Já tenho um negócio! Por que investir em uma franquia?

Já tenho um negócio! Por que investir em uma franquia

Com modelos já testados e validados, as franquias são uma ótima opção para os empreendedores que querem investir em um segundo negócio.

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), 3 novas franquias foram abertas por hora no segundo trimestre de 2019.

Em tempos de crise econômica, o cenário não poderia ser mais positivo.

As características ligadas a esse modelo de negócio, como o trabalho em rede, a capacitação contínua dos franqueados, a experiência dos franqueadores e a consolidação das marcas, são alguns dos motivos que explicam o sucesso das franquias do país.

E para quem já tem um negócio próprio, vale a pena investir em uma franquia?

Confira abaixo alguns dos motivos que levam empreendedores a expandirem seus investimentos e se tornarem franqueados.

1 → Você tem a segurança de investir em um negócio já testado.

Como já falamos, investir em uma franquia não é garantia de sucesso, mas sem dúvida oferece vantagens em relação a negócios que começam do zero.

Isso fica ainda mais claro quando o empreendedor decide abrir um segundo negócio em um segmento diferente do primeiro. 

Começar um empreendimento em um cenário que o empreendedor não conhece é um desafio enorme e que pode não compensar.

Quando investe em uma franquia como um segundo negócio, o empreendedor diminui os riscos de erros ao apostar em algo que não domina, assim como o tempo de entender o que funciona ou não — o que pode acabar prejudicando o negócio que ele já tem.

2 → Você já começa conhecido.

Mesmo que você não escolha uma grande franquia com reconhecimento nacional, o modelo possibilita que você já usufrua, desde o início, da credibilidade da marca vinculada à rede. 

Se o seu negócio atual foi criado do zero, você conhece a burocracia, o tempo e o esforço necessários para construir uma marca forte.

Por isso é tão importante que você pesquise bem e busque opções confiáveis e que se destaquem positivamente no segmento do seu interesse.  

3 → O contrato só é fechado depois de um estudo de localização.

Quando um empreendedor demonstra interesse em se tornar um franqueado, a franquia realiza um estudo de localização para determinar se as perspectivas para a marca são favoráveis em determinada região.

Essa é uma vantagem e tanto para quem está investindo em um segundo negócio, uma vez que tudo é pensado para diminuir riscos e maximizar resultados.

4 → Você vai agregar conhecimentos ao seu negócio atual.

Você pode agregar muito ao seu negócio atual ao investir em uma franquia. Mesmo que você opte por um segmento completamente diferente, os conceitos de gestão de negócio, atendimento ao cliente e marketing, por exemplo, podem ser aproveitados de um para o outro.

Ter o know how da franquia pode ser de grande ajuda para o seu negócio atual.


LEITURA COMPLEMENTAR


5 → Uma franquia representa uma oportunidade de expandir para o digital.

As franquias digitais acabam sendo uma opção muito buscada por empreendedores que já possuem um negócio.

A escolha está ligada a um investimento inicial mais baixo e a possibilidade de flexibilizar os horários e locais de trabalho (já que o modelo home based é muito comum).

Isso faz com que o investimento em uma franquia seja uma oportunidade para o empreendedor expandir os seus negócios para o digital — ambiente que, como bem sabemos, já deixou de ser um diferencial há muito tempo.

6 → É uma forma de se atualizar em relação ao mercado.

As franquias de sucesso têm alguns pontos em comum – dentre eles a capacidade de se adaptarem ao mercado e às demandas dos consumidores.

Essas são características são essenciais a qualquer negócio mas não é incomum que, com o tempo e a rotina, a busca por adaptação e inovação se perca e o negócio fique para trás.

Como franqueado, você tem a vantagem de usufruir de toda a produção de conteúdos e materiais educativos, além de cursos e eventos que as franquias promovem para capacitarem seus franqueados.

Isso vai ajudar você a se atualizar em relação ao mercado e aprimorar também o seu negócio atual.

Leia também:
Da escolha à operação: como funciona uma franquia
Calendário de feiras de franquias 2020
Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress