Ser empreendedor de franquias é lucrativo?

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Descubra as vantagens de ser um empreendedor de franquias e conquiste seu espaço em um mercado que faturou R$ 61,9 bilhões em 2023. Veja dicas, dados e insights para o sucesso do seu negócio.

O empreendedorismo de franquias está em fortíssimo! Novos CNPJs surgem a cada mês batendo recordes e um setor se destaca: o food service. Ele é impulsionado pelo “boom” do delivery e desponta como um caminho estratégico para quem busca segurança e alta lucratividade.

Para entender as oportunidades, os desafios e as boas práticas das franquias de alimentação fora do lar, preparamos este post com dados recentes sobre o mercado. Continue a leitura e prepare-se para conquistar seu espaço.

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O empreendedor brasileiro é mais experiente

A vida ensina o empreendedor brasileiro! Ao contrário do que se imagina, nossos CEOs não saem da faculdade direto para o próprio negócio, segundo a pesquisa Founders Overview 2024, da ACE Ventures e Sebrae Startups.

O estudo indica que os CEOs preferem atuar no mercado de trabalho primeiro, antes de abrirem o próprio negócio. Não à toa que 60% dos fundadores de empresas são maduros, com idades entre 35 e 54 anos. Essa experiência se traduz em:

  • Visão estratégica: encaram os desafios com os pés no chão, entendendo as dores e oportunidades do mercado por vivência própria.
  • Rede de contatos robusta: o tempo de mercado proporcionam um forte networking. Ele é fundamental para abrir portas, firmar parcerias e impulsionar o negócio desde o início.
  • Pensamento inovador: a experiência prévia permite identificar gargalos, propor soluções inovadoras e replicar processos eficientes no próprio negócio.

 

Com mais segurança dos próprios objetivos, os brasileiros sonham grande. Veja as metas mais citadas:

  1. impactar o mundo positivamente (77,6%);
  2. conquistar retorno financeiro (35,3%); e
  3. liderar equipes (17,9%).

 

E é exatamente nesse ponto que o empreendedorismo de franquias se conecta com esse perfil. Afinal, uma franquia oferece segurança no modelo de negócios pronto e suporte ao franqueado. Tudo isso, sem abrir mão da autonomia. Lembrando que a flexibilidade (15,7%) é um dos objetivos que move o empreendedor brasileiro.

Apetite empreendedor: Brasil tem explosão de CNPJs

Conforme os dados da Receita Federal compilados pelo Sebrae, o número de pequenos negócios não para de crescer. Julho já bateu recorde e 2024 acumula 2,8 milhões de novos CNPJs, impulsionado por quase 378 mil novas empresas.

Esse movimento é liderado pelo setor de serviços que representa 61% das novas empresas, seguido de indústria, construção, comércio e pecuária.

Mas por que tantas pessoas resolveram empreender? Bom, os motivos variam bastante, desde questões pessoais até movimento de mercado. Porém, destacamos aqui objetivos em comum:

Independência financeira

Em um cenário econômico desafiador, os brasileiros enxergam no próprio negócio a oportunidade de aumentar a renda e construir o próprio futuro.

Formalização do trabalho

A popularização do Microempreendedor Individual (MEI) facilitada a vida de quem trabalha por conta própria. A modalidade impulsiona a formalização do negócio e geração de renda.

Leia também: “Quero pedir demissão”: veja 7 motivos para sair do emprego

Mudança de mentalidade

O brasileiro está perdendo o medo de empreender e aceitando outras alternativas, além das tradicionais carreiras corporativas.

Nesse contexto, o empreendedor de franquias se destaca pela marca consolidada, pelo menor risco reduzido e pelo modelo de negócio pronto.

Agora você deve estar se perguntando, “ok, eu entendi. Mas quais as vantagens, oportunidades e diferenciais vou encontrar empreendendo com franquias?”. Bom é o que vamos abordar logo abaixo.

Empreendedorismo de franquia vale a pena?

O empreendedor de franquias tem um leque de opções rentáveis para explorar, especialmente no setor de alimentação que está em alta.

Segundo a pesquisa Food Service 2024, o segmento fechou 2023 com um crescimento de 19% no faturamento, totalizando R$ 61,959 bilhões. Um dos responsáveis por esse sucesso é o delivery, importante peça do food service nacional.

Para entender, 59% das lojas que trabalham com app de delivery registraram ticket médio de R$ 50 a R$ 100. No médio prazo, essa se torna uma grande vantagem para o dono de uma franquia de app, por exemplo. Afinal, esse empreendedor, ganha dinheiro com cada pedido feito na plataforma. Logo, quanto maior o valor, maior será seu faturamento.

Por que o delivery é um terreno fértil para Franquias?

  • Mudança de hábitos: a comodidade de comprar e receber produtos sem sair de casa se tornou prioridade para o consumidor moderno.
  • Baixo investimento inicial: uma franquia de app de delivery é mais acessível porque é 100% digital, tem modelo de gestão simplificado, não tem custo operacional e custa a partir de R$18 mil na Delivery Much.
  • Operação simplificada: a gestão de uma microfranquia é mais enxuta e direciona a atenção do franqueado para atividades comerciais e administrativas.

 

Leia também: Delivery no Brasil: Competitividade saudável contribui para crescimento do setor

 

Food service no auge do mercado de franquias

As franquias de alimentação são versáteis e têm opções para todos os gostos e bolsos, comprovando a força do setor:

  • Lanches em geral: Clássicos como pizza, hambúrguer e açaí são modelos de franquia consolidados e com alta demanda.
  • Alimentos saudáveis: Explore o nicho em crescimento de comida saudável com franquias de saladas, sucos naturais e marmitas fit.
  • Além da Mesa: Franquias de app de delivery vendem muito mais que comida e negociam produtos de supermercado, petshop, farmácia e bebidas.

Ficou com vontade empreender? Veja o que o franchising espera do perfil do franqueado.

O que você precisa saber para ser um bom empreendedor de franquias?

Segundo a pesquisa Food Service 2024, 88% dos franqueados do setor de alimentação tiveram aumento nas vendas em 2023. Mas nada disso caiu do céu! É fundamental ter dedicação, planejamento estratégico e paixão pelo negócio e 3 características:

  • Perfil comercial e bom relacionamento com clientes;
  • Tempo para dedicar ao negócio;
  • Propósito que vai além do negócio próprio;
  • Motivação diária, como: mudar de vida, ajudar a família, impactar a cidade.

 

Leia também: O que faz um empreendedor franqueado?

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