Usar tecnologia para restaurantes não é mais um diferencial. É uma necessidade competitiva. Entenda neste material quais os benefícios de investir da digitalização do seu negócio e por onde você deve começar.
A era digital vem revolucionando o mercado de alimentação ao longo dos anos.
Com a rápida popularização dos dispositivos móveis e o maior acesso da população à internet (segundo dados, mais de 67% da população tem acesso à internet graças aos celulares), não demorou para que muitos empreendedores começassem a entender o poder transformador das novas conexões.
Talvez você pense que o seu restaurante não está preparado para mudanças drásticas ou que não possui recursos para investir na digitalização.
Porém esse processo é muito mais simples do que pode parecer. Confira abaixo por que você deve investir em tecnologia, quais os benefícios disso, como e por onde começar.
MENU DE NAVEGAÇÃO
1 – Por que digitalizar seu restaurante?
2 – Benefícios da digitalização
3 – Como começar um processo de digitalização de um restaurante
4 – Ferramentas: quais usar e por quê
1 – Por que digitalizar seu restaurante?
Talvez a pergunta mais adequada seja: “é possível manter o seu restaurante longe da digitalização?”.
Talvez seja possível, mas o caminho para o crescimento do seu negócio possivelmente ficará mais difícil.
É preciso entender a importância de adequar o seu negócio à era digital. Não se trata de “fazer o que todo mundo está fazendo”.
Este processo envolve usar a tecnologia para melhorar o atendimento aos clientes, a relação deles com o restaurante e a gestão dos seus processos internos.
A tecnologia aliada à alimentação tem se mostrado um mercado forte e próspero, sem sinais de desaceleração nos próximos anos (quem dirá de voltar no tempo!).
Portanto, quem busca a digitalização de um restaurante hoje não está mais seguindo uma tendência – está correndo atrás do tempo perdido.
Veja também: Como a tecnologia tem contribuído para o mercado delivery de alimentos
2 – Benefícios da digitalização
Agilidade no serviço
Se existisse uma receita pronta para o sucesso de um restaurante, o serviço ágil e bem feito seria um dos ingredientes principais.
E digitalizar o seu negócio ajuda a agilizar toda jornada do seu cliente no restaurante, desde o pedido até o pagamento.
Aprimora a logística de funcionamento do restaurante
Horário de pico, clientes que demoram para serem atendidos, pedidos que chegam trocados na cozinha e deliverys que saem com atraso devido à sobrecarga dos funcionários: quem nunca passou por uma situação como essa?
Ter processos digitalizados auxilia na organização dos seus processos, e ajuda a diminuir a correria mesmo em horários mais movimentados.
Experiência diferenciada para o cliente
Até pouco tempo atrás, qualquer iniciativa de digitalização exigia todo um processo de educação dos clientes, que não sabiam como utilizar as soluções propostas.
Hoje o cenário já é outro: o digital faz parte da nossa realidade, as ferramentas são cada vez mais intuitivas e o cliente já espera que os negócios invistam em soluções diferenciadas para surpreendê-los.
Quebra de barreiras
Restaurantes que investem em determinadas soluções digitais conseguem romper barreiras geográficas e conquistam clientes que não se encontram nos arredores do estabelecimento.
3 – Como começar um processo de digitalização de um restaurante
“Para digitalizar o meu restaurante eu preciso mudar todos os meus processos de uma só vez? Não posso começar aos poucos?”
Claro que pode! Digitalizar o seu negócio não significa abandonar a sua logística atual, apenas adaptá-la a uma nova realidade.
Além disso, testar novas ferramentas aos poucos é importante para que você consiga sentir o que funciona para o seu estabelecimento, além de ser uma ótima forma de analisar o que ajuda a sua equipe a ser mais produtiva e, sobretudo, o que mais satisfaz às necessidades dos seus clientes.
Uma ótima forma de começar a digitalizar o seu restaurante é inseri-lo em aplicativos de delivery.
Isso elimina a necessidade de o empreendedor investir em uma plataforma própria, além de contar com a visibilidade que esse tipo de solução proporciona.
Conteúdo relacionado: Delivery online: conheça essa tecnologia e suas vantagens
4 – Ferramentas: quais usar e por quê?
Atualmente, existem diversas ferramentas que podem ser usadas para digitalizar um negócio. Confira algumas delas abaixo:
1 → Aplicativo de delivery
- Permite que os restaurantes tenham uma amplitude geográfica muito maior.
- Dá visibilidade para o restaurante, facilita a conquista de novos clientes e ajuda a aumentar as vendas.
- Agiliza a logística dos pedidos para entrega (etapas como a anotação do pedido por um atendente são eliminadas).
- É uma solução que possui alta aderência no mercado. É indicado que o restaurante busque aderir a soluções já consolidadas, que possuam cases de sucesso e uma boa base de usuários.
Leia também: Como funciona o sistema da Delivery Much para restaurantes.
2 → Cardápio digital
- Solução implantada em restaurantes para substituir os cardápios tradicionais.
- O menu pode ser acessado de forma prática através de dispositivos móveis. Além da agilidade, esse modelo é mais sustentável.
- O cliente pode fazer o seu pedido sem depender de um atendente nesta etapa. Essa autonomia é bem-vinda, agiliza os pedidos e minimiza a probabilidade de erros.
- Se engana quem pensa que essa ferramenta deixa o atendimento mais “frio”: o atendente seguirá à disposição e poderá dar uma atenção maior para cada cliente no momento da entrega dos pedidos.
- Aproveite a tecnologia e inove nos formatos: se o seu estabelecimento não puder investir em dispositivos móveis para disponibilizar o cardápio, use um QR Code para que os clientes possam acessar de seus celulares. Você pode se utilizar de mídias tradicionais (displays de mesa, bolachas de chopp, porta-guardanapo, etc) para divulgar internamente o QR Code com o seu cardápio digital.
3 → Programas de fidelidade
- Como já falamos aqui, os programas de fidelidade ajudam a valorizar os clientes mais assíduos. A digitalização é uma forma de tornar essa estratégia mais prática tanto para o restaurante quanto para o cliente (quem nunca perdeu aqueles cartõezinhos de fidelidade quando estava prestes a completá-lo?).
- Essa integração também abre portas para outras estratégias de marketing. Com a permissão do cliente, você pode coletar dados como o e-mail e o celular para enviar ofertas exclusivas e ajudá-lo a monitorar o programa de fidelidade.
- Da mesma forma, você também pode usar essa estratégia para avaliar a experiência do seu cliente no seu restaurante. Por exemplo: se você trabalha com programa de pontos, pode pedir para que ele deixe seu feedback logo após pontuar o seu consumo do dia.
Leia também: 10 dicas de marketing digital para restaurantes.
4 → Redes sociais
- É a forma mais acessível para o seu restaurante começar o seu processo de digitalização.
- Se você não possui um site, certifique-se que estes canais contenham todas as informações que o cliente necessita: preços, outras formas de contato, horários de funcionamento, localização, promoções do dia…
- Fotos dos pratos e do ambiente, vídeos do preparo dos alimentos e tudo mais que envolve o universo do seu estabelecimento ajudará a chamar a atenção dos seus clientes – e, possivelmente, converterá em vendas.
- Os canais sociais são ótimos recursos para você conversar com seus clientes, pedir feedbacks e sugestões de melhoria. Esse tipo de aproximação é um passo importante para a fidelização.
- As redes sociais mais utilizadas permitem que o cliente faça check in no seu restaurante, e isso é uma prova social poderosa para ajudar a expandir sua marca para mais clientes.
Confira aqui 5 estratégias em redes sociais para restaurantes
Digitalizar o seu restaurante é mais simples do que parece, não é mesmo?
Se você quiser começar agora, saiba mais sobre como a Delivery Much pode ajudar! Baixe nossa Apresentação de Franquia ou cadastre seu restaurante.