Inovação no delivery: potencialize vendas, fidelize clientes

inovacao-no-delivery

Em momentos de crise, buscar inovações para o seu negócio pode ser o diferencial que faltava para que ele se destaque frente à concorrência.


Quando você pensa em inovação, quais marcas vêm à sua mente? E quais características ou ações fazem com que elas sejam inovadoras para você?

A inovação não está ligada a um único fator. Algumas empresas podem inovar no produto que oferecem, no processo de venda, na logística de entrega, na forma como se comunicam com seus clientes ou tudo isso junto. O que todas elas provavelmente têm em comum é o conhecimento profundo do próprio negócio, do comportamento dos consumidores e do mercado como um todo.

“Estamos em crise. Não há espaço no orçamento da minha empresa para priorizar inovações.” Pois este é justamente o momento de buscar destaque no mercado a partir de mudanças estratégicas. Inovar não significa apenas investir em grandes transformações: é possível encontrar oportunidades de inovação dentro dos processos que a sua empresa executa hoje.

Quer dicas de inovação no delivery? Veja o que preparamos para você neste conteúdo:


MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → O que é inovação

2 → Como encontrar oportunidades de inovação no delivery


1 → O que é inovação

Por mais contraditório que possa parecer, a inovação não está necessariamente ligada a ter ideias novas. Tentar reinventar a roda e investir tempo e dinheiro em mudanças disruptivas pode não ser a melhor opção para a maioria das empresas. Mas isso não significa que elas não podem inovar de outras formas.

Pense que você tem um restaurante e está com dificuldades na hora organizar os pedidos do delivery. Eles acabam se misturando aos pedidos do salão, além de envolverem processos de produção diferentes. Uma medida simples pode ser separar uma área para cada um na cozinha e montar uma linha de produção destinada para o delivery, sem que isso implique em mudanças drásticas à equipe. Não deu certo? Ouça os feedbacks dos colaboradores sobre o que pode ser melhorado e teste de novo.

Mesmo pequenas otimizações podem representar melhorias em processos e aumento de vendas. Identificar erros e buscar soluções que se adequem à realidade de um negócio também é inovar. 

2 → Como encontrar oportunidades de inovação no delivery 

Assim como no exemplo acima, a inovação pode partir da necessidade de tornar os processos do seu delivery mais eficientes. Sua motivação também pode estar em se destacar frente a concorrência e aumentar o seu número de vendas. O fato é que ter objetivos e metas claras é importante em qualquer caso, pois assim você saberá quais mudanças fazem mais sentido para cada momento.

Não sabe por onde começar? Confira alguns pontos em que a inovação no delivery faz toda a diferença:

Comunicação com o cliente

O delivery permite que o seu cliente tenha a experiência de receber o seu produto em casa, se precisar falar com ninguém. Ao mesmo tempo em que isso torna todo o processo muito mais ágil, também se perde muito da relação marca-consumidor. Por isso, busque fazer algo diferente para demonstrar aos seus clientes que eles são únicos.

Um recado na embalagem, um brinde, um cupom de desconto… Nenhuma dessas ideias é nova, mas elas certamente surpreendem e são uma forma de comunicar aos seus clientes que o seu estabelecimento se importa com eles.

E já que o tópico é sobre comunicação, não se esqueça de sempre falar para os seus clientes quando fizer alguma melhoria pensando neles. Pedir sugestões e buscar feedbacks das mudanças implementadas também é importante. Essa é uma forma de torná-los mais próximos do dia a dia do negócio.

Embalagens 

A função de uma embalagem no delivery vai muito além de armazenar um produto e garantir a sua integridade. Ela também precisa causar uma boa primeira impressão e transmitir uma mensagem ao cliente alinhada ao propósito e aos valores da marca. Você já pensou em qual mensagem as embalagens do seu negócio comunicam hoje?

Para inovar, é preciso pensar na experiência que você quer oferecer aos seus clientes. Quais mudanças podem ser feitas para que as embalagens estejam mais alinhadas a ela? Se você vende praticidade, é importante que a embalagem seja funcional. Se trabalha com alimentos saudáveis, talvez os clientes esperem que as embalagens sejam sustentáveis. Se a marca trabalha um conceito mais refinado, os clientes vão esperar uma apresentação à altura.

Além de tudo isso, é importante pensar em embalagens “instagramáveis”. As pessoas compartilham suas experiências em mídias sociais, então a sua embalagem precisa ser atraente ao mesmo tempo em que é facilmente identificável.

“As pessoas comem muito com o olho. Então, no delivery é preciso ter um cuidado especial com a apresentação do produto na hora que o cliente abre a embalagem”.

Rodrigo Chálabi, sócio-proprietário da Tenda Chálabi

Processos internos e externos

Você já fez um mapeamento de todos os processos internos e externos do seu delivery que poderiam ser melhorados? Esse, talvez, seja um dos pontos onde a inovação é mais necessária. Afinal, é através de bons processos que boas entregas são feitas, e são elas que poderão garantir uma boa experiência final aos clientes.

Por isso, analise tópicos como o horário das entregas e se os clientes se beneficiariam se fossem feitas mudanças, acompanhe a rotina de produção para entender quais são os gargalos do processo e pense em como melhorar a rotina e a produtividade dos seus colaboradores.

Benchmarking (troca de experiências com outras empresas) também é fundamental. Busque empresas que você admira, sejam elas do mesmo segmento que o seu ou não, e tente analisar mais de perto os seus processos. Na medida do possível, tente adaptá-las à realidade do seu negócio.

Cardápio do delivery 

As inovações no cardápio costumam ser as mais percebidas (e talvez até mais aguardadas) pelos clientes. É possível inovar nos pratos oferecidos no delivery para diversificar as ofertas, para investir em ofertas sazonais e, até mesmo, como uma estratégia para administrar estoques de forma mais inteligente.

Outra estratégia adotada principalmente por restaurantes é apostar em combos como uma forma de oferecer uma experiência mais completa para os clientes que, por sua vez, também contribui para aumentar o seu ticket médio. Criar produtos novos ou voltar a oferecer grandes clássicos também são estratégias interessantes para chamar a atenção dos clientes.

Plataforma de delivery

Que usar uma plataforma de delivery confiável e com uma boa base de usuários é importante você já deve saber. Mas a pergunta que fica é: como posso inovar em uma plataforma que nem sempre permite customização? A resposta pode estar na forma como você apresenta o seu negócio na plataforma.

Você investe em boas imagens para apresentar os seus produtos? As descrições são detalhadas e atrativas? Você estimula os seus clientes a avaliarem a sua experiência? Todos esses pontos podem parecer óbvios, mas são eles que diferenciam os estabelecimentos um do outro. Aproveite o espaço que um bom app de delivery oferece e assegure-se de inovar na apresentação.


Leitura Complementar:

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress