Restaurante digital: o que é e como transformar seu estabelecimento

Restaurante digital

Com a pandemia do coronavírus, ficou evidente a necessidade de uma estrutura digital preparada para atender os clientes. Saiba como tornar seu restaurante digital.


Você já reparou no quanto a tecnologia transformou a nossa vida nos últimos anos, em especial na última década?

Nossa relação com o meio digital se tornou cada vez mais forte e  influenciou diretamente na forma como nos comunicamos, consumimos ou realizamos qualquer atividade diária.

Com o perdão do jargão, é um caminho sem volta, e as empresas estão conscientes da importância de estar no meio digital. Porém apenas presença não é suficiente, é preciso investir e adequar os negócios para essa realidade.

E ao olharmos para o contexto atual, em que o coronavírus modificou completamente a rotina dos estabelecimentos, ficou evidente a necessidade de uma estrutura digital preparada para atender os clientes.

Abaixo, conheça o conceito de restaurantes digitais, a importância de adaptar o seu negócio segundo o modelo e as principais práticas para fazer isso de forma simples e rápida.


MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → O que é restaurante digital
2 → O cardápio digital
3 → Além das mídias sociais: experiências digitais
4 → Usando o whatsapp para vender mais
5 → Sua operação de delivery 100% digital
6 → Soluções de pagamento online


1 → O que é restaurante digital

Digitalizar um restaurante nada mais é do que atender às demandas tecnológicas dos clientes e promover experiências além do offline. Quando essa transformação digital acontece, outros aspectos da organização também mudam, desde processos de produção até a própria cultura do negócio.

O digital não é mais tendência, é realidade. Em momentos de crise, como a que estamos vivendo agora, a urgência da implementação se torna ainda mais evidente, pois, como estamos acompanhando, é a partir dos recursos digitais que muitos restaurantes e outros estabelecimentos estão conseguindo operar.

Mesmo em tão pouco tempo, já é possível afirmar que as mudanças ocorridas no mercado e no comportamento dos consumidores vieram para ficar. Além da praticidade e conveniência garantidas ao consumidor, um restaurante que adere ao digital também tem como vantagens:

  • fortalecer o relacionamento com os clientes;
  • otimizar os processos;
  • aumentar a produtividade;
  • ampliar o alcance da marca;
  • reduzir custos.

2 → O cardápio digital

O cardápio digital é uma ferramenta que, aos poucos, começou a surgir em restaurantes por todo o Brasil. A tecnologia é bem aceita tanto por clientes como pelos donos dos estabelecimentos devido à experiência diferenciada que ele proporciona.

Acessado através de tablets e outros dispositivos móveis, o cardápio digital permite ao restaurante fornecer mais detalhes sobre os pratos disponíveis, como ingredientes utilizados e fotos que despertem o desejo do consumidor. Ele pode ser utilizado tanto por clientes que estão no restaurante quanto por quem deseja pedir por delivery.

Além dessas vantagens, o cardápio digital também dá mais autonomia para o cliente, que pode fazer seu pedido por conta própria e com mais agilidade. Também é importante destacar que as chances de erros nos pedidos são menores e o cliente tem a possibilidade de avaliar o atendimento em tempo real. E, diferentemente dos cardápios tradicionais, eles podem ser atualizados com facilidade, o que dispensa gastos com reimpressões.

3 → Além das mídias sociais: experiências digitais

Mídias sociais estão longe de serem uma novidade, então nem precisamos falar sobre a importância de o seu restaurante marcar presença nesse meio. A questão aqui não é sobre ter perfis nas mídias mais acessadas, mas sim sobre o uso que o seu restaurante faz delas.

As mídias sociais são poderosas ferramentas de interação dos seus clientes e da construção de uma experiência digital diferenciada. Elas convidam para uma conversa mais próxima e quebram barreiras entre clientes e restaurante que outras mídias não conseguem.

Pense em restaurantes que só trabalham com delivery ou takeaway, por exemplo. A janela de interação do cliente com o restaurante é muito pequena, o que dificulta a criação de uma conexão. Porém, através das mídias sociais, a marca passa a ter voz e se torna mais humana, o que aumenta as chances de fidelização e da entrega de uma experiência diferenciada.

Explore ao máximo o que esses canais têm para oferecer. Para isso:

  • interaja com seus clientes,
  • responda aos comentários e mensagens privadas,
  • invista em conteúdos de qualidade,
  • faça enquetes para entender como melhorar seus produtos e serviços,
  • convide os clientes a deixarem uma avaliação.

Estes pontos, além de demonstrar para os clientes a importância deles para o seu restaurante, torna o uso das mídias sociais em uma ferramenta estratégica para nortear todos os investimentos ligados ao seu negócio.

E lembre-se de sempre medir resultados, a principal vantagem do meio digital é poder avaliar dados, entender o que deu certo e potencializar estas ações.


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4 → Usando o Whatsapp para vender mais

O app é um dos mais utilizados no mundo, sendo que, no Brasil, o ele lidera o ranking com mais de 120 milhões de usuários ativos. Tanta popularidade é uma vantagem e tanto para os restaurantes que souberem fazer uso da ferramenta.

A principal vantagem de usar o Whatsapp no seu restaurante é a conveniência que ela oferece para os clientes. Eles se sentem mais próximos ao se comunicarem através de um aplicativo que utilizam no dia a dia com seus contatos próximos, o que conta pontos para o restaurante. Isso, inclusive, pode ser uma boa estratégia no aumento do número de pedidos. 

Além disso, esse é um app que garante a entregabilidade das mensagens para ambas as partes, o que ajuda em uma comunicação eficiente. Para que a impressão seja positiva, no entanto, é preciso preparar seus colaboradores para retornar as mensagens com agilidade e profissionalismo.

5 → Sua operação de delivery 100% digital

Ainda que o delivery seja uma solução adotada por muitos restaurantes, há quem permaneça resistente a implementá-la. O contexto atual da Covid-19, no entanto, mostrou a importância de investir em diferentes modelos, de forma que a sua fonte de renda não se concentre apenas em um único lugar.

Operar através de delivery não precisa ser um processo complexo quando a operação é digital. Hoje não faltam alternativas para que restaurantes de todos os nichos e tamanhos possam oferecer o serviço. Além de facilitarem a implantação da solução, eles também servem como uma vitrine para que o restaurante seja facilmente encontrado pelos usuários.

A Delivery Much, por exemplo, é uma solução que atende todas as pontas do delivery online, da captação do pedido até a entrega do produto finalizado nas mãos do usuário. O restaurante só precisa realizar o cadastro e adequar os seus processos para garantir a produção dos pedidos via app.


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Delivery Much, perguntas e respostas


6 → Soluções de pagamento online

Já falamos aqui sobre o crescimento das soluções de pagamento online no Brasil. Em um mundo cada vez mais conectado, essa é uma tendência com um potencial inegável de crescimento e que deve ser adotada por todos os negócios que não pretendem fechar as portas nos próximos anos.

Os pagamentos online ganharam a preferência dos consumidores devido a características como agilidade e segurança. A estimativa é que, até 2021, as movimentações que não envolvam cédulas ou moedas cresçam uma média de 12,7% ao ano.

Hoje já existem diversas soluções de pagamentos online para negócios de todos os tamanhos. Elas vão desde as já tradicionais maquininhas de cartão de crédito até opções modernas, que realizam pagamentos por aproximação. Antes de escolher, avalie o tamanho do seu negócio, determine suas necessidades e pesquise qual solução mais tem demanda por parte dos clientes.

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