Em momentos de crise, inovar no seu negócio pode ser o diferencial para se destacar da concorrência. No setor da alimentação, a inovação no delivery veio para desbancar os lojistas que ainda não aderiram às vendas digitais.
A inovação no delivery é a prova que para fazer coisas diferentes não há receita de bolo. Enquanto alguns inovam no produto, outros podem oferecer meios de pagamento mais atualizados.
O que todas essas empresas têm em comum é a noção de que um negócio não pode parar no tempo. É preciso acompanhar as mudanças do mercado e oferecer o que o cliente pede.
E foi assim que o delivery se tornou um protagonista no cenário de bares e restaurantes, quando não era mais aceitável esperar que o cliente consumisse apenas indo à loja ou ligando para o estabelecimento.
Para entender mais, vem conhecer algumas formas de inovar nesse setor que oferece muitas oportunidades para experimentação.
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O que é inovação
Por mais contraditório que possa parecer, inovar não é criar algo novo e quem diz isso é Eduardo Abreu, vice-presidente de Novos Negócios da Visa.
Afinal, uma grande ideia vazia ou mal executada não tem valor algum. O importante é criar uma solução efetiva e não uma ideia afastada da realidade. Inclusive, para fazer algo inovador basta aprimorar um serviço ou produto.
Você pode ter um espírito inovador em pequenos ajustes. Até porque não é todo dia que fazemos mudanças disruptivas, esse é um modelo impraticável de inovação.
Vamos fazer um exercício?
Pense em um restaurante com dificuldade para organizar os pedidos do delivery. Eles se misturam aos pedidos do salão, além de envolverem processos de produção diferentes.
Uma medida simples pode ser montar uma linha de produção para o delivery. Não deu certo? Ouça os feedbacks dos colaboradores e teste de novo.
Pequenas otimizações podem fazer grandes melhorias e aumentar as vendas. Sua tarefa é identificar erros e buscar soluções simples e efetivas.
Inovação é mudança de comportamento. É a vontade de simplificar a vida das pessoas e criar ferramentas para isso.
Uri Levine, criador do Waze
Como encontrar oportunidades de inovação no delivery?
A inovação no delivery pode partir da necessidade de se destacar frente à concorrência. Com esse objetivo bem definido, é mais fácil traçar estratégias que facilitem o seu trabalho.
Confira 5 pontos indispensáveis para apostar no seu delivery.
1) Comunicação com o cliente
Os apps de entrega permitem que o cliente receba o produto em casa, sem precisar falar com ninguém.
Ao mesmo tempo que isso torna todo o processo mais ágil, também perdemos a relação marca-consumidor. Por isso, reforce o relacionamento com o seu consumidor. Por exemplo:
- Um recado na embalagem;
- Um brinde;
- Um cupom de desconto;
- Plano fidelidade.
Nenhuma dessas ideias é nova, mas elas certamente surpreendem ao chegar nas mãos de quem fez um pedido.
E já que o tópico é sobre comunicação, não se esqueça de pedir sugestões e feedbacks. Essa é uma forma de torná-los mais próximos do dia a dia do negócio.
2) Embalagens
A função de uma embalagem no delivery vai muito além de armazenar um produto e garantir a sua integridade. Ela também precisa causar uma boa primeira impressão e transmitir uma mensagem ao cliente.
Você já pensou em qual mensagem as embalagens do seu negócio comunicam hoje?
Para inovar, é preciso pensar na experiência que você quer oferecer aos seus clientes.
- Se você vende praticidade, é importante que a embalagem seja funcional.
- Se trabalha com alimentos saudáveis, talvez os clientes esperem que as embalagens sejam sustentáveis.
- Se a marca trabalha um conceito mais refinado, os clientes vão esperar uma apresentação à altura.
Além de tudo isso, é importante pensar em embalagens “instagramáveis”. As pessoas compartilham suas experiências em mídias sociais, então a sua embalagem precisa ser atraente e cumprir o papel de funcionalidade.
“As pessoas comem muito com o olho. Então, no delivery é preciso ter um cuidado especial com a apresentação do produto na hora que o cliente abre a embalagem”.
Rodrigo Chálabi, sócio-proprietário da Tenda Chálabi
3) Processos internos e externos
Você já fez um mapeamento de todos os processos internos e externos do seu delivery? Esse talvez seja um dos pontos onde a inovação é mais necessária.
Afinal, é por meio de bons processos que boas entregas são feitas. Analise:
- horário das entregas e se os clientes se beneficiariam se fossem feitas mudanças;
- acompanhe a rotina de produção para entender quais são os gargalos do processo;
- repense a rotina de produtividade dos seus colaboradores.
Fazer benchmarking (troca de experiências com outras empresas) também é fundamental.
Busque empresas que você admira, sejam elas do mesmo segmento que o seu ou não, e tente analisar mais de perto os seus processos. Na medida do possível, tente adaptá-las à realidade do seu negócio.
4) Cardápio do delivery
As inovações no cardápio de delivery costumam ser as mais percebidas (e talvez até mais aguardadas) pelos clientes.
É possível inovar nos pratos oferecidos no delivery para diversificar as ofertas, para investir em ofertas sazonais e, até mesmo, como uma estratégia para administrar estoques de forma mais inteligente.
Outra estratégia adotada principalmente por restaurantes é apostar em combos como uma forma de oferecer uma experiência mais completa para os clientes que, por sua vez, também contribui para aumentar o seu ticket médio.
Criar produtos novos ou voltar a oferecer grandes clássicos também são estratégias interessantes para chamar a atenção dos clientes.
5) Plataforma de delivery
Que usar uma plataforma de delivery confiável e com uma boa base de usuários é importante você já deve saber.
Mas você investe em boas imagens para apresentar os seus produtos? As descrições são detalhadas e atrativas? Você estimula os seus clientes a avaliarem a sua experiência?
Todos esses pontos podem parecer óbvios, mas são eles que diferenciam os estabelecimentos um do outro. Aproveite o espaço que um bom app de delivery oferece e assegure-se de inovar na apresentação.
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