O sucesso de uma franquia envolve colaboração constante entre franquia e franqueado, a fim de criar um ecossistema de crescimento mútuo.
O franchising é uma das grandes apostas para o empreendedorismo brasileiro em 2020.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), é estimado um crescimento de 8% do faturamento durante esse ano, assim como é previsto que o PIB tenha uma alta acima dos 2%.
O otimismo em relação ao segmento atrai empreendedores que buscam ter sucesso com uma franquia.
E alcançar este patamar de sucesso é possível, já que o modelo oferece mais segurança para quem investe.
Porém, é necessário que o franqueado invista para garantir uma operação saudável.
Confira abaixo 10 fatores essenciais para quem quer garantir o sucesso da sua franquia.
MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Conheça tudo sobre a franquia2 → Conheça quem são seu concorrentes diretos e indiretos
3 → Para ganhar é preciso investir
4 → Dedicação
5 → Seja um líder exemplar
6 → Conheça seu cliente
7 → Customer Success
8 → Localização
9 → Use o know-how
10 → Seja parceiro dos seus fornecedores
11 → Use, trabalhe e pense em rede
1 → Conheça tudo sobre a franquia
Quando você inicia um relacionamento, quer saber tudo sobre a pessoa para ver se vocês combinam e se há chances de dar certo, não é?
Com a escolha de uma franquia não é diferente. Você precisa buscar o máximo de informações possíveis antes mesmo de assinar o contrato.
Entenda se a marca é forte, tem credibilidade e conta com uma rede de franqueados satisfeita com o suporte oferecido.
Além disso, pesquise também se as unidades apresentam crescimento de vendas e se o nicho da franquia passa por crescimento ou retração.
Entender sobre o funcionamento de um sistema de franquias é outro ponto fundamental. Ainda que seja um negócio próprio, o franqueado não está sozinho. Além de seguir as regras pré-estabelecidas pela franquia, é necessário que haja confiança e transparência para evitar desgastes e conflitos ao longo do tempo.
2 → Conheça quem são seus concorrentes diretos e indiretos
Essa é uma dica para todo tipo de negócio. Você precisa saber quem está competindo pelos mesmos clientes que a sua franquia ou quem pode afetar suas vendas indiretamente. Isso permite que você consiga delinear melhor suas estratégias de crescimento.
O mercado nunca para, então você não pode esperar que a marca da sua franquia seja o único pilar que sustenta o negócio. Analise fatores como o preço praticado no mercado, a qualidade do produto ou serviço oferecidos pelos seus concorrentes e seus principais diferenciais.
3 → Para ganhar é preciso investir
É o investimento que você faz em uma franquia que permite que ela comece a dar retorno e você recupere o seu investimento inicial.
Alguns fatores que influenciam esse processo são o valor total investido, a margem de lucro do produto/serviço oferecido, a localização da unidade e o crescimento das vendas.
O investimento feito em capacitação também entra nesta conta. Não deixe de buscar cursos para aprimorar sua capacidade de gestão de negócios, de pessoas e do financeiro.
4 → Dedicação
Algo comum entre novos franqueados é a crença de que a força da marca de uma franquia é suficiente para garantir o seu sucesso. Esse é um mito perigoso. A dedicação do franqueado é imprescindível para que o negócio dê certo.
Esse é um dos fatores que diferem a performance de diferentes unidades de uma mesma franquia. A forma como eles se comportam em relação ao negócio e colocam em prática o know-how transmitido pela franquia pode ser o diferencial entre uma franquia bem sucedida e outra que fecha as portas.
5 → Seja um líder exemplar
Quem está à frente de um negócio precisa saber liderar. É o líder que vai manter a operação em dia e motivar a equipe a entregar resultados. Portanto, o dono de uma franquia deve participar da rotina da sua unidade e estar em contato com seus funcionários e clientes constantemente.
Talvez não seja necessário que você seja o primeiro a chegar e o último a sair, mas liderar pelo exemplo é importante para fazer o seu negócio crescer.
6 → Conheça seu cliente
Saber quem é o seu cliente deve ser um dos seus primeiros pontos de atenção em relação à franquia — antes mesmo de você fechar o negócio.
Como é o público com o qual você deseja trabalhar? Quais são seus hábitos de consumo? Qual sua faixa etária e classe social? Esse público está presente na localidade onde você deseja abrir a sua franquia? E a franquia que você escolheu pode suprir as necessidades do público que você deseja atingir?
Não invista em um negócio sem antes refletir sobre essas questões e definir a sua persona. Se você não sabe quem é o seu cliente, também não vai conseguir oferecer um produto do qual ele necessite.
7 → Customer Success
O sucesso do cliente, em linhas gerais, é o conjunto de estratégias de uma organização para garantir a satisfação de seus clientes.
Ele não acaba após a venda: a empresa continua acompanhando a jornada do cliente até a última etapa do consumo que fecha o ciclo.
A franquia, como parte de uma rede, deve respeitar e seguir as estratégias de customer success aplicadas em todas as unidades.
Quem consome o produto ou serviço de uma franquia já conhecida, vai esperar uma experiência similar àquela oferecida pelos demais representantes da marca.
Portanto, é seu dever como franqueado investir na satisfação do seu cliente e zelar pela imagem da franquia como um todo.
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8 → Localização
A localização de uma franquia é um fator determinante para o seu sucesso. Isso vale tanto para a cidade onde você vai implantar a unidade quanto para o ponto comercial escolhido (no caso de uma franquia tradicional, que não opere apenas no digital).
O franqueador pode auxiliar na escolha de pontos estratégicos enquanto o franqueado deve estar atento aos fatores que possam causar um impacto negativo no negócio.
Cada local e cada franquia tem suas particularidades, portanto é imprescindível reunir o máximo possível de informações é não olhar apenas para dados aparentes. Por exemplo, pode ser mais vantajoso optar por um ponto comercial mais caro mas que conte com maior fluxo de pessoas e acesso do público-alvo.
9 → Use o know-how
Um dos principais motivos que leva um franqueado a optar por esse modelo de negócio é o background que a franqueadora possui e todo o know-how que ela tem para oferecer. Por isso, não hesite em usar todo esse conhecimento, além das ferramentas disponibilizadas para aumentar o crescimento da unidades.
Quando você adquire um negócio já testado e validado, acaba pulando a etapa de erros e ajustes comum aos novos negócios. Aproveite essa vantagem para ajudar o seu negócio a crescer ainda mais.
10 → Seja parceiro dos seus fornecedores
Um negócio nunca cresce sozinho. Ele é o resultado de um trabalho feito a muitas mãos, e os fornecedores são parte fundamental dessa construção.
Ter fornecedores como parceiros ajuda a criar um vínculo de confiança que vai além das obrigações previstas em um contrato entre as partes. Ambos se beneficiam dessa relação, se apoiando mutuamente na estruturação de uma trajetória de sucesso.
11 → Use, trabalhe e pense em rede
Além de contar com o know-how do franqueador, o franqueado também conta com a colaboração dentro da rede.
É preciso entender desde o início que, uma vez parte da franquia, você faz parte de algo que vai muito além da sua unidade.
Ao mesmo tempo em que você se beneficia com todos os contatos e aprendizados que pode compartilhar com os outros franqueados, você também precisa estar ciente sobre a importância de trabalhar para que a rede cresça como um todo.
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