas que são pagas, etc. Mas, isso é importante para que você consiga planejar o fluxo de trabalho e entender qual é a posição atual do negócio, quanto está sendo gasto e como ele está se saindo.”.

Possíveis soluções

  • Não espere o negócio crescer para só então passar a se preocupar com o financeiro.
  • Busque softwares de gestão financeira para ajudar no controle do caixa.
  • Instituições como o Sebrae oferecem cursos gratuitos sobre gestão e consultorias para instruir os empreendedores na organização de suas finanças.

2 → Pessoas 

Por que é um desafio?

Negócios são feitos por pessoas para pessoas e é preciso olhar para todos que fazem parte do seu. Gerir os seus colaboradores pode ser um desafio e tanto, mas é imprescindível para que um negócio prospere.

Em tempos de pandemia, a tarefa fica ainda mais complexa e necessária. Quem trabalha com você também convive com a incerteza, e é importante saber que seu negócio é humano e acolhe as dúvidas e preocupações de quem está ligado a ele.

Nesse sentido, Carol levantou um ponto importante:

“Do mesmo jeito que o consumidor tem medo, o colaborador também tem. A minha sugestão para esse momento é: cuide das pessoas que vão cuidar dos seus clientes. Mostre para os clientes que eles estão seguros. É preciso investir nas pessoas. É um desafio muito grande porque a mão de obra no food é cara, mas é necessário. Trabalhamos com serviços e, sem pessoas, não tem serviço. E, se não cuidarmos das nossas pessoas, quem vai cuidar?”.

Possíveis soluções

  • Invista em ações de valorização dos seus colaboradores.
  • Mantenha o seu canal de comunicação sempre aberto. E, mais do que tudo, escute e aprenda com o que eles têm a dizer.
  • Mantenha uma comunicação clara e exponha todas as medidas tomadas para garantir seu bem-estar e segurança.

3 → Abastecimento

Por que é um desafio?

Com exceção de negócios que produzem os próprios insumos e embalagens, todos os demais precisam de fornecedores que garantam o abastecimento.

Buscar fornecedores parceiros confiáveis é um desafio para qualquer negócio, e no food service não é diferente. Além disso, também é preciso antecipar outros problemas que podem prejudicar o abastecimento, como o difícil acesso ao seu estabelecimento ou a distância entre ele e o fornecedor.

Possíveis soluções

  • Invista em parcerias ao invés de simplesmente buscar fornecedores. Quando existe apoio mútuo entre parceiros, também existe a busca por soluções que atendam às necessidades de todos.
  • Tenha uma comunicação clara e exponha suas dificuldades durante a negociação.
  • Busque fornecedores locais. Além de facilitar a logística, também é uma forma de fortalecer a economia do entorno. Valorize o local.

4 → Armazenamento

Por que é um desafio?

Assim como a gestão de recursos financeiros, este pode ser um ponto negligenciado por muitos negócios. No food service, no entanto, a má gestão de estoque pode comprometer seriamente a saúde financeira do empreendimento.

Além da falta de controle sobre os insumos que chegam, o armazenamento inadequado também tem consequências diretas no caixa.

Possíveis soluções

  • Atualize regularmente o inventário do seu estoque. Existem diversas ferramentas e softwares disponíveis no mercado que podem ajudar nessa tarefa.
  • Tenha um planejamento detalhado da quantidade de refeições servidas diariamente e calcule seu estoque a partir daí. Isso facilita tanto a administração de insumos quanto o seu armazenamento.
  • Tenha um espaço adequado para armazenar o seu estoque. Além de se adequar às normas de vigilância sanitária, isso também evita perdas e desperdícios.

5 → Clientes

Por que é um desafio?

Sempre enfatizamos a importância de ouvir o que os clientes têm a dizer. De certa forma, são eles que constroem o negócio do qual desejam consumir.

Entender as mudanças da sociedade e a forma como elas impactam cada indivíduo é essencial. O ano de 2020 está sendo um divisor e, provavelmente, deve influenciar no comportamento dos consumidores por muitos anos.

Carol detalha que, passada a pandemia, o cliente vai exigir dos negócios muito mais do que exige. “É tudo muito impalpável ainda. É um momento de muita mudança e ressignificação de tudo, inclusive dos negócios.”.

Possíveis soluções

  • Estreite a comunicação com os seus clientes através de mídias sociais. Não é preciso dizer o poder de aproximação que elas possuem e o quanto elas modificaram a maneira que nos comunicamos nos últimos anos.
  • Comunique aos seus clientes as medidas tomadas para garantir a segurança de todos.

6 → Cardápio

Por que é um desafio?

Muitos empreendedores não pensam estrategicamente sobre o cardápio que oferecem. Escolhas baseadas em achismos ou que não acompanham as mudanças dos hábitos dos consumidores podem constituir um cardápio que não vende.

Possíveis soluções

  • Invista em engenharia de cardápio. Analise os pratos oferecidos no seu cardápio atualmente e verifique quais têm um maior número de vendas e uma margem de lucro mais vantajosa e, a partir daí, trace sua estratégia de reformulação.
  • A partir das suas análises, você também tem um direcionamento maior sobre ações promocionais nas quais pode investir. 

7 → Tecnologia

Por que é um desafio?

Nem todos os empreendedores sabem como usar a tecnologia a seu favor, mas ela pode ser um diferencial importante para que trabalha no setor de food service.

Ela pode facilitar a logística, o controle de finanças, o delivery, a integração de lojas em rede, a comunicação com o cliente. Enfim, a tecnologia pode estar presente de uma ponta a outra da sua operação, otimizando processos e contribuindo para melhores resultados.

Possíveis soluções

  • Analise o seu negócio e veja o que faz sentido para ele. Por exemplo: o seu negócio tem recursos para investir em uma plataforma de delivery exclusiva ou apps como o Delivery Much suprem todas as suas necessidades?
  • Não se preocupe em mudar tudo da noite para o dia! Determine em quais áreas a gestão do negócio poderia ser mais eficiente e comece por elas.

8 → Controle de qualidade

Por que é um desafio?

Quando o controle do estoque, das finanças e a gestão de pessoas não flui bem, o desafio de manter o controle de qualidade do negócio também aumenta.

Esse é um ponto fundamental e vai muito além de se adequar às normas de boas práticas na cozinha. O cliente percebe quando o negócio não se preocupa em manter o seu padrão de qualidade e dificilmente dá mais uma chance depois de uma experiência negativa. E todos sabemos que conquistar um novo cliente tem um custo muito mais alto que manter seus clientes fiéis satisfeitos.

Possíveis soluções

  • Defina um padrão e atenha-se a ele.
  • Ofereça treinamentos para a sua equipe.
  • Mantenha o controle do seu estoque sempre em dia.
  • observe as normas e indicações em vigor pela Anvisa.

9 → Pensar em rede

Por que é um desafio?

Para quem possui mais de uma loja, o desafio de gestão é ainda maior. É preciso ter uma comunicação eficiente, otimizar processos e, principalmente, unificar as informações.

No momento que você consegue pensar em rede e estabelecer uma gestão padronizada é mais fácil que cada unidade seja produtiva e faça entregas com a qualidade esperada.

Aqui é importante destacar: padronizada não é o mesmo que “engessada”. O padrão é importante para que o resultado final tenha a mesma identidade em todas as unidades, mas cada uma pode adaptar os processos de gestão de acordo com a sua realidade.

Possíveis soluções

  • Invista em sistemas de gestão que integrem todas as unidades. Apostar apenas em controles manuais impossibilita que os dados de todas as lojas sejam cruzados, o que limita a integração da rede.
  • A comunicação constante entre os gestores de todas as unidades também é essencial.

10 → Delivery 

Por que é um desafio?

O delivery é uma grande oportunidade para qualquer negócio de food, já que ajuda a atrair clientes e quebra barreiras geográficas. Mas implantar o sistema também pode ser um desafio.

Manter o serviço de delivery requer organização e gerenciamento de todas as etapas envolvidas na produção de cada prato, desde o momento do pedido até a finalização da entrega na casa do cliente.

Possíveis soluções

  • Cadastre o seu restaurante em aplicativos de delivery, que servem como vitrines para restaurantes voltados para os mais diversos nichos. Além disso, eles são simples de usar e já têm uma alta adesão por parte dos clientes.
  • Analise a fundo o seu negócio para determinar qual tipo de delivery mais faz sentido para ele. Além do modelo de delivery mais tradicional, você também pode optar por investir em um drive thru ou um take away.

11 → Planejamento

Por que é um desafio?

Este item está presente em todas as operações do negócio e merece um destaque especial. Através do planejamento, é possível determinar metas, traçar estratégias e analisar se o seu negócio está seguindo na direção certa.

Ter um planejamento vai fazer toda a diferença no momento de retomada. Como tudo ainda é muito incerto, é importante entender a fundo a situação atual do seu negócio para conseguir projetar os possíveis cenários futuros. Carol exemplifica:

“Eu vou reabrir daqui a um mês. Então o que eu preciso fazer? Como eu estou agora e como eu espero estar daqui a um mês? E daqui a cinco meses? Faça uma projeção, organize tabelas. Isso vai mudar todos os dias, principalmente no momento de transição que estamos passando. É preciso investir nisso, e o desafio é manter esse controle.”.

Possíveis soluções

  • Atualize o seu Plano de Negócios. É bem provável que ele não tenha contado com uma mudança tão brusca como uma pandemia, então revisitá-lo é fundamental.
  • Se você ainda não tem um Plano de Negócios, o Sebrae possui um software gratuito onde é possível construir o seu.
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