o que é ser empreendedor

O que é ser empreendedor?

O que é preciso para ser um empreendedor? Confira as vantagens dessa profissão. E as características necessárias para ser um empreendedor de sucesso.


O empreendedorismo está em alta no Brasil. A TTE (Taxa de Empreendedorismo Total) do país chegou a 38%, segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor). 

Isso significa que cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio – número que só tende a aumentar.

A taxa é mais expressiva que em países mais desenvolvidos como os Estados Unidos, que não ultrapassou os 20%. Um indicativo de que a população de países emergentes tem potencial e iniciativa para investirem em negócios próprios.

Mas afinal, o que é ser empreendedor? Quais características ele deve ter? Será que você é um empreendedor ou tem potencial para ser?

Você tem estes questionamentos? Então, acompanhe os tópicos e entenda os passos para ser um empreendedor bem sucedido.

 MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → Conceitos do empreendedorismo

2 → Por que ser um empreendedor

3 → Características de um empreendedor

4 → O que é ser empreendedor?

1 → Conceitos do empreendedorismo

O empreendedorismo está ligado à forma de ver oportunidades e buscar transformar o ambiente em que vive. Isso vai muito além da administração do negócio, já que o empreendedor busca a realização pessoal

E é nessa realização onde se vê a oportunidade de resolver problemas e ajudar pessoas.

O empreendedor sai da sua zona de conforto. Se arrisca para colocar suas ideias em prática e transformá-las em produtos e serviços.

Além disso, com inteligência e senso acurado ele renova soluções e traz novas perspectivas para problemas cotidianos.

Conheça os 6 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil

2 → Por que ser um empreendedor

Além da possibilidade de poder aplicar suas convicções no negócio. Empreender traz vários motivos que levam um empreendedor a investir na carreira. Conheça alguns:

a – Ser seu próprio chefe

Este é um dos principais atrativos para quem decide abrir um negócio próprio. Os empreendedores têm o desejo de liderar e inovar. Fator que nem sempre se consegue em uma empresa, mesmo que o intra empreendedorismo seja cada vez mais estimulado. 

E ao criarem um negócio próprio, é possível dedicar-se a algo que satisfaça seus desejos pessoais ou que possa fazer a diferença na sociedade.

No entanto, é importante ressaltar: embora não precise responder a um superior, o empreendedor precisa estar pronto para encarar demandas ainda mais complexas. 

Além de, claro, se tornar o responsável pela parte operacional do negócio, ele também precisa garantir uma entrega eficiente para seus consumidores.

b – Flexibilidade

Estabelecer seus próprios horários e metas. Ter liberdade para tomar as decisões que achar mais adequadas para o negócio: quem não gostaria de um trabalho assim? 

Quem decide empreender tem essa vantagem. Especialmente ao investir em empreendedorismo digital, que também conta com a possibilidade de se trabalhar de onde quiser.

Por outro lado, é preciso estar preparado para investir muito tempo no negócio, principalmente quando estiver começando. 

Além disso, para garantir um negócio sustentável, o empreendedor deve ter o empreendimento como prioridade.

c – Investir em seu próprio sonho

Mesmo com desafios, tropeços e dificuldades, o que motiva o empreendedor é saber que está investindo em algo que realmente acredita. 

Todo mundo tem um sonho! Quem empreende, independentemente do negócio escolhido, está se dedicando a tornar esse sonho realidade e isso, por si só, já é muito gratificante. Empreender é uma possibilidade concreta de autorrealização

Leia também: O perfil do empreendedor digital 

3 → Características de um empreendedor

Não existe um passo a passo para se tornar um empreendedor. Contudo existem algumas características que são essenciais. Confira algumas delas abaixo:

1) É persistente e estudioso

O empreendedor deve estar sempre preparado para seguir em frente e não desistir diante das primeiras dificuldades. Acredite, elas vão aparecer em algum momento. 

Além de ser persistente, você deve buscar atualização constante. Aprimorar seus processos, compreender melhor o mercado e buscar soluções diferenciadas. 

As mudanças de comportamento e consumo da sociedade acontecem cada vez mais rápido e, se você não acompanhar essas transformações, pode perder oportunidades e acabar ficando para trás.

2) É um líder e sabe se comunicar

Não basta ter a ideia de um negócio e uma equipe capacitada se você não souber como liderá-la. 

Lembre-se: como empreendedor você será uma inspiração para quem trabalha com você e deve ser capaz de transmitir isso.

Sua missão, seus valores e sua paixão pelo seu negócio motivarão os seus funcionários a demonstrarem o seu melhor. 

E se você não tiver segurança para liderar, é bem mais difícil de fazer com que as outras pessoas comprem a sua ideia. Da mesma forma, é importante manter uma comunicação clara e ter empatia e paciência com quem colabora com você.

3) É independente e comprometido com o negócio

A autoconfiança é uma característica fundamental para que o empreendedor consiga realizar um bom trabalho. 

No seu negócio próprio, você não terá uma equipe ou um chefe que instrua você sobre suas responsabilidades. Da mesma forma, você deve ter independência para tomar decisões importantes, mesmo se contar com o apoio de um sócio. 

O comprometimento também deve vir em primeiro lugar. Se você não for suficientemente comprometido, o seu negócio dificilmente dará certo. Mas isso não é sinônimo de trabalhar 24 horas por dia todos os dias. Planeje, respeite e otimize o seu tempo de trabalho, mantendo-se 100% presente e focado durante as horas que dedicar ao seu negócio.

4) Tem uma meta clara e não tem medo de assumir riscos

Empreender envolve riscos, isso é um fato. É um processo que envolve muita pesquisa, inovação e mudanças. Então você deve estar preparado para qualquer situação. 

Aprenda a calcular riscos e planejar cada passo para que tudo aconteça de uma maneira responsável. 

Lembre-se: arriscar é importante para corrigir falhas que o seu negócio apresente. Também é essencial para testar novas ideias e, até mesmo, conquistar mercados pouco explorados. 

É fundamental, junto ao cálculo de riscos definir metas do seu empreendimento. Se você não estipular metas, como vai mensurar se o seu negócio está caminhando na direção que você gostaria ou crescendo como esperado? 

Mas não se preocupe em definir metas fixas: elas podem mudar conforme o andamento do negócio.

4 → O que é ser empreendedor

Se você chegou até aqui, você já entendeu as vantagens e o que é necessário para ser um empreendedor de sucesso. Mas se você apenas rolou até aqui, temos um resumo do que é ser empreendedor:

  • persistente
  • apaixonado por resolver problemas e ajudar pessoas
  • líder
  • focado no resultado
  • gosta de aprender
  • inspiração para seus funcionários
  • transparente
  • pensa a longo prazo e
  • busca soluções inovadoras

Esperamos que o texto o ajude e se você está montando o seu primeiro negócio? Confira abaixo alguns materiais que podem ajudar você a dar os primeiros passos:

E-book gratuito: 5 passos simples para montar o seu próprio negócio 
Educação: quem devo seguir e livros de empreendedorismo  
Inspire-se: 4 cases de sucesso de empreendedorismo no interior do Brasil