Guia de franquias: tudo para você começar seu negócio

guia de franquias

Para quem tem vontade de saber como realmente funciona o setor de franchising, este guia de franquias vai ajudar e muito a entender mais sobre o assunto.

Ao longo da leitura, você vai ver de forma detalhada o que é um sistema de franchising, como escolher a empresa certa para investir, as vantagens e as regras para abrir uma franquia e o caminho do sucesso como empreendedor.

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias ganhou 2.771 novas operações de franchising no nosso país no primeiro trimestre de 2022 e nos últimos 12 meses teve um crescimento de 13,9%.

Ou seja, todas as dicas abaixo farão você sair desta leitura com bastante conhecimento sobre um dos mercados que mais cresce no Brasil, até mesmo em tempos de crise, como o setor de franquias de food service

Para saber como começar o seu negócio, confira abaixo o nosso guia de franquias feito para você!

Guia de franquias: tudo que um iniciante precisa saber para começar a empreender

Aprender sobre o mercado que você pretende atuar é a melhor forma de fazer a escolha certa. Por isso, é importante saber algumas informações básicas também. Vamos lá?

O que é uma franquia?

Franquia é uma forma de empreendimento criada por grandes empresas para espalharem suas marcas por todo o mundo e que faz parte do setor de franchising. Este modelo de negócios funciona de uma forma simples, veja só!

Um franqueado, que é a pessoa que empreende a partir de uma marca que existe, adquire o negócio, já com modelo e formas de atuação, e passa a operá-lo em sua cidade.

Enquanto isso, ele conta com o auxílio do franqueador, ou seja, a pessoa que desenvolveu a marca do zero, seja ela nacional ou multinacional, para construir uma empresa com mais possibilidades de crescimento e ganhos.

Entenda o que é franchising

Franchising é o nome em inglês dado ao mercado de franquias, como citado acima, que funciona como uma verdadeira parceria entre o dono da marca (franqueador) e o empreendedor que vai contratar o negócio para operar na sua cidade (franqueado).

O setor foi criado no século XIX nos Estados Unidos, mas se desenvolveu bastante após a Segunda Grande Guerra. Enquanto isso, as franquias chegaram ao Brasil nos anos 80 e hoje estão presentes por todo o país.

Aliás, você pode observar a variedade quando uma grande rede vai para a sua cidade, porque provavelmente é uma franquia.

O melhor é que não são apenas essas gigantescas multinacionais que estão no mercado de franquias. Existem muitos empreendimentos menores e mais baratos que também são garantia de sucesso para o franqueado.

Mas é importante saber que independentemente do tamanho, o principal objetivo da franquia é se disseminar e isso ocorre a partir de metas muito bem definidas — e é o que a diferencia do resto do mercado. 

Ou seja, o dono da marca quer que a empresa cresça e se torne referência em uma região, país ou até mesmo continente. Para isso, ele investe em qualidade, reconhecimento, padrões, sustentabilidade econômica e responsabilidade social.

A partir daí, o sucesso fica bem mais próximo quando há, em diversos municípios, a união de todos esses quesitos e bons empreendedores na gestão da empresa.

Por isso, as franquias oferecem em todas as suas unidades o mesmo serviço ou produto, uma estrutura bem parecida em cada uma delas, o mesmo estilo de atendimento, cores, imagens e marcas iguais — além de todo um conceito unitário criado em torno da empresa.

Como funciona o franchising?

É esse sentimento de unidade e de padronização que faz com que o setor seja um verdadeiro sucesso em todo o mundo. O negócio funciona da seguinte forma:

  • Uma marca oferece a oportunidade de abrir uma loja dela;
  • O possível franqueado se interessa;
  • Ele paga os valores cobrados e assina um contrato no qual se compromete a seguir os padrões exigidos pelo franqueador;
  • Realiza os treinamentos da empresa;
  • Viabiliza as condições necessárias para iniciar o negócio. Exemplo: acesso à uma internet rápida, se for uma franquia digital.

Esse tipo de parceria gera excelentes frutos para ambos. Em alguns casos, apenas um empreendedor pode ser franqueado em todo o município. Ou seja, você é o único que vai poder lucrar com aquela empresa no local em que mora.

Até aqui no nosso guia de franquias você já aprendeu o que é uma franquia, como se comporta o franchising e conheceu um pouco da história desse mercado promissor, assim como ele se destaca no mundo todo.

Agora, é o momento de entender a diferença entre franquia e licenciamento. Veja no próximo tópico!

Franquia ou licenciamento? Entenda as diferenças

Escolher um modelo de negócios já pronto para investir é a melhor forma de dar o primeiro passo como empreendedor. Só que, melhor ainda é quando você investe em uma marca reconhecida no mercado.

Atualmente você tem a possibilidade de escolher entre alguns formatos, como franquia ou licenciamento, por exemplo. Mas apesar de ambos trabalharem com a compra de uso de uma marca, seja ela conhecida ou não, existem algumas diferenças.

Quando você opta pelo modelo de franquia, garante a concessão de usar a marca da empresa, se torna um franqueado e oferece o que outras empresas da franquia também oferecem, como o produto ou serviço, assim como a identidade visual.

Sendo assim, a unidade, mesmo sendo de outro dono, precisa seguir o padrão e o guia de franquias. Para isso, a franqueadora oferece suporte, treinamento e know-how necessário para expansão e desenvolvimento da empresa.

Já com o licenciamento as coisas são diferentes, pois o investidor compra apenas a licença para comercializar produtos sob o nome da marca. Isso significa que a comercialização é feita de forma independente, a gestão fica por conta do empreendedor.

Além disso, outro ponto de diferença é relacionado às taxas. Enquanto na franquia é necessário pagar taxas para dar início às operações, o licenciamento é isento de taxa de adesão.

Ou seja, a diferença entre franquia e licenciamento é a responsabilidade sobre a gestão do negócio. Sendo que no primeiro o suporte é integral, enquanto o segundo modelo de negócios conta com mais riscos, e a melhor forma de escolher a opção ideal é estudando as vantagens e desvantagens de cada um.

Quem pode ser franqueado?

Este tópico não poderia faltar no nosso guia de franquias! Afinal, de nada adianta você se interessar muito pelo modelo de negócios e não avaliar os perfis mais próximos, não é mesmo? Mas a resposta é: qualquer empreendedor tem a possibilidade de ser franqueado.

Entretanto, é necessário analisar o perfil e entender se esse negócio realmente faz sentido para você. Dentre os pontos que precisam de análise, estão:

  • Disposição para seguir padrões e normas;
  • Tempo para dedicar à franquia;
  • Identificação com o serviço ou produto oferecido;
  • Alinhamento de valores;
  • Afinidade com o setor de atuação;
  • Iniciativa;
  • Curiosidade;
  • Vontade de crescer.

Agora, vamos considerar que você tem o perfil ideal para ser um franqueado dentro do segmento que você escolheu, como o de delivery, por exemplo. O que você ganhará de retorno com esse investimento? Continue lendo o nosso guia de franquias para descobrir!

Quais são as vantagens de abrir uma franquia?

Antes de começar a citar as vantagens, muitos questionam se não existe alguma desvantagem em participar desse tipo de negócio. Como qualquer outro negócio, pode sim ter, mas tudo vai depender do seu planejamento e pesquisa antes de abrir a empresa.

Em determinados casos, o rendimento mensal de um franchising pode ser menor do que se você tivesse aberto uma empresa só sua, que trabalha com o mesmo tipo de produto ou serviço. Mas isso ocorre pelo simples fato de que para manter o padrão exigido pela marca, você vai ter que investir mais do que em um empreendimento próprio.

Ainda assim, é melhor você contratar a franquia do que se arriscar em um estabelecimento só seu e não ter garantias. As empresas que fazem parte do mercado de franchising são muito fortes e dificilmente você vai quebrar ou falir ao escolher abrir alguma delas.

Além disso, elas oferecem todo um suporte e consultoria para que o seu negócio venda cada vez mais e gere muitos lucros para ambos (franqueado e franqueador) ganharem bastante dinheiro.

Se estiver em dúvida por causa desse fato, não dê chance ao azar. É muito melhor investir na franquia, ganhando um pouco menos no início, mas com a possibilidade de falência ou perda de dinheiro quase nula.

Essa diferença no lucro líquido nos primeiros meses é a única desvantagem que um franqueado pode ter em situações bem específicas. Porém, como você viu, vale a pena ter um lucro um pouco abaixo em troca da segurança que o padrão de qualidade oferece.

Já as vantagens são diversas e vão te fazer decidir de uma vez por todas em se tornar o novo empresário de sucesso da sua cidade e região! Confira a seguir.

Reconhecimento de mercado

Para se tornar franquia, uma empresa precisa ter a marca reconhecida no mercado. Ela só vai expandir os negócios se realmente for um nome que cause impacto e sucesso por onde passa.

Por isso, ao escolher esse modelo de empreendimento, você já tem a garantia que os consumidores, independentemente da cidade em que estiverem, vão saber que o seu negócio é sinônimo de qualidade.

Isso deixa a concorrência para trás já no primeiro momento. Você começa com passos à frente e tem uma excelente oportunidade de crescer ainda mais rápido.

O lucro paga o investimento

Em diversas franquias, você tem a opção de pagar por meio de royalties e taxas pequenas. Ou seja, não é mais necessário ir atrás de investidores ou buscar empréstimos bancários para conseguir ser dono do próprio negócio.

O modelo já facilita a criação e o desenvolvimento do estabelecimento a partir dos critérios de cobrança.

E mesmo que você precise pegar dinheiro emprestado ou com investidores, isso pode ser facilitado pelo próprio nome da marca que é reconhecido no mercado — o que pode até proporcionar juros mais baixos na hora de negociar com as instituições bancárias e financeiras.

Suporte o tempo inteiro

Outra vantagem muito bem-vista por quem investe nas franquias é todo o suporte e consultoria dado pela marca. Ela não quer, de forma alguma, que você perca dinheiro ou quebre. Por isso, o auxílio dado aos franqueados é de excelente qualidade.

Além disso, você e os seus funcionários também terão a oportunidade de fazer treinamentos e capacitações sempre que for necessário. Com esse auxílio, as chances de você crescer dentro do mercado local são enormes.

E mais: a consultoria oferecida pela empresa é essencial para que qualquer novo empreendedor consiga alcançar os resultados esperados.

Escalabilidade

Um termo muito falado nos tempos atuais, principalmente quando o assunto é startup. A capacidade de escala quer dizer a habilidade que uma empresa tem para crescer com o passar do tempo e gerar mais lucros para os empreendedores.

As franquias também são assim. Normalmente, o empresário começa com uma loja pequena e as vendas começam a dar certo. Assim, com o passar do tempo ele cresce até conseguir ter várias filiais pelo município ou apenas um estabelecimento com grande infraestrutura e opções de produtos e serviços.

Tudo isso vai ser conquistado com o auxílio dado pelo atendimento de extrema qualidade e o consequente número altíssimo de clientes.

Isso prova que diferentemente do que ocorre com uma empresa própria, o franchising, por ter um nome solidificado no mercado, dá a oportunidade do negócio crescer muito em um curto espaço de tempo. Ou seja, é um mercado com alta escalabilidade.

Publicidade

Quando você participa da parceria com um grande franqueador, provavelmente quem vai fazer a propaganda é ele e você vai pagar apenas uma pequena taxa de contribuição ao marketing da empresa.

Ou seja, o gasto com publicidade vai ser bem menor do que se fosse um empreendimento somente seu — além de ser muito eficiente, devido à experiência que a marca tem em divulgação.

Geração de clientes

Pelo próprio investimento global em publicidade e marketing e também pelo atendimento feito pela central da marca, você sempre terá novos e fiéis clientes. 

Não é necessário contratar agências, assessorias, programadores, analistas de redes sociais, nem nada disso.

O trabalho de conquista de consumidores é feito pelo franqueador com o seu apoio para você colher os frutos disso. Se quiser investir em uma própria equipe local, pode fazer também. Isso vai aumentar os seus resultados e maximizar os lucros.

Rede de colegas franqueados

Praticamente todas as franquias possuem uma rede de franqueados via intranet ou outro dispositivo tecnológico. Esse encontro entre os empreendedores é muito importante para a troca de informações, sugestões, conselhos, etc.

Às vezes, em uma cidade próxima à sua, o franqueado usou determinada estratégia que deu muito certo. Ele vai contar o que fez e você vai poder investir nessa técnica na sua unidade. A ajuda entre os empreendedores é muito importante para o sucesso de todas as operações vinculadas à marca.

Redução de risco

Quando você opta por começar uma empresa do zero, precisa de um plano de negócio completo, com cada passo previsto e aspectos financeiros, principalmente. Dessa forma, as chances de errar são bem maiores.

Entretanto, quando você opta por uma franquia, além das vantagens apresentadas ao longo do guia de franquias, você pode contar com resultados mais efetivos, rápidos e bem-sucedidos.

Isso acontece porque o plano de negócios já está pronto e você ainda conta com suporte da franqueadora para eventuais dúvidas e erros. Ou seja, é a melhor opção se a sua vontade é ter mais segurança e estabilidade.

Essas são as principais vantagens de quem resolve investir em um franchising de sucesso, mas como saber se a sua escolha vai ser realmente bem sucedida?

3 erros para não cometer ao escolher uma franquia

Investir em uma franquia pede conhecimento sobre o mercado que você atuará, especialmente sobre o modelo de franchising, o funcionamento da franquia e as projeções financeiras para ela. Esses são os três erros que você não deve cometer.

Continue lendo o guia de franquias e entenda melhor!

Não conhecer o modelo de franchising

O mercado de franquias no Brasil é regulado pela Lei de Franquias. Uma das regras que consta nesta Lei é a obrigação da franqueadora fornecer todos os dados necessários sobre o negócio para aqueles que estão interessados em se tornar franqueados.

Aliás, todos esses dados devem estar presentes no documento que chamamos de Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento deve ser entregue para as futuros empreendedores interessados na franquia ao menos 10 dias antes da assinatura do contrato de adesão.

Além disso, a Lei também possibilita que qualquer empresa aberta se torne franqueadora a partir da sua inauguração. Essa norma contribui para o desenvolvimento do setor e muitas redes começaram a fazer parte deste mercado.

Entretanto, existe um ponto negativo dentro disso, que é o surgimento de franquias que não carregam experiências, bagagens, experiência no mercado ou diferenciais para atender o público.

Não conhecer como a franquia funciona

Saber como a franquia funciona e a forma como ela deve ser operada é fundamental para o seu sucesso. Mesmo que a operação seja passada para algum gerente geral, você como empreendedor deve conhecer como o seu negócio funciona.

Acredite, apesar de não ter o mesmo trabalho inicial, adquirir uma franquia também é trabalhoso. Por isso, analise a sua disponibilidade e o quanto você quer colocar a mão na massa para ver o seu negócio crescer!

Não fazer as projeções financeiras corretas

Para ter as melhores projeções financeiras para a sua franquia, é necessário analisar os verdadeiros custos para abri-la, quanto tempo em média o faturamento demora para chegar, além de entender o mercado local que ela está inserida.

Por isso, vá com calma com a expectativa e estude a cidade e estado de atuação para evitar frustrações e prejuízos. Tudo dará certo, mas para isso você precisa agir com coerência e organização. Confie e trabalhe! 

Como escolher o mercado?

Assim como em qualquer outro negócio, não basta apenas escolher e abrir uma empresa imediatamente. É preciso todo um trabalho de planejamento e pesquisa para fazer tudo da maneira certa. Este foi um dos motivos de desenvolvermos este guia de franquias.

Por isso, invista tempo e estudo em todas as etapas para poder ter a garantia de lucros cada vez mais altos.

Pesquisa de mercado

Não adianta você querer abrir uma franquia de sorvetes em uma cidade que tem várias sorveterias em todas as ruas do centro. É preciso pesquisar o mercado para saber o que é melhor para aquele município, bairro ou região.

Por isso, aprofunde-se nesse estudo. Veja o que falta na cidade em que você pretende abrir o negócio. O franqueador também vai te ajudar nisso, mas o ideal é que você faça a própria pesquisa para ter certeza de que vai investir em um estabelecimento de sucesso.

Planejamento

Depois de toda a pesquisa de mercado feita, é hora da parte mais importante: o planejamento. Apesar da franquia já ter um plano de negócios próprio, você precisa fazer um específico para a cidade em que vai abrir a empresa.

Dessa forma, invista o tempo que for necessário, mas faça um planejamento objetivo, sincero e com todas as informações necessárias para poder ter previsões mais assertivas do que acontecerá nos próximos meses e anos. Você pode pegar um modelo de plano com o próprio franqueador ou ir ao site do Sebrae.

Outra dica é trabalhar sempre com metas desde o planejamento — isso vai ajudar a desenvolver o empreendimento mais rapidamente.

Perfil de empreendedor

Não adianta você abrir uma franquia de hambúrgueres se você gosta de ter uma vida mais fitness, longe de gorduras saturadas. É preciso buscar o seu perfil como empreendedor e escolher a empresa com base nesse estudo.

Dessa forma, analise o que você gostaria e o que não gostaria de trabalhar. Veja também se tem as habilidades necessárias para gerir determinado tipo de negócio e defina o que é melhor para você no momento.

Não dê passos à frente das pernas: vá com calma e, com o tempo, cresça.

Franqueados

Nada melhor para conhecer uma franquia do que um bom bate-papo com os franqueados. Vá até outras cidades ou use o telefone para conversar com pessoas que são donas da franquia que deseja abrir.

Mas lembre-se de que você deve conversar com os franqueados que estejam em três etapas: em implementação, implementada há poucos meses e implementada há mais de um ano. Dessa forma, você terá uma visão mais ampla e entenderá, de forma geral, como a franqueadora se comporta.

Além disso, veja se elas estão satisfeitas, quais problemas tiveram, como solucionaram e se vale a pena mesmo abrir esse tipo de negócio. O ideal é conversar com mais de um franqueado da mesma marca: quanto mais opiniões você tiver, melhor será a sua decisão.

Tendências do mercado

Não pegue um franchising que esteja parado no século XX. É preciso olhar para frente, seguir as novas tecnologias e estar por dentro dos públicos consumidores dos tempos atuais, afinal a forma de consumo mudou.

Assim, escolha uma franquia que siga as tendências de mercado, que trabalhe com inovação e que ofereça serviços digitais, ágeis e competentes para os clientes e os franqueados também.

Marca

Por último, depois de tudo devidamente estudado, é hora de escolher qual a marca que desperta mais interesse em você. Existem diversas possibilidades em uma mesma área.

Por isso, pesquise cada uma dessas empresas e veja quais oferecem as melhores condições de crescimento para o seu empreendimento.

Nem sempre as mais famosas são as melhores! Por isso, estude bem e faça a escolha correta. Não decida nada com pressa, tenha calma e analise detalhadamente tudo o que for necessário.

Depois de todo o planejamento feito, você, enfim, escolheu qual franquia vai abrir. Mas e agora? O que precisa fazer para conseguir colocar essa empresa para funcionar?

O que é preciso fazer antes de abrir a franquia?

Como toda e qualquer empresa, existem leis e regras que regem o funcionamento do franchising. A primeira dica é ler com atenção a Lei de Franquias e, a partir daí, começar a regularizar o negócio para conseguir inaugurá-lo no tempo previsto no planejamento.

Entender sobre a franquia

Antes de você escolher o segmento e qual a franquia quer investir, de acordo com o Sebrae, precisa fazer algumas perguntas que são importantes. Como, por exemplo, qual será o valor do investimento, quais as opções de rentabilidade do negócio e qual a previsão de retorno do investimento.

Fazer o cadastro no site

Após ler, entender a legislação e fazer as suas perguntas, você já estará mais preparado para seguir os próximos passos. O primeiro deles é preencher o cadastro no site do franqueador. Essa matrícula vai ser analisada e, caso seja aprovada, será possível passar para as outras fases.

Assinar o contrato

Depois da aprovação, você será chamado para conhecer a empresa e participar de uma reunião com os líderes dela. Ali, vai entender na prática como funciona o empreendimento, descobrir sobre treinamentos, a estrutura essencial, o que vai ser preciso investir de imediato e o que é possível quitar com o passar dos meses.

Se você achar que tudo está certo, vai chegar o momento de assinar o contrato. Antes de fazer isso, preste bastante atenção na Circular de Oferta de Franquia (COF). Se você leu a lei com atenção, viu a importância desse documento para a abertura de um franchising.

Alguns dados presentes no COF precisam ser destacados e bem analisados pelo franqueado, como:

  • Histórico da franqueadora;
  • Perfil dos franqueados;
  • Valores das taxas, royalties e o que mais for pagar;
  • Investimento inicial para abrir o negócio;
  • Como funciona o treinamento e o suporte;
  • Quais fornecedores você pode comprar;
  • O layout que a empresa exige ter no manual da marca;
  • Pendências judiciais;
  • Contato de franqueados e ex-franqueados.

Após estudar sobre todas essas questões e outras que achar pertinente na COF, tenha uma conversa com os diretores e tire as dúvidas a respeito do negócio. Faça isso antes de assinar o contrato. Não fique com nenhuma dúvida.

Desde o planejamento, já separe essas indagações e, se as respostas não forem satisfatórias, não feche o negócio.

Se for o caso, escolher o imóvel certo

Hoje em dia muitas franquias não precisam ter uma sede física, podendo existir apenas de maneira digital ou em forma de home office. Por isso, você pode não ter que se preocupar com o aluguel de um imóvel.

Entretanto, caso a franquia escolhida precise de um espaço físico, saber definir o ponto da loja é essencial para o sucesso. Por isso, use o suporte da franquia para alugar o melhor local possível dentro das suas condições financeiras.

É necessário observar diversos aspectos no momento da escolha:

  • Concorrência;
  • Tráfego de público-alvo;
  • Liberação do alvará de funcionamento pela Prefeitura;
  • Facilidades para reformar;
  • Se for o caso de uma loja física, verificar o contrato de aluguel com o dono do imóvel.

Regularizar a franquia

A legislação que você leu antes de começar a montar o seu empreendimento já vai te ajudar bastante a saber como proceder. Contudo, é apenas a base disso. Vá até a Prefeitura e pegue a lista de documentos necessários. Visite também a Receita Federal e descubra em qual modalidade que se encaixa para poder começar a pagar os impostos e taxas e ficar totalmente legalizado.

Outro detalhe é ficar atento à legislação trabalhista. Contrate os funcionários de acordo com a nova lei e cumpra todas as suas obrigações para não se perder no meio do caminho. Tenha sempre ao seu lado um bom advogado e um contador que vão te ajudar a resolver todas essas pendências.

Você também pode conferir aquelas que te dão a opção de ser MEI – geralmente, modelos de atuação home based, em que o próprio franqueado é responsável por toda a operação do negócio. Como sempre, é de suma importância lembrar dos limites de lucro da categoria.

Participar do treinamento

Aqui já está praticamente tudo pronto para a inauguração da loja, basta agora fazer o treinamento da empresa e começar o trabalho. Todos os funcionários precisam fazer essa capacitação, mas você também. Participe ativamente e só encerre quando tiver tudo devidamente gravado em sua cabeça.

A partir disso, mesmo com o suporte dado pela marca, é você o responsável por manter o padrão exigido. A sua equipe precisa seguir essas ordens. Por isso é tão necessário que o empreendedor também faça parte do treinamento, mesmo se na prática não for trabalhar na unidade.

Inaugurar o seu novo negócio!

Pronto! Você fez tudo, passou por todas as etapas e está preparado para a inauguração da empresa. Veja com a marca se é possível fazer alguma promoção de lançamento, ofereça um coquetel, convide possíveis clientes e mostre para o mercado que você chegou com tudo.

Faça uma bela inauguração para deixar boas impressões em seus futuros consumidores. A partir de então, é você que vai comandar. Seja bem-vindo ao mundo empreendedor!

Como ter uma franquia de sucesso

Se achou que o texto ia terminar aqui sem falar como chegar ao tão sonhado sucesso, não se preocupe. Isso, sem dúvidas, não poderia faltar no nosso guia de franquias! Você vai ver agora como fazer para se tornar um empresário de alto padrão.

O primeiro passo é exatamente tudo que você viu nos capítulos anteriores. Cada um desses minuciosos detalhes apontados é necessário para se chegar ao sucesso, mas não somente a eles. Após a abertura, é preciso ter foco para conseguir crescer cada vez mais e ter lucros altos.

Tenha metas

Sempre trabalhe com base em metas. Se em seis meses é necessário lucrar X reais, em um ano esse valor já precisa ser de 2,5 X e assim por diante. Instigue essa mentalidade de superação em cada um dos seus colaboradores e incentive a formação de um ambiente colaborativo.

Com essas estratégias, todos vão ter sucesso e podem, inclusive, receber uma remuneração extra ao alcançar as metas.

Sendo assim, como incentivo, ofereça prêmios para os que atingirem as metas, mas incentive que todos os vendedores consigam, porque, se isso acontecer, o prêmio vai ser maior ainda. Quanto mais vantagens o seu time tiver, mais próximo do lucro alto você vai estar.

Seja organizado

A tecnologia está aí para ajudar o empreendedor do século XXI. Compre softwares que ofereçam serviços de base de dados de clientes e produtos, receitas, despesas, fluxo de caixa, pagamentos, tributos, taxas, lucros, dividendos, dívidas e o que mais for possível organizar dessa maneira.

Assim, você vai evitar uma confusão de papéis em sua loja e o ambiente informatizado gera mais tranquilidade e facilidade para gerenciar o negócio.

Outra questão é a organização física do empreendimento. Tudo deve estar limpo, bonito, cheiroso, bem pintado, móveis e eletrodomésticos em excelentes condições, a roupa dos funcionários perfeita, a decoração e a arquitetura do local sensacionais, além de outras características.

Se você tiver uma franquia online, a organização precisa ocorrer no ambiente digital. Faça isso de uma forma que atraia os consumidores, ou seja, pense como se fosse a vitrine de uma loja e a deixe maravilhosa!

Preste um excelente atendimento

O atendimento de excelência pode ser sinônimo de boas vendas. Por mais que a marca seja responsável pelos principais serviços, você também deve ter a sua própria gestão nessa área. Mostre aos profissionais que eles precisam ser atenciosos, educados e ágeis, além de ter a capacidade e o poder de resolver os problemas dos clientes.

Além disso, utilize ferramentas de contato direto com os consumidores: telefone fixo, redes sociais e WhatsApp são bons exemplos. Quanto melhor a pessoa se sentir atendida, maior será a vontade dela de voltar a consumir no seu estabelecimento.

Isso também vai fazer com que esses clientes passem a indicar a sua empresa para amigos e familiares. Em alguns casos, um bom atendimento é mais eficiente que o preço e até mesmo que a qualidade dos produtos.

Crie uma rotina de trabalho

Provavelmente, os trabalhadores da sua empresa já possuem uma rotina de trabalho. Horário de chegada e saída, almoço, descanso, uniforme, padrão de atendimento, entre outros. Isso é uma obrigação para manter o ambiente organizado e trazer resultados efetivos para o negócio, só que você também precisa participar!

Sendo assim, crie uma rotina sua com tudo o que tem direito. Estabeleça horários, metas, padrões, uniformes, objetivos e o que mais for necessário. Principalmente no primeiro ano é preciso que o empresário realmente faça parte do estabelecimento, até mesmo para trazer confiança aos profissionais e aos consumidores. Tenha paixão pelo que faz e demonstre isso todos os dias.

Seja um gestor de verdade

Não adianta criar uma empresa e não saber geri-la da forma correta. É necessário que o novo empresário faça cursos da área, especialize-se e seja muito bom no que faz. Não abandone a sua empresa nas mãos dos funcionários.

Esteja sempre presente, cobre, dê bons exemplos, seja educado com os trabalhadores e passe confiança às equipes.

Sempre que puder e conseguir, busque fazer parcerias com outras empresas da cidade ou região. Participe de promoções, patrocine eventos, mostre responsabilidade social. Um bom gestor é aquele que sabe ver oportunidades em todas as situações. Pode demorar um pouco, mas você vai conseguir chegar lá, temos certeza!

Não tenha medo de crescer

A ambição é uma das habilidades que todo empresário deve ter, só que ela precisa ser tratada com cautela. Algumas pessoas querem aumentar o tamanho da operação e o número de funcionários já no primeiro mês de lucro do estabelecimento. Não seja assim!

O ideal é esperar passar os dois primeiros anos para ter certeza do lucro real anual que a empresa tem e, só assim, passar a investir no crescimento dela.

Também não seja a pessoa acomodada que está satisfeita com o empreendimento daquele tamanho e não acha necessário desenvolvê-lo.

Isso pode trazer consequências negativas por conta do aumento desenfreado do número de clientes sem a estrutura essencial para atendê-los, o que gera falta de produtos, desorganização, mal atendimento e outros problemas que podem te fazer perder a franquia.

Conclusão

O mercado franchising está em plena expansão e é uma excelente oportunidade para você conseguir ter uma vida confortável, sem medo de perder o emprego ou ficar sem dinheiro.

Mesmo que não tenha como investir hoje, pesquise formas de fazer isso mais à frente sem comprometer as suas finanças. É possível sim se tornar empreendedor e você viu ao longo do guia de franquias todas as etapas necessárias para chegar ao tão sonhado objetivo!

As franquias são opções para aquela pessoa cautelosa, que não quer perder dinheiro de forma alguma e sabe que com esse tipo de negócio o lucro é praticamente certo, além de o risco ser muito baixo.

Mas não é apenas isso: esse mercado é também para os mais modernos, que pretendem trabalhar com a inovação oferecida no século XXI.

Ou seja, ser franqueado é uma possibilidade que agrada a todo tipo de empresário, basta você escolher a marca certa, que esteja de acordo com seu perfil empreendedor. 

Seja dono de um franchising e tenha a sua independência financeira garantida pelo resto da vida!

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress