Quer um negócio digital? Conheça as microfranquias online

microfranquias-online

Abrir um negócio exige determinação e foco, principalmente no caso de quem tem zero experiência empresarial. Por mais atrativa que seja a ideia de sair do emprego de uma vez e trilhar outros rumos profissionais, é preciso ter calma e segurança para absorver essa transformação.

Porém, apesar da dificuldade inicial, a boa notícia é que, hoje, começar a própria empresa pode ser mais simples, envolver menos burocracias, exigir investimentos acessíveis e envolver mais flexibilização. Isso tudo é possível porque o empreendedorismo digital está mexendo com a sociedade.

Devido à constante evolução de tecnologias e ao acesso mais amplo à internet, milhares de iniciativas estão migrando para o meio digital ou até mesmo começando totalmente dentro dele. Essa realidade favorece múltiplos nichos e, dentre eles, está o de microfranquias online, que é o assunto deste post.

Quer saber mais sobre isso? Então, vamos lá!

O empreendedorismo na era digital

Estamos cada vez mais conectados. Muitas de nossas atividades diárias atuais só são possíveis, práticas e rápidas porque as redes de informação nos aproximam. E a tendência é que esse movimento cresça ainda mais, já que a possibilidade de agir remotamente traz uma série de benefícios, como a economia de tempo e recursos e o encurtamento das distâncias.

Quando o assunto é empreendedorismo, o ambiente online é um espaço que propicia a inovação e o desenvolvimento de uma infinidade de projetos. Tendo como base a internet, empreender online dispensa estruturas físicas, baseando negócios em tecnologia, tendências de consumo e comportamento, transformações sociais e informação.

E a perspectiva de horizontalização propiciada pela internet é algo bem importante nesse contexto. Afinal, no fluido espaço das redes, empresas, grupos e organizações de qualquer porte podem encontrar espaço para crescer.

Um dado interessante que reforça o potencial para ampliação do empreendedorismo digital vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo estudo da entidade, no Brasil, a internet já está mais presente nos smartphones que nos computadores domésticos. Logo, se uma grande fatia da população pode ter acesso à internet 24h, a partir de qualquer lugar, com certeza, a rede favorece o contato com um público amplo e diversificado.

O funcionamento das microfranquias online

As microfranquias online operam a partir da premissa do já consolidado modelo de franquias. Ou seja, a pessoa que deseja empreender no meio digital e opta por uma franquia desse tipo segue este fluxo:

  • entra em contato com a franqueadora;
  • conhece as possibilidades do negócio;
  • fecha acordo e contrato para atividades;
  • recebe treinamento e suporte para abertura da franquia;
  • lança a sua unidade.

Nada diverso das franquias maiores, não é? Porém, as microfranquias apresentam alguns diferenciais que as tornam opções mais interessantes para a maioria dos empresários, especialmente para quem está começando. Isso acontece, porque, em meio ao cenário digital, as franquias baratas, outra forma como as microfranquias online são conhecidas, ganham destaque.

Os negócios desse tipo assumem o papel de facilitadores de quem deseja empreender, mas ainda não tem experiência. Dentre os principais benefícios, estão o baixo custo inicial e o formato home based. Vamos falar um pouco sobre eles a seguir.

Melhor custo-benefício

As microfranquias online se caracterizam pelo porte reduzido. Mas, não se engane pelo tamanho, pois abrir negócios como esses pode ser uma fonte de sucesso. Mas, bem, como as franquias menores e baseadas na internet não demandam estrutura física para operações (a abertura de um escritório é uma opção do empreendedor), o custo para começar a trabalhar é bem menor.

Esse fator traz uma mudança de perspectiva incrível para todo empreendedor iniciante, pois quebra o paradigma de que é necessário possui um largo patrimônio para ser dono de algo bacana e inovador. Nesse sentido, a microfranquia online democratiza o mercado, facilitando o acesso de quem realmente deseja empreender, mas não tem meios para investimentos altos.

Trabalho direto de casa

Comentamos acima que, nesse tipo de franquia, a abertura de um escritório é opcional. Essa realidade está diretamente relacionada a menor necessidade de infraestrutura e também de pessoal. É possível, por exemplo, que você abra uma microfranquia online sozinho, sem mesmo precisar de sócios. Essa estrutura enxuta, então, favorece o home office.

Aqui, também há uma mudança de paradigma. Em casa, as pessoas podem ter horários flexíveis, conduzir atividades com mais liberdade e diminuir o estresse resultante de diversas situações, como relacionamento ruim com chefes autoritários, cansaço no trânsito, pouco tempo para relaxar. Assim, quem trabalha em casa geralmente age com mais calma e sem pressões, o que favorece a concentração, a motivação e a criatividade (e tudo isso ganhando dinheiro!).

As microfranquias online são bons caminhos para abrir negócios. Porém, como a área está em expansão, oportunidades não tão vantajosas e também furadas podem aparecer. Então, se você tem vontade de apostar no setor, converse com outros empreendedores digitais, pesquise fontes de credibilidade e estude as possibilidades de investimento antes de tomar uma decisão.

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress