Empreender é o objetivo de 60% dos jovens brasileiros. Mas uma dúvida básica está em como começar e como escolher dentre as opções de negócios lucrativos em cidades pequenas. Neste conteúdo você tem algumas ideias. Boa leitura!
O sonho de qualquer empreendedor é encontrar locais com pouca concorrência e baixo investimento. A boa notícia é que não faltam oportunidades de negócios lucrativos em cidades pequenas, justamente porque reúnem essas características tão desejadas.
Além dos aspectos que citamos acima, as cidades menores são atrativas para os empreendedores porque sofrem com a falta de produtos, inovação e serviços tão comuns nas grandes cidades.
Vem saber mais!
Deguste o menu
5 negócios lucrativos em cidades pequenas
Prosperar em cidades no interior é a intenção de muitos empreendedores. Quem nunca sonhou acordado, pensando em levar as novidades que a população precisa?
E o que não faltam são oportunidades. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 68% dos municípios tem população menor a 20 mil habitantes.
Então, o grande desafio é escolher um negócio que dê lucro e que corresponda à realidade da cidade.
Abaixo, vamos listar algumas opções para você começar a empreender onde você mora.
Leia também: Franquias para cidades pequenas até 20 mil habitantes: Delivery Much é a ideal
Setor de alimentação
O mercado de alimentação, como os food trucks e o delivery online, estão em alta e se consolidam como uma das melhores escolhas entre as opções para negócios lucrativos para cidades pequenas.
A vida no interior tem uma culinária forte que, ao mesmo tempo, pede por novidades. Por isso, pesquise os estabelecimentos existentes e procure identificar os pontos fortes e fracos.
Outra forma de conseguir respostas sobre qual negócio abrir no setor de alimentação é fazer uma pesquisa com o público local para entender o que falta na cidade.
Pensem além de estabelecimentos como padarias, restaurantes, bares e amplie seus horizontes para a cadeia de atuação do food service.
Leia também: Conheça as empresas de food service mais bem-sucedidas
Serviços estéticos
O Brasil é um dos maiores mercados de estética do mundo. Entre os meses de entre janeiro e abril de 2023, o setor teve uma alta de 30,9% em comparação com o mesmo período de 2022.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a expectativa é que os serviços de beleza arrecadem US$ 4,72 bilhões até 2027. Essa movimentação da indústria engloba desde a compra de cosméticos, gastos com salão até procedimentos estéticos.
Entre os negócios mais lucrativos em cidades pequenas estão:
- Cabeleireira;
- Manicure e pedicure;
- Depiladora;
- Barbearias.
Para ir mais longe nesse mercado, um dos aspectos mais importantes é a localização. Com um bom ponto de atendimento e profissionais de qualidade, seu negócio terá boas chances de sucesso.
Caso queira se aprofundar no assunto, o SEBRAE tem um excelente conteúdo sobre ponto de venda, para lhe auxiliar na escolha do local.
Pet shop
Os brasileiros amam animais e abrem o bolso para cuidar do melhor amigo! Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o terceiro país com o maior faturamento em pet shops.
Com o aumento das famílias compostas por um casal e um animal de estimação, cães e gatos passam a ocuparam um espaço muito mais importante na vida das pessoas. Isso explica o cuidado com a saúde, bem-estar e estética dos bichinhos.
De acordo com a Forbes, o Brasil se tornou o segundo maior consumidor de produtos pet do mundo. O e-commerce, por exemplo, registrou um aumento de 130% durante a pandemia, saltando de R$ 1,44 bilhão para R$ 3,3 bilhões de 2020 a 2022, conforme levantamento do IPB (Instituto Pet Brasil).
Academia de musculação
Cuidar do corpo é mais uma tendência que cresce todos os anos no Brasil. Pessoas de diversas faixas etárias procuram pelas academias, embaladas por estéticas ou por preocupações com a saúde.
O caminho para conseguir muitos clientes e expandir esse tipo de negócio rapidamente é investir em serviços variados e personalizados, além de oferecer um ambiente atrativo, climatizado, com aparelhos novos e manutenção em dia, outras modalidades de esporte e planos competitivos com o mercado.
Lojas de roupas
O setor de vestuário é bastante estável, pois envolve uma das necessidades básicas do ser humano. Para identificar boas oportunidades de negócios, faça uma pesquisa de mercado e verifique os tipos de produto mais difíceis de encontrar na região.
Você pode oferecer roupas e calçados para todo tipo de público ou focar em um nicho específico, como a moda plus size ou o segmento infantil.
Quanto mais específica for a sua loja, maiores são as chances de você:
- Conhecer o público;
- Acertar a compra do estoque;
- Aumentar as vendas;
- Aumentar o número de recompra pela fidelização de clientes.
Conheça negócios que deram certo em cidades do interior
O delivery no interior já abandonou o status de tendência e hoje é uma das soluções responsáveis por modificar o cenário das cidades pequenas espalhadas pelo Brasil.
Quer saber como grandes empresários estão ganhando dinheiro assim? Leia nosso artigo: “O delivery no interior já é realidade“.
Começar um negócio do zero ou apostar em uma franquia digital?
Qual é o melhor caminho para quem quer investir no seu próprio negócio? Quem deseja ter um negócio digital de sucesso se prepara, estuda o
8 estratégias para fazer SEO local para pequenos negócios
Entenda a importância do SEO e como construir uma estratégia de SEO local para pequenos negócios. Faça o Google ser seu vendedor 24h! Segundo dados