Abrir um negócio no ramo da alimentação é investir em socialização, em experiências gastronômicas e na descoberta de novos sabores. Descubra como inovar nessa área que encanta diferentes públicos.
Se existe uma paixão universal, com certeza é por comida! Não é à toa que os negócios no ramo de alimentação estão em alta e na mira de novos empreendedores.
O que nem todos sabem é que empreender na área não é apenas para entusiastas da cozinha. Na verdade, você não precisa nem chegar perto de um fogão.
O ramo alimentício cresceu muito, abrindo portas para a inovação e a alta lucratividade. Quer saber mais?
Continue a leitura e veja nosso passo a passo para começar seu negócio próprio!
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Por que investir no mercado de alimentação?
A indústria brasileira de alimentos e bebidas representa 10,8% do nosso PIB e faz girar a economia no país. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) e indicam um ótimo segmento para quem quer abrir negócios no ramo de alimentação.
Nos últimos anos, o segmento esteve em pleno crescimento e foi muito além de oferecer um novo cardápio em sua cidade. Após a pandemia de Covid-19, observamos um verdadeiro boom do mercado de alimentação, com forte influência tecnológica, como as foodtechs.
Tudo isso acontece porque comemos por desejo, não apenas por necessidade.
Alimentação é socialização, experiência gastronômica e descoberta de novos sabores. Portanto, a inovação na área é muito bem recebida por diferentes públicos.
Sentiu aquela fome de crescer? Veja algumas opções de negócio que podem combinar com você.
Passo a passo para abrir o seu próprio negócio no ramo de alimentação
PASSO 1: Avalie a sua habilidade na cozinha
Para investir em negócios no ramo alimentício, você não precisa ser um master chef. Afinal, existe uma infinidade de investimentos em food service.
Se a intenção é apostar no ramo sem colocar um avental, você pode optar por:
- Quiosques;
- Loja de conveniência;
- Distribuidora de alimentos ou bebidas;
- Buffet para eventos;
- Delivery de alimentos.
PASSO 2: Conheça o seu mercado local
Após decidir se vai colocar a mão na massa ou não, é hora de estudar o local onde você vai empreender. Analise os seguintes dados do público:
- Idade;
- Gênero;
- Estado civil;
- Ocupação;
- Renda média;
- Hábitos de consumo;
- Estilo de vida;
- Opções de lazer.
Investigue também:
- A concorrência local;
- A qualidade do atendimento e do serviço;
- Os empreendimentos vizinhos;
- Os horários de funcionamento;
- O tipo de público de cada empreendimento;
- As oportunidades de negócio;
- As dificuldades de um negócio no local.
PASSO 3: Estime um valor inicial de investimento
Tenha bem definido o valor que você tem para investir e o quanto você está disposto a flexibilizar o orçamento.
Ao abrir um negócio próprio pela primeira vez, é comum errar na estimativa dos custos e na gestão financeira de food service. Por isso, o primeiro passo é estabelecer o montante inicial.
PASSO 4: Avalie as franquias de food service
Uma excelente alternativa de negócio na área de alimentação é o mercado de franchising.
Uma franquia é um empreendimento criado, testado e validado pelo mercado. Esse modelo de negócio é vendido pela empresa franqueadora que oferece todo o suporte de implementação, lançamento e as estimativas de crescimento.
Ao se tornar um franqueado, você não precisa começar um empreendimento do zero e conta com a estrutura de um investimento consolidado.
Quer saber mais? Leia o nosso Guia de Franquias!
PASSO 5: Conheça estratégias de mercado
Quem começa um novo negócio, tem que chegar com tudo! A melhor forma, é se concentrar nas estratégias comerciais de food service. Entre os pontos de atenção estão:
- Relacionamento hiperlocal;
- Marketing digital e de influência;
- Parceria com outras empresas ou fornecedores;
- Canais de comunicação offline da cidade ou região.
Outra estratégia interessante é escolher um negócio focado em cidades pequenas. O principal motivo é que esses locais recebem pouco investimento, especialmente em tecnologia e inovação.
PASSO 6: Faça a formalização do negócio
Para formalizar o seu negócio, você deve obter a autorização para realizar atividades comerciais. Com a documentação em dia, você:
- Passa credibilidade aos clientes;
- Transmite segurança aos fornecedores;
- Tem acesso a créditos e empréstimos;
- Não tem problemas fiscais no futuro.
Quer saber como legalizar a sua empresa? Separe esse guia do Sebrae para ler depois.
PASSO 7: Invista em marketing
Já diria o ditado que quem não é visto não é lembrado, especialmente quem está começando. Para conhecerem seu investimento, ele precisa ser divulgado.
Aposte nas estratégias de marketing local e veja a sua influência sobre os consumidores crescer.
Ao adotar estratégias direcionadas, aumentam as possibilidades de conectar o seu negócio ao público que realmente reconhece o valor e está próximo ao empreendimento.
4 opções de negócios no ramo de alimentação
Assim como todas as áreas de investimento, os negócios no ramo alimentício também acompanham as tendências. Veja algumas opções que estão em alta!
Delivery de comida
O delivery online é uma excelente opção para quem quer empreender no ramo de alimentação sem precisar colocar a mão na massa.
O setor vive um crescimento exponencial desde 2020 e vem revolucionando a maneira de pedir comida em qualquer horário e lugar.
Para você ter uma ideia, o consumo por delivery teve um aumento de 22% em 2021, segundo a GS&NPD em parceria com o Instituto Foodservice Brasil.
E mesmo no período pós-pandemia e com a possibilidade de frequentar seu restaurante preferido, receber o pedido em casa é uma tendência que veio para ficar.
Isso demonstra que os apps de delivery são um investimento seguro e com ótimas expectativas de mercado.
Food trucks itinerantes
Os food trucks conquistaram o coração dos brasileiros com as famosas comidas de rua. De cozinha japonesa ao pastel de feira, esse é um modelo de negócio no ramo da alimentação muito atrativo.
Com um investimento inicial bem menor do que montar um restaurante, os food trucks são uma opção para quem quer empreender gastando pouco e sem a responsabilidade de manter um ponto comercial.
Outro ponto positivo, é levar o seu negócio a feiras, eventos municipais ou rodar pelo Brasil abrindo agenda em diferentes cidades por apenas poucos dias. Assim, o seu produto sempre será visto como uma novidade e chamará a atenção comparado ao mercado local.
Mas, atenção: você deverá obter a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o veículo precisa atender às exigências do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Curtiu a ideia? Ainda temos mais duas opções.
Produtos zero glúten e zero lactose
Ao empreender com produtos zero glúten e zero lactose, você irá conquistar um público muito específico e ainda carente de opções.
Pessoas com restrições alimentares muitas vezes têm uma dieta difícil de manter fora de casa. Nesse cenário, um simples lanche no meio da tarde pode virar um verdadeiro problema.
Por isso, oferecer produtos especializados, saborosos e com um preço acessível são um diferencial. Além de se destacar nesse público, o seu negócio no ramo da alimentação fará a diferença no dia a dia dos seus clientes.
Estude a fundo esse mercado e teste muitas receitas antes de empreender!
Gastrobares
Os gastrobares são uma febre e chegaram para elevar a experiência daquele happy hour entre amigos. Para além de drinks e petiscos, o ambiente oferece um cardápio elaborado por um chef, sem perder o clima descontraído de bar.
Essa é uma ótima opção para quem se identifica com uma gastronomia diferenciada. Afinal, os gastrobares pedem um investimento maior no ponto comercial, na decoração e na elaboração dos pratos.
Para oferecer uma experiência completa aos seus clientes, todo o serviço deve conversar com esse modelo de negócio que vai muito além da alimentação. Então, considere esses pontos e avalie o seu orçamento antes de optar pelo empreendimento.
E então, vai abrir o seu próprio negócio no setor de alimentação?
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