Skip to main content
empreender no interior

Empreender no interior: saiba como ter sucesso fora dos grandes centros!

5 (100%) 8 votes

Vantagens: custos baixos e mercado promissor, ou desvantagens: barreiras e distância de capitais. Entenda como ter sucesso ao empreender no interior!

Fugir das regiões metropolitanas pode ser bem interessante para quem deseja começar um empreendimento. Os negócios focados em localidades interioranas seguem lógica diferente daquela das cidades maiores, apresentando uma série de benefícios para novos empreendedores.

Porém, para criar um ambiente favorável ao crescimento da empresa, é preciso ultrapassar alguns desafios e entender também as dificuldades de estar longe das facilidades dos grandes centros urbanos.

Quer descobrir o que é preciso para empreender no interior com sucesso? Então, leia este post até o fim e entenda as vantagens e desvantagens de abrir negócios em cidades pequenas!

1 – As vantagens de empreender no interior
Relacionamento local
Custos mais baixos
Espaço para expansão de franquias
2 – As desvantagens de empreender no interior
Distância dos grandes centros
Barreiras operacionais

As vantagens de empreender no interior

Para começar, vamos entender por que um empreendimento em cidade menor pode ser uma boa opção. Acompanhe os tópicos a seguir e descubra bons motivos para considerar esse investimento.

Relacionamento local

Uma questão definitiva para a continuidade ou a falência de um negócio é a construção de uma base fiel de clientes. Em uma cidade maior, pode ser que, por algum tempo, uma nova loja tenha bastante movimento, já que a circulação de pessoas é maior. Porém, essa rotatividade inicial não é uma garantia de permanência.

A conquista de público, em uma cidade menor, pode ser bem mais fácil, principalmente quando o empreendedor é nativo. O vínculo de proximidade dele com o público da área favorece mais rapidamente um efeito de confiança e credibilidade.

Matheus Ataíde, franqueado da Delivery Much, em Barreiras – BA, entende que o contato mais próximo não é tão determinante, mas defende que quanto mais contatos, mais fácil se torna o caminho do empreendimento.

Além disso, o empresário de interior tem mais facilidade para construir uma rede de contatos com empreendedores e investidores da região. Isso é muito importante para fortalecer a nova empresa e estabelecer parcerias focadas no empreendedorismo local.

Custos mais baixos

A implementação de uma empresa é bem mais acessível nas cidades menores. A começar pelo ponto comercial, pois a valorização imobiliária tende a ser menos expressiva, diminuindo a necessidade de um alto investimento para montar uma loja ou um escritório.

Materiais de construção e procedimentos burocráticos também têm custos menos elevados no interior, o que é mais um ponto positivo para aliviar o capital inicial.

Além de tudo, os pagamentos de funcionários também são menos onerosos para quem decide empreender no interior. O custo de vida mais baixo e o encurtamento do trajeto casa-trabalho (em cidades menores, morar perto do emprego é mais comum) são fatores que mantêm a base de despesas mais acessível, diminuindo a folha de pagamento das empresas em comparação com a das grandes cidades.

Espaço para expansão de franquias

O setor de franchising é muito forte no Brasil. Inclusive, vários novos empreendedores decidem começar seus negócios contando com o suporte de uma rede. E é interessante entender que, nos últimos anos, as franqueadoras brasileiras vêm observando de perto as cidades do interior.

As regiões menores são possibilidades para as empresas ganharem mais capilaridade no país e também fugirem da alta concorrência e da escassez do mercado dos grandes centros urbanos. Para os empreendedores, essa migração é muito positiva.

Contar com uma rede estruturada e conhecida regional ou nacionalmente para começar um novo negócio facilita os processos de implementação, capacitação e divulgação.

Além disso, levar uma franquia ou microfranquia para uma cidade menor funciona como um diferencial de atração. Afinal, é comum que os moradores dessas regiões viagem para outras localidades para consumir serviços e produtos indisponíveis em suas proximidades.

Essa perspectiva é confirmada pela visão de Matheus Ataíde. Segundo o franqueado, a sua experiência mostrou que o interior oferece a oportunidade de empreender com menos concorrência.

As desvantagens de empreender no interior

Como vimos até aqui, há argumentos importantes que justificam uma empreitada empresarial nas cidades menores. Porém, comentamos que existem dificuldades nessa escolha, não é mesmo? A seguir, veja duas desvantagens que podem aparecer nesse processo.

Distância dos grandes centros

Grande parte das movimentações de desenvolvimento do empreendedorismo — de investidores, startups e aceleradoras — têm foco nas grandes cidades. Cursos, eventos, seminários e feiras predominantemente são realizados em regiões com maior fluxo de pessoas e mais tradição de negócios. Então, quem empreende no interior precisa de um esforço maior para conseguir acompanhar as novidades e atualizar seus empreendimentos.

Barreiras operacionais

Um negócio lotado no interior sofre limitações de fornecimento de insumos, já que a presença de empresas variadas é menor que nos grandes centros. Isso pode dificultar a implementação da unidade física e, consequentemente, das operações.

Além disso, a percepção de valor do público e também da comunidade de empresários da região é diferenciada e, muitas vezes, até mesmo tradicional e conservadora, limitando iniciativas inovadoras.

Essas duas desvantagens podem, é claro, ser dribladas com o uso de ferramentas e recursos tecnológicos, que favorecem a aproximação entre diferentes localidades. No entanto, é preciso observar que elas são, sim, obstáculos. Portanto, exigem um posicionamento estratégico do novo negócio.

Neste post, você entendeu as vantagens e desvantagens de empreender no interior. Se você quer se inspirar conhecendo um case de empreendedorismo focado no interior? Então, leia o post “Coca-Cola e Delivery Much: como estamos participando da transformação digital de uma das maiores marcas do mercado”!

Empreender no interior