O que é e como contratar um serviço de delivery

serviço de delivery

O serviço de delivery é o ato de entregar na casa do consumidor um produto adquirido por meio de um app de delivery, telefone ou mesmo site.


Quando tudo parou no ano passado, teve início a corrida do delivery. A solução, que até então era usada quase que exclusivamente por negócios voltados para alimentação, passou a ser buscada também por farmácias, mercados, pet shops entre outros negócios.

Ainda que muitos empreendimentos tenham reconhecido a importância de oferecer o serviço para seus clientes, muitos ainda têm dúvidas sobre por onde começar. Afinal, para que resulte em experiências positivas, é necessário que o empreendedor conheça todos os detalhes sobre como funciona o delivery para conseguir adaptar a sua logística.

Para ajudar você nessa tarefa, explicamos neste artigo o que é um serviço de delivery, como ele é prestado, as vantagens do serviço e como você pode contratá-lo para o seu negócio. Confira:


MENU DA NAVEGAÇÃO

1 → O que é serviço de delivery

2 → Como é prestado o serviço de delivery

3 → Por que contratar um serviço de delivery?

4 → Como contratar um serviço de delivery


1 → O que é um serviço de delivery

Antes de tudo, é preciso entender o que é um serviço de delivery.

De forma simples, o delivery consiste no serviço de entrega de refeições e de produtos comprados através de apps de delivery, ou de e-commerces, direto na casa do cliente. Além dos aplicativos, o delivery também abrange os pedidos feitos através de sites, whatsapp e, mais raramente, de telefone.

Praticidade, rapidez e segurança são algumas das palavras que definem o delivery. Segundo pesquisa, os clientes querem um serviço que facilite sua rotina, então é preciso descomplicá-lo ao máximo.

Em tempos de pandemia, reforçar os cuidados na produção e na entrega dos pedidos também é fundamental para aumentar a retenção dos clientes.

2 → Como é prestado o serviço de delivery

E, na prática, como os apps de delivery funcionam?

Para os consumidores, o passo a passo para fazer um pedido já é bem conhecido: basta ter um cadastro e o app instalado, escolher os produtos, selecionar a forma de pagamento e confirmar a entrega. Já para os estabelecimentos cadastrados, a logística, obviamente, não é a mesma.

Para os negócios, os apps funcionam a partir da adesão ao app escolhido. Em geral as plataformas prestam serviços de duas formas:

a) marketplace: neste formato, os apps são responsáveis pela captação do pedido. Isto é, a plataforma faz todo o intermédio entre usuário e o negócio. A grande vantagem do formato está em poder acessar novos consumidores e no marketing gratuito que os apps fazem para ter mais clientes cadastrados.

b) Full service: aqui o app, além do marktplace também oferece o serviço de entrega. Neste formato, além do serviço de captação do pedido, marketing e acesso a novos clientes, o negócio não precisa se preocupar com a logística de entrega do pedido.

O app de delivery vai ser responsável por fazer o seu produto chegar até a casa dos clientes sem que você precise assumir a logística da entrega.

Este é o caminho que um pedido percorre:

  1. Assim que o cliente confirma o pedido, o estabelecimento cadastrado recebe em seu sistema.
  2. Ao confirmar, é hora de começar a produção. No próprio aplicativo, é possível estimar o tempo da entrega que será informado ao cliente.
  3. Assim que o pedido estiver pronto para a entrega, um entregador parceiro do app já estará disponível para levar o pedido até o cliente (etapa que também pode ser realizada por um entregador contratado, caso não haja full service).
  4. Atualize no sistema que o pedido já está em rota de entrega para que o cliente visualize o trajeto percorrido.
  5. Assim que o cliente recebe e o entregador confirma a entrega, o sistema confirma que o pedido foi concluído.

3 → Por que contratar um serviço de delivery?

Com o isolamento imposto pela pandemia, o serviço tornou- se o principal recurso para que os negócios continuem operando. Mais do que isso: ele acompanhou a mudança do comportamento dos consumidores neste período, deixando de ser apenas uma conveniência para assumir o status de necessidade e hábito.

É esperado que, mesmo depois da nossa rotina voltar ao normal, os serviços de delivery continuem a crescer. O uso de dispositivos móveis já faz parte da nossa rotina, o que deve aumentar ainda mais a busca por soluções que nos permitam reunir consumo, lazer e conexão em um mesmo lugar.

Confira mais algumas vantagens de contratar um serviço de delivery para o seu negócio:

  • Foco para o seu negócio se dedicar ao que faz de melhor: quando contrata um serviço de delivery, você não precisa se preocupar com a entrega e pode focar na produção.
  • Uma praça de alimentação na palma da mão dos seus clientes: quando faz parte de um app de delivery, você tem a vantagem de estar visível para todos os usuários que tem o app instalado. Essa é uma forma de chegar até clientes que ainda não conheciam a sua marca (mais ou menos como aconteceria se eles estivessem na praça de alimentação de um shopping).
  • Tecnologia do aplicativo: apps confiáveis sempre investem na manutenção e atualização da tecnologia do app, o que se torna uma preocupação a menos para quem quer trabalhar com a solução.
  • Fidelização dos clientes: além da comodidade de enviar o produto para a casa dos clientes, o app também possibilita a criação de benefícios e promoções exclusivas, o que conta pontos quando o assunto é conquistar clientes fiéis.
  • Tudo em um só lugar: os usuários preferem concentrar todas as soluções em um mesmo lugar, sem precisar baixar vários aplicativos que não vão utilizar com frequência. Essa é uma das maiores vantagens que os apps de delivery têm em relação aos apps próprios de cada restaurante: ter tudo em um só lugar.

4 → Como contratar um serviço de delivery

O primeiro passo é buscar um app de delivery que já esteja consolidado no mercado. Isso é importante tanto para os restaurantes, que terão acesso a uma base de usuários maior, quanto para os clientes, que sentem mais segurança na hora de usar o app.

Contratar um serviço de delivery é fácil! Na Delivery Much, o aplicativo de delivery mais utilizado no interior do Brasil, é possível se tornar um estabelecimento parceiro em apenas alguns passos:

  1. Faça o cadastro do seu estabelecimento no site aqui: Cadastre o seu restaurante
  2. Assegure-se de possuir internet e um computador para receber os pedidos do delivery online.
  3. É necessário ter um CNPJ.
  4. A Delivery Much possui mais de 3 milhões de usuários cadastrados no aplicativo. A partir do momento que você ingressa na nossa rede, passa a fazer parte do app da empresa e aparece como uma opção para todos os usuários que fazem uso do aplicativo na sua cidade.
  5. Uma das responsabilidades dos estabelecimentos parceiros é o pagamento mensal da comissão referente às vendas no app. Conheça mais sobre as taxas aqui.

E pronto! Agora é só aceitar os pedidos nos horários definidos para atendimento online. Lembre-se de sempre manter o seu cardápio atualizado e informar sobre qualquer mudança. 


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